Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
exercicio saude olhos

exercicio saude olhos

Ratings: (0)|Views: 26 |Likes:
Published by domingues4294
"Quando o homem convive com a natureza e vive no seu habitat natural, a visão
fica perfeita até o fim da vida". Essa frase de André Van Lysebeth, pioneiro em
yoga no ocidente, com certeza vai deixar o leitor perplexo.
Para o cidadão de nossas cidades modernas, vivendo, trabalhando em lugares
fechados onde o horizonte não tem mais do que cinco metros de distância, os
músculos da convergência são sempre ativados e cansam. Isso gera tensões.
"Quando o homem convive com a natureza e vive no seu habitat natural, a visão
fica perfeita até o fim da vida". Essa frase de André Van Lysebeth, pioneiro em
yoga no ocidente, com certeza vai deixar o leitor perplexo.
Para o cidadão de nossas cidades modernas, vivendo, trabalhando em lugares
fechados onde o horizonte não tem mais do que cinco metros de distância, os
músculos da convergência são sempre ativados e cansam. Isso gera tensões.

More info:

Published by: domingues4294 on Jan 16, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/16/2012

pdf

text

original

 
Exercícios para a saúde dos olhos
 por Nicole Witek 
09 de outubro comemora-se o
Dia Mundial da Visão
. O slogan criado pela OMS paraesta quinta-feira é "Olhos no futuro - lutando contra a deficiência visual do idoso".Portanto, seguem aqui exercícios de yoga para a manutenção da saúde dos olhos."Quando o homem convive com a natureza e vive no seu habitat natural, a visãofica perfeita até o fim da vida". Essa frase de André Van Lysebeth, pioneiro emyoga no ocidente, com certeza vai deixar o leitor perplexo.Para o cidadão de nossas cidades modernas, vivendo, trabalhando em lugaresfechados onde o horizonte não tem mais do que cinco metros de distância, osmúsculos da convergência são sempre ativados e cansam. Isso gera tensões.
 
A luz, com intensidade sempre igual, o olhar pregado à tela do computador ou datelevisão, a monocromia (letras pretas/papel branco), aliados a um trabalhoirritante que gera tensões em todos os lugares do corpo, até no aparelho visual,são as causas principais que levam a distúrbios e a uma visão alterada.
 
Se você tem uma visão boa, os exercícios aqui são para manter seus olhos sadios.Se você tem miopia ou presbiopia (vista cansada), sua visão vai melhorar logo.
 
1º)
De manhã, massagear deleve os globos oculares com osdedos indicadores médios,suavemente em contato com aspálpebras. Fazer movimentoscirculares. Não pressione.
2º)
Com os olhos fechados,apertar (fechar) firmemente aspálpebras e abri-las, piscarumas 20 vezes. Recomeçarcinco vezes. Quando vocêapertar as pálpebras vocêpoderá até ouvir os músculosvibrarem.
 
 
3º)
Colocar o indicador a uns 10centímetros do nariz, e girar a cabeçada direita para esquerdaalternativamente, apontando o nariz emdireção ao ombro, SEM PARAR DEOLHAR O DEDO.Assim você terá a impressão que o dedose desloca da direita para a esquerda.Esse exercício dá uma grandemobilidade ao aparelho visual e relaxatoda musculatura ocular. É excelentetambém para a mobilidade dasvértebras cervicais e para relaxar toda amusculatura do pescoço. Fazer 10rotações com os olhos abertos e dezrotações com os olhos fechados.Sempre respirando calmamente.
 
4º)
Coloque-se de frente parasol, tampe um olho com apalma da mão e faça essemesmo movimento de rotação(usando o sol á sua frente nolugar do dedo), sem NUNCAfixar o sol (exceto ao levantarou ao deitar quando o disco dosol esta ainda visível). A luz dosol vai se espalhar no fundo doolho e estimular a retinatodinha.Repetir com o outro olho econtinuar durante dois minutosrespirando calmamente.
5º)
Depois deste exercício, tampe os dois olhos com as palmas da mão (conformeimagem abaixo) e deixá-los na escuridão total durante um ou dois minutos. O"palming" é sempre bom para o olho e nunca pode ser demais. É aconselhável fazeruns dez minutos de "palming" por dia.
 
Se não tiver sol, você pode fazer o mesmo exercício na frente de uma lâmpada comincandescência bem forte (150 watts). Fazer o "palming" indicado. A lâmpada serácolocada a uns 50 centímetros do rosto. Não tem uma intensidade para as mãos nopalming. As mãos ficam com duas cúpulas, sem pressionar os olhos, e so fazer uma'câmara preta' para deixar o olho no escuro. É a duração que faz a eficiência,porque esse momento é de grande relaxamento dos olhos = relaxamento musculare mental. Os pensamentos diminuem quando os olhos estão no escuro econseguimos ao mesmo tempo imaginar o preto.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->