Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
15Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
RESENHA - Compreender - Pierre Bourdieu

RESENHA - Compreender - Pierre Bourdieu

Ratings: (0)|Views: 940 |Likes:
Published by Everton Santana
Resenha elaborada por Everton Santana Capistrano, aluno do primeiro semestre do curso de Geografia da UNEB - Universidade do Estado da Bahia.
Resenha elaborada por Everton Santana Capistrano, aluno do primeiro semestre do curso de Geografia da UNEB - Universidade do Estado da Bahia.

More info:

Categories:Types, Reviews, Book
Published by: Everton Santana on Jan 19, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/05/2013

pdf

text

original

 
 
RESENHA
Por 
 
Everton Santana Capistrano
BOURDIEU, Pierre. Compreender.
A miséria do mundo
. Petrópolis, RJ:Vozes, 1997 p.693-713.
Pierre Bourdieu foi um importante sociólogo Francês, nascido em 1 de Agosto de 1930,em Paris.De origem campesina,filósofode formação, chegou a docente na
École de Sociologiedu Collège de France
. Desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhosabordando a questão da dominação e, é sem dúvida, um dos autores mais lidos emtodo o mundo, nos campos daAntropologiae Sociologia, cuja contribuição alcança asmais variadas áreas do conhecimento humano,educação,cultura,literatura,arte,mídia,linguísticaepolítica.  Em seu texto “Compreender”, Bourdieu aborda questões epistêmicas relacionadas àpesquisa científica, bem como a relação entre pesquisado-pesquisador, e o papel desteúltimo como agente determinante na autenticidade dos resultados obtidos nainvestigação científica, sempre marcada por dificuldades de comunicação einterpretação, quando o pesquisador não dispõe de conhecimentos técnicossuficientes para reconhecer e controlar tais problemas.O autor se debruça principalmente no paradigma da pesquisa científica, que é aobtenção das condições ideais de pesquisa, onde o intento desta, está embasado nafidelidade ao objeto a ser estudado, é literalmente perseguir a verdade, e tê-la comoprincípio.“Só a reflexividade, que é sinônimo de método, mas uma reflexividade reflexa,baseada num ‘trabalho’, num ‘olho’ sociológico, permite perceber e controlar nocampo, na própria condução da entrevista, os efeitos da estrutura na qual ela serealiza” p.694. Bourdieu propõe uma atitude de reflexão do sociólogo, umentendimento e domínio dos conhecimentos adquiridos das ciências sociais, para quepossa, em campo, melhor conduzir a entrevista. É ele o agente condutor da situação, éele quem precisa determinar as regras e “tentar saber o que se faz quando se iniciauma relação de entrevista, é em primeiro lugar tentar conhecer os efeitos que sepodem produzir sem o saber por esta espécie de intrusão sempre um poucoarbitrária...” p.695. Nessa linha de raciocínio, o pesquisador precisa, não só procurar ascondições ideais para realizar a pesquisa, mas também criar estas condições visandouma comunicação “não violenta”.

Activity (15)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Vinicius Santos liked this
Vinicius Santos liked this
yellowphone liked this
Catarina Luisa liked this
Gabriela Lafetá liked this
Elaine Almeida liked this
Gabriela Lafetá liked this
Thaís Santos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->