Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword or section
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
casa_42m2

casa_42m2

Ratings: (0)|Views: 53|Likes:
Published by osoutros
Programa minha casa minha vida, governo federal, habitação popular
Programa minha casa minha vida, governo federal, habitação popular

More info:

Published by: osoutros on Feb 13, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/13/2012

pdf

text

original

 
 
Cadernos CAIXAProjeto padrão – casas populares
| 42
 
GIDUR/VT
 Vitória - ES
 janeiro
200
7
 
 
|
GIDUR/VT
Segundo o IBGE o déficit habitacional brasileiro é de cerca de 5,4 milhões de moradias,com forte concentração nas camadas mais pobres da população. Para esta faixa derenda, praticamente a única alternativa é a busca de fontes de recursos não onerosos,como é o caso do OGU – Orçamento Geral da União. Neste contexto, que envolve aCAIXA como grande repassadora desses recursos na área de Desenvolvimento Urbano,éue apresentamos este projeto-padrão de unidade habitacional popular, visando atingirprincipalmente aos seguintes objetivos:
 
 Auxiliar aos municípios mais carentes de recursos materiais e humanos, osquais têm muitas vezes, grande dificuldade para contratar projetosarquitetônicos e complementares.
 
 Aumentar a eficácia dos programas habitacionais, uma vez que, dadas àsdificuldades dos agentes, muitos contratos assinados aguardam um ou maisanos até que ocorra o primeiro desembolso de recursos e mais ainda até que obeneficiário final possa se instalar na nova casa.
 
Sinalizar para os agentes envolvidos o nível de qualidade e detalhamento que julgamos necessário para a análise do empreendimento, execução da obra e,conseqüentemente, boa aplicação do recurso público. A especificação utilizada visa atender justamente àqueles municípios que, devido àextrema escassez de recursos, necessitam de uma unidade habitacional com baixocusto de produção, para atendimento ao maior número possível de famílias dentre asque hoje estão contribuindo para nosso gigantesco déficit.Esperamos que este esforço da GIDUR/VT estimule outras GIDUR em outros estados,bem como outros órgãos a oferecerem também, projetos-padrão visando auxiliar osmunicípios na obtenção e boa aplicação de recursos públicos.Críticas e sugestões são bem-vindas através do e-mail: gidurvt@caixa.gov.br.Equipe da GIDUR/VTGerência de Apoio ao Desenvolvimento Urbano
apresentação |
Cadernos CAIXAProjeto padrão – casas populares | 42m²
 
 
condições de projeto | 00
Cadernos CAIXAProjeto padrão – casas populares | 42m²
 
| 02
GIDUR/VT
O projeto apresentado neste caderno foi desenvolvido a partir de definições técnicasque deverão ser consideradas para a utilização deste material. Assim, seguem algunsaspectos gerais:
Tipologia Construtiva:
A proposta arquitetônica, especificações e métodosconstrutivos adotados foram definidos a partir do conjunto de edificações comumenteexecutadas nos programas operados pela CAIXA. Assim, a proposta reflete o caráterregional das habitações construídas pelos programas sociais do governo federal noEspírito Santo.
 Autoria:
A CAIXA apresenta este material a título de sugestão. Como cada edificaçãoa ser construída a partir deste material atenderá a realidades distintas, quando a Administração Pública optar por utilizar este caderno, a proposta deverá ser revisada eajustada por um profissional habilitado, o qual, após complementações e modificaçõesnecessárias, deverá emitir ART de autoria dos projetos.
 Área de Intervenção:
 
 A área mínima necessária para o terreno onde a edificaçãoserá implantada será função dos limites municipais para o parcelamento imobiliário daárea de intervenção e os afastamentos mínimos necessários para a implantação daunidade habitacional. A edificação ocupa uma área de 58,90m² (incluído a calçada de proteção), deve-selevar em consideração a existência de aberturas em todos os lados da residência. Área construída – 41,87m² Área útil – 36,93m²Deverá acompanhar os projetos a planta de localização do empreendimento (planta desituação), identificando os lotes nos quais as edificações serão construídas.
Documentação Técnica:
A documentação a ser encaminhada à CAIXA para análisede empreendimentos com recursos do Orçamento Geral da União é composta pelosprojetos aprovados de arquitetura, instalações elétricas e hidrossanitárias, memorial
Definições Gerais:

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->