Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
122Activity
P. 1
Caderno do aluno matemática 5ª serie 1º bimestre

Caderno do aluno matemática 5ª serie 1º bimestre

Ratings:

3.0

(3)
|Views: 25,110 |Likes:
Published by Rones Dias

More info:

Published by: Rones Dias on Jan 27, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/28/2014

pdf

text

original

 
Caro(a) aluno(a),Para viver no mundo atual com qualidade de vida é preciso ter cada vez maisconhecimentos, respeitar valores e desenvolver atitudes positivas em relação a si eaos outros.Os conhecimentos que a humanidade construiu ao longo do tempo são umvalioso tesouro que nos permite compreender o mundo que nos cerca, interagircom as pessoas, tomar decisões... Ler, observar, registrar, analisar, comparar, reetire expressar-se são algumas ormas de compartilhar esse tesouro.Este material oi elaborado especialmente para ajudar você a compreender e autilizar parte desses conhecimentos. O objetivo das Situações de Aprendizagemdeste Caderno é apresentar os conhecimentos matemáticos de orma contextuali-zada, para que a aprendizagem seja construída como parte de sua vida cotidiana edo mundo ao seu redor. Logo, as atividades propostas não devem ser consideradasexercícios ou problemas a serem resolvidos simplesmente com técnicas transorma-das em rotinas automatizadas. Muitas dessas Situações podem ser vistas como pon-to de partida para estudar ou aproundar uma noção ou propriedade matemática. Aprender exige esorço e dedicação, mas também envolve curiosidade e cria-tividade, que estimulam a troca de ideias e conhecimentos. Por isso, sugerimosque você participe das aulas, observe as explicações do proessor, aça anotações,exponha suas dúvidas, não tenha vergonha de azer perguntas, procure respostas edê sua opinião.Se precisar, peça ajuda ao proessor. Ele pode orientá-lo sobre o que estudar epesquisar, como organizar os estudos e onde buscar mais inormações sobre umassunto. Reserve todos os dias um horário para azer as tareas e rever os conteúdos;assim você evita que eles se acumulem. E, principalmente, ajude e peça ajuda aoscolegas. A troca de ideias é undamental para a construção do conhecimento. Aprender pode ser muito prazeroso. Temos certeza de que você vai descobrir isso.
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENPSecretaria da Educação do Estado de São PauloEquipe Técnica de Matemática
MAT_CAA_5a_vol1_AF.indd 111/19/09 5:54:53 PM
 
MAT_CAA_5a_vol1_AF.indd 211/19/09 5:54:53 PM
 
Matemática - 5
a
série/6
o
ano - Volume 13
Contando de diferentes maneiras
1.
 
 Experimentação
 Contexto
: Gabriel tem 9 anos. Maria tem 3 irmãs. Minha classe tem 16 meninas e 20 meni-nos. Faltam 2 meses para o aniversário de minha irmã. Meu amigo tem 12 lápis de cores dierentes.Muitas são as situações do nosso cotidiano que envolvem uma contagem. Estamos tão habituadosao ato de contar que nem nos damos conta de como esse processo realmente acontece. Além disso,usamos os algarismos do nosso sistema de numeração como se osse uma coisa natural, sem nosquestionarmos se poderia haver outras ormas de representação das quantidades e dos valores.Contamos de dez em dez, provavelmente porque temos um total de dez dedos nas duas mãos.Mas, será que isso poderia ser dierente? Se tivéssemos quatro dedos em cada mão, nosso sistema denumeração seria dierente? Seria mais vantajoso contar de cinco em cinco em vez de dez em dez?Para tentar responder a essas perguntas, vamos propor uma atividade prática envolvendo dierentesmaneiras de contar.
Objetivo
:
 
contar o número de pedrinhas contidas em uma caixa sem usar o sistema de nume-ração decimal. Para isso, deverá ser usada outra orma de contagem (de quatro em quatro, de seisem seis, etc.) que não a decimal (de dez em dez). Também será necessário o uso de outros símbolospara azer o registro dessa contagem.
Materiais
:
 
duas caixas de papelão, pedrinhas ou qualquer outro objeto de ácil manipulação(bolinhas de isopor, bolinhas de gude, etc.) e uma tabela para registro da contagem.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMALE SUAS OPERAÇÕES
!  
  ?
   ©    C  o  n  e  x   ã  o   E   d   i  t  o  r   i  a   l
MAT_CAA_5a_vol1_AF.indd 311/19/09 5:54:54 PM

Activity (122)

You've already reviewed this. Edit your review.
Rated 3/5
cade as resposta
2_2 9 15
Manuela Melo added this note
só tem da quinta serie queri ad setima
1 thousand reads
1 hundred reads
Janaina Ap liked this
Evelyn Ribeiro liked this
Mara Soares liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->