Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
17Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Caderno Simulado Damasio VI Exame Unificado

Caderno Simulado Damasio VI Exame Unificado

Ratings: (0)|Views: 7,592 |Likes:
Published by ExamedaOAB
Simulado do Exame da OAB do Damásio
Simulado do Exame da OAB do Damásio

More info:

Published by: ExamedaOAB on Jan 27, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/17/2013

pdf

text

original

 
 
SIMULADO
 –
VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 –
TIPO 1
SIMULADO DA 1ª FASE OAB/FGVVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 –
Janeiro de 2012
Atenção
(para a prova real)
 
Você está recebendo um caderno de prova do tipo 1. Portanto, verifique se sua folha de respostas é, também, do tipo 1.Verifique se o número deste caderno de provas coincide com o registrado no rodapé de cada página. Caso contrário,notifique imediatamente o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providências.
Informações gerais
 
Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir:a) uma folha destinada às respostas das questões objetivas formuladas na prova de tipo 1;b) este caderno de prova tipo 1, com o enunciado das 80 (oitenta) questões, sem repetição ou falha, e o questionáriode percepção sobre a prova, com 10 (dez) questões objetivas (não constará no simulado).
 
Ao receber a folha de respostas você deve:a) conferir seu nome, número de identidade e número de inscrição;b) ler atentamente as instruções para a marcação das respostas das questões objetivas;c) assinar a folha de respostas, no espaço reservado, com caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta.
 
As questões são identificadas pelo número que se situa acima do seu enunciado.
 
Durante a aplicação da prova não será permitido:a) qualquer tipo de comunicação entre os examinandos;b) levantar da cadeira sem a devida autorização do fiscal de sala;c) portar aparelhos eletrônicos, tais como bipe, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop,receptor, gravador, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, etc., bem como relógio de qualquer espécie,óculos escuros ou qualquer acessório de chapelaria, como chapéu, boné, gorro, etc., e ainda lápis, lapiseira, borrachaou corretivo de qualquer espécie.
 
A FGV realizará a coleta da impressão digital dos examinandos na folha de respostas.
 
Não será permitida a troca da folha de respostas por erro do examinando.
 
O tempo disponível para esta prova será de 5 (cinco) horas, já incluído o tempo para marcação da folha derespostas.
 
Reserve os vinte minutos finais para marcar sua folha de respostas.
 
Para fins de avaliação, serão levadas em consideração apenas as marcações realizadas na folha de respostas.
 
Somente após decorridas duas horas do início da prova você poderá retirar-se da sala de prova sem levar ocaderno de questões.
 
Somente após decorridas quatro horas do início da prova você poderá retirar-se da sala de prova levando ocaderno de questões.
 
Quando terminar sua prova, entregue a folha de respostas devidamente preenchida e assinada ao fiscal da sala.
 
Os 3 (três) últimos examinandos de cada sala só poderão sair juntos, devendo testemunhar o lacre da embalagemde segurança pelo fiscal de aplicação, contendo os documentos que serão usados na correção das provas dos examinandos,assinando termo quanto a esse procedimento. Caso algum desses examinandos insista em sair do local de aplicação antesde presenciar o procedimento descrito, deverá assinar termo desistindo do Exame. Caso se negue, será lavrado Termo deOcorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros examinandos, pelo fiscal de aplicação da sala e pelo Coordenador daunidade de provas.
Boa prova simulada!Prof. Darlan Barroso
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA OAB
Prof. Marco Antonio Araujo Junior
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
 
 
SIMULADO
 –
VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 –
JANEIRO DE 2012
 –
TIPO 1
1
Nos anos de 2003 e 2004 a comunidade internacionalclassificou o conflito ocorrido em Darfur, na República doSudão, de verdadeiro genocídio e crimes contra ahumanidade, já que haviam relatos de ataques e bombardeioscontra vilarejos causando mortes de civis, atos de violênciasexual e atendados contra a propriedade de civis,deslocamento de pessoas dentro do território, tudo tomandopor base a etnia local. Assim, em relação à responsabilizaçãodos indivíduos autores dos referidos atos, assinale a opçãocorreta.(A)
 
Serão processados e julgados perante a CorteInternacional de Justiça, órgão do ONU dotado decompetência para julgar conflitos decorrentes daviolação de direitos humanos.(B)
 
Poderão ser processados e julgados perante o TribunalPenal Internacional pela prática de crimes derepercussão internacional.(C)
 
Serão julgados pela Corte Européia de DireitosHumanos, que detém competência para o julgamentode indivíduos que praticarem atos de genocídio, crimecontra a humanidade ou de guerra.(D)
 
Apenas poderão ser julgados por um tribunal interno doSudão, já que o referido Estado não é parte no Estatutode Roma que criou o Tribunal Penal Internacional.
2
 Em relação à Carta da OEA de 1948 e seu protocolo adicional(Protocolo de San Salvador de 1988), assinale a opção correta.(A)
 
Compreende o sistema universal de proteção dosdireitos humanos.(B)
 
Estabelece com exclusividade proteção aos direitos civise políticos, sem previsão de qualquer regra de proteçãoem matéria de direito econômico, social e cultural.(C)
 
Prevê como órgãos de proteção dos direitos humanos aComissão Interamericana de Direitos Humanos e a CorteInteramericana de Direitos Humanos, esta dotada decompetência consultiva e contenciosa.(D)
 
Inclui entre órgão de proteção dos direitos humanos oConselho Econômico e Social (órgão da ONU) e o Comitêde Direitos Humanos.
3
 O Pacto de São José da Costa Rica, denomidado de ConvençãoAmericana sobre Direitos Humanos, estabelece que:(A)
 
A nacionalidade esta prevista dentre os direitosprotegidos pelo tratado, indicando que toda pessoa temdireito a uma nacionalidade. A pessoa terá direito ànacionalidade do país de seus pais, caso não tenhaoutra.(B)
 
Toda pessoa tem direito à propriedade, não podendohaver limitação ao uso e gozo mesmo em confronto como interesse social.(C)
 
Toda pessoa tem direito de buscar e receber asilopolítico em território estrangeiro, em caso deperseguição por delitos políticos ou comuns conexoscom direitos políticos, em conformidade com alegislação interna de cada estado e convêniosinternacionais.(D)
 
Qualquer pessoa, física ou jurídica, apenas representadapor advogado, poderá formular denúncia perante aComissão Interamericana de Direitos Humanos, visandoa responsabilização do Estado perante a Corte.
4
A Constituição da República outorgou ao Supremo TribunalFederal o poder de editar súmulas vinculantes, instituto quefoi instituído no ordenamento pátrio por meio da EmendaConstitucional 45/04. Assim, em relação à edição de súmulasvinculantes, indique a opção correta.(A)
 
O Conselho Federal da OAB e os conselhos seccionaissão legitimados a propor a edição de enunciado desúmula vinculante.(B)
 
Ainda que inexistam reiteradas decisões sobredeterminada matéria constitucional, o STF poderá criarsúmula vinculante acerca do tema caso o julguerelevante.(C)
 
O enunciado da súmula deve versar sobre normasdeterminadas, quando exista, com relação a elas,controvérsia atual, entre órgãos judiciários ou entreesses e a administração pública, que acarrete graveinsegurança jurídica e relevante multiplicação deprocessos.(D)
 
O procurador-geral da República manifestar-se-á acercada edição de enunciado de súmula vinculante apenasnos casos em que o propuser.
5
 Analisando os aspectos processuais das garantiasconstitucionais, assinale a opção correta acerca do mandadode segurança.(A)
 
O mandado de segurança coletivo poderá ser impetradopor partido político com representação no CongressoNacional, entidade de classe, organismo sindical ouassociação que esteja legalmente constituída a pelomenos um ano.(B)
 
O mandado de segurança coletivo, como regra, geraefeito
erga omnes.
 (C)
 
A ausência de decisão administrativa em prazo razoávelnão enseja mandado de segurança, pois o PoderJudiciário não pode fixar prazo para decisões do PoderExecutivo.(A)
 
Estrangeiro residente no exterior não tem legitimidadepara impetrar mandado de segurança no Brasil.
6
 O Presidente da República possui suas funções e podereslimitados pela Constituição da República. Assim, diante dessapremissa, indique a alternativa correta.(A)
 
Nomeado pelo presidente da República para ummandato de dois anos, o procurador-geral da Repúblicapoderá ser destituído do cargo, de ofício, antes dotérmino do mandato, por decisão da maioria absolutados senadores.(B)
 
Os ministros de Estado são nomeados livremente pelopresidente da República, podendo o CongressoNacional, por deliberação da maioria absoluta de seusmembros, exonerá-los a qualquer tempo.(C)
 
O presidente da República pode escolher e nomearlivremente os ministros de Estado, com exceção doministro das Relações Exteriores, cuja indicação deve seraprovada pelo Senado Federal, assim como ocorre comos candidatos ao cargo de embaixador.
 
 
SIMULADO
 –
VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 –
JANEIRO DE 2012
 –
TIPO 1
(D)
 
A nomeação, pelo presidente da República, do advogadogeral da União depende da prévia aprovação do SenadoFederal, que o fará em escrutínio secreto.
7
 Em processo iniciado na primeira instância foi prolatadasentença acerca de determinada matéria constitucional que,por sua vez, acabou sendo confirmada pelo Tribunal de Justiçalocal. Inconformada, uma das partes interpôs recursoextraordinário para o Supremo Tribunal Federal. Por sua vez,a Corte Suprema, confirmou o acórdão recorrido e declarou ainconstitucionalidade de lei federal que estava sendodiscutida na ação. Diante do caso concreto, caberá:(A)
 
Ao Procurador-Geral da República, como chefe doMinistério Público da União, expedir atos para ocumprimento da decisão pelos membros do MinistérioPúblico Federal e dos Estados.(B)
 
Ao Presidente da República editar decreto para tornarinválida a lei no âmbito da administração pública.(C)
 
Ao Senado Federal suspender a execução da lei, total ouparcialmente, conforme o caso, desde que a decisão doSupremo Tribunal Federal seja definitiva.(D)
 
Ao Advogado-Geral da União interpor o recurso cabívelpara impedir que a União seja compelida a cumprir areferida decisão.
8
 Determinado congressista foi flagrado afirmando ementrevista pública que não se relaciona com pessoas de etniadiversa da sua e não permite que seus filhos se relacionemcom pessoas de etnia negra, ato que caracterizariapromiscuidade. Além disso, o referido congressista é síndicoem seu prédio e, nessa função, proibiu a circulação de negrosnas áreas comuns, elevadores sociais e na piscina docondomínio. Assim, à luz das normas constitucionais e dosdireitos humanos, é correto afirmar que:(A)
 
O crime de racismo é afiançável, sendo o valor fixadopor decisão judicial.(B)
 
O prazo de prescrição incidente sobre o crime deracismo é de vinte anos.(C)
 
Nos casos de crime de racismo, a pena cominada é dedetenção.(D)
 
O crime de racismo não está sujeito a prazo extintivo deprescrição.
9
 Acerca da distribuição de competências adotada pelaConstituição da República, indique a alternativa correta.(A)
 
A competência material da União pode ser delegada aosEstados, por lei complementar.(B)
 
À União compete legislar sobre direito processual enormas gerais de procedimentos.(C)
 
A competência para legislar sobre direito urbanístico éprivativa dos Municípios, pois é matéria de interesselocal.(D)
 
A competência para legislar sobre defesa dos recursosnaturais é privativa da União, pois é matéria de interessenacional.
10
São direitos dos advogados, exceto:(A)
 
A inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho,bem como de seus instrumentos de trabalho, de suacorrespondência escrita, eletrônica, telefônica etelemática, desde que relativas ao exercício daadvocacia.(B)
 
Retirar-se do recinto onde se encontre aguardandopregão para ato judicial, após trinta minutos do horáriodesignado e ao qual ainda não tenha comparecido aautoridade que deva presidir a ele, independente dequalquer comunicação.(C)
 
Permanecer sentado ou em pé e retirar-se de locaispúblicos (salas dos tribunais e de audiência, ofícios,cartórios, serviços notariais e de registros etc.),independentemente de licença.(D)
 
Ser publicamente desagravado, quando ofendido noexercício da profissão ou em razão dela, independentede sua vontade.
11
 Assinale a alternativa correta, de acordo com as assertivasabaixo:I
 –
O mandato judicial ou extrajudicial se extingue pelodecurso de tempo, ainda que mantida a confiança recíprocaentre o outorgante e seu patrono.II - Exceto no
habeas corpus
e no
habeas data
, a atividade depostulação em órgãos do Poder Judiciário é exclusiva deadvogado.III
 –
A renúncia ao patrocínio implica omissão do motivo e acontinuidade da responsabilidade profissional do advogadodurante o prazo de quinze dias, não excluindo, todavia, aresponsabilidade pelos danos causados dolosa ouculposamente aos clientes ou a terceiros.IV
 –
é direito e dever do advogado assumir a defesa criminal,sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado.(A)
 
todas as assertivas são falsas;(B)
 
somente as assertivas II e IV são falsas;(C)
 
assertivas I e II e III são falsas;(D)
 
somente a assertiva III é verdadeira.
12
 Cerqueira César é advogado empregado do Banco do Brasildesde 1988, aprovado em concurso público de ingresso, àépoca para o cargo de assistente jurídico. Atualmente ocupa ocargo de Advogado Pleno e recebe salário mensal de R$7.800,00. Dentre suas funções está a defesa da instituiçãobancária em todas as demandas judiciais propostas contra ela,inclusive as de natureza trabalhista. Considerando a situaçãohipotética, assinale a alternativa correta:(A)
 
Considera-se como período de trabalho o tempo em queCerqueira César estiver à disposição do Banco do Brasil,aguardando ou executando ordens, no departamento jurídico ou em atividades externas, sendo-lhereembolsadas as despesas com transporte, hospedageme alimentação.(B)
 
A jornada de trabalho de Cerqueira não poderá excedera duração diária de quatro horas contínuas e a de vintehoras semanais, independentemente de qualqueracordo ou convenção coletiva.

Activity (17)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Talita Caroline liked this
Rolim Cinthia liked this
sisiarage liked this
Luciana Bays liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->