Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Códigos de conduta escolares na Coreia do Sul e em Singapura

Códigos de conduta escolares na Coreia do Sul e em Singapura

Ratings: (0)|Views: 85|Likes:
Published by LisbonBicaHouse

More info:

Published by: LisbonBicaHouse on Feb 05, 2012
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/01/2013

pdf

text

original

 
Códigos de conduta escolares na Coreia do Sul e em Singapura
Ramiro Marquesdezenas de milhares de professores que eso à espera deconhecer os efeitos do novo Estatuto do Aluno para decidirem se hãode pedir a aposentação antecipada até 2014 ou se vale a penapermanecerem na profissão até aos 65 anos de idade.O anúncio da aprovação de um novo Estatuto do Aluno que, entreoutras coisas, conceda aos professores o estatuto de autoridadepública e agrave as penas dos agressores dos professores crioualguma esperança na classe docente atormentada pelos episódios deviolência física ocorridos dentro e à porta das escolas.A impotência face aos agressores é, sem dúvida, uma das principaisrazões que levam os professores a deixarem a profissão. A outrarao prende-se com a indisciplina dentro da sala de aula e asdificuldades crescentes, sobretudo no 3º CEB, para desempenhar asfunções de instrução.As dificuldades cresceram com a generalização das aulas de 90minutos. Quanto maior o tempo de duração de uma aula mais difícil émotivar os alunos, controlar os que não querem aprender e impediros que ocupam o tempo a boicotar o trabalho do professor.Estou convencido de que uma das mais eficazes medidas que o MECpode tomar em matéria de prevenção da indisciplina será aprovar oregresso aos tempos letivos de 45 minutos.Estou convencido de que as aulas de 90 minutos foram criadas porquem interiorizou a ideia de que metade do tempo é para desperdiçarem manobras de controlo dos comportamentos indesejáveis e a outrametade em tarefas de instrução. Na verdade, em muitos casos todo otempo é desperdiçado em manobras de controlo dos comportamentosindesejáveis.Obviamente que Portugal pode aprender muito com as escolasasiáticas, nomeadamente as melhores de todas - as de Singapura eda Coreia do Sul - em matéria de códigos de ética e criação deambientes propícios ao estudo e ao trabalho.
 
Receio, no entanto, que o número de professores endoutrinados nosocial-porreirismo seja demasiado grande para optarmos pelassoluções que resultam.Coisas simples que resultam: optar pelo uso de uniformes até pelosmenos o 9º ano de escolaridade; obrigar os alunos a limpar as salasno final do dia; obrigar os alunos a esperarem pelo professor, em fila,à entrada da sala de aula; obrigar os alunos a respeitarem períodosde silêncio dentro da sala de aula; obrigar os alunos a levantarem-sesempre que entra alguma pessoa investida de autoridade na sala(professor ou membro da direção da escola); impedir a entrada detelemóveis na sala; etc.
Informações adicionais sobre a educação em Singapura:
Não é por acaso que os alunos de Singapura ficam sempre entre osprimeiros três lugares nos testes do PISA e do TIMSS emmatemática, ciências e leitura, apesar de Singapura ser um dospaíses mais multiculturais do Mundo. Veja porquê.#1. Os alunos de 15 anos de Singapura ocupam sempre os primeirostrês lugares nos testes do PISA a Matemática, Ciências e Leitura.#2. A escolaridade obrigatória vai até aos 15 anos de idade. A escolaprimária é de seis anos e o ensino secundário de outros seis anos. Nofinal da escola primária, os alunos o submetidos a examesnacionais (primary school leaving examination). Só podem transitarpara o ensino secundário se tiverem aproveitamento nos examesnacionais à saída da escola primária. Quem não tem aproveitamentonos exames reprova.#3. Com base nos resultados do Primary School Leaving Examinationos alunos o distribuídos por uma das quatro vias do ensinosecundário: especial, expresso, normal (acamico) ou normal(técnico). As vias mais elitistas estão destinadas apenas aos melhoresalunos. Os alunos são distribuídos nas turmas de acordo com o nívelde competência e as escolas são avaliadas regularmente e inseridasem rankings de acordo com os resultados dos alunos.
 
#4. Apesar de haver mais de uma dezena de nguas maternasdiferentes, todo o ensino é feito em Inglês, com excepção do ensinona disciplina de Língua Materna que pode ser o Mandarim, o Malaio, oIndi ou o Tamil.#5. Os alunos são obrigados a aprender pelo menos uma línguaestrangeira: Japonês, Alemão ou Francês.#6. No ensino secundário, os alunos são obrigados a frequentar umaactividade co-curricular que consiste, regra geral, em actividades degrupo que podem assumir o carácter de voluntariado, jogos e clubes.#7. Os alunos que forem identificados como sobredotados seguemprogramas educativos especiais que visam aprofundar os talentos eas vocações.#8. A maior parte das escolas são estatais e de frequência gratuitamas o Estado financia também as escolas privadas.#9. Os pais dedicam várias horas por dia a monitorar o estudo e ostrabalhos de casa dos filhos em casa. Quase todos os alunos dosecundário frequentam aulas particulares no final do dia.#10. A meritocracia é a ideologia que dá forma à sociedade emSingapura. Existe uma cultura de premiar o esforço e os melhores. Osresultados nos exames nacionais são considerados os alicerces dosistema meritocrático. A indisciplina é fortemente punida. Autoridadedos professores não se discute. O ensino superior reflete o sistemameritocrático com a oferta de diversas vias: universidades para osmelhores, policnicos para os alunos menos dotados e cursosprofissionais s-secundários para alunos com resultados maisbaixos.
A principal língua de instrução em Singapura é o Inglês. Foioficialmente designado como primeira língua no sistema educacional local, em1987. O Inglês é a primeira língua aprendida por metade das crianças nomomento em que atingem a idade pré-escolar e é o principal meio deinstrução no momento em que chegam à escola primária. Embora o malaio,o chinês mandarim e o tâmil também sejam línguas oficiais, o Inglês é a línguade ensino em quase todas as disciplinas, exceto no ensino da língua e.Fonte:

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->