Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
190Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O continente Americano

O continente Americano

Ratings:

4.68

(28)
|Views: 170,078 |Likes:
Published by Juliana Fonseca
aspectos fisicos, economicos e populacionais dos continentes da américa e ilhas.
aspectos fisicos, economicos e populacionais dos continentes da américa e ilhas.

More info:

Published by: Juliana Fonseca on Nov 23, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/05/2013

pdf

text

original

 
O ContinenteAmericano
Itatiaia/20081Trabalho apresentado como parteda nota de Geografia, sob a orientaçãoda professora:Maria Aparecida.Turma: 2001Ciep - 488- Ezequiel freire
 
Índice
1.0.
O Continente Americano
...............................................................................................32.0.
América do Norte
...........................................................................................................32.1.Aspectos físicos ................................................................................................................32.2.Aspectos populacionais ....................................................................................................3 e 42.3.Aspectos econômicos .......................................................................................................4 e 53.0.
América Central – insular, Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e continental
.....5 e 64.0.
América Andina e Guianas
...........................................................................................74.1.Aspectos físicos ...............................................................................................................74.2.Aspectos populacionais ...................................................................................................7 e 84.3.Aspectos econômicos .......................................................................................................85.0.
América Platina e Brasil
................................................................................................85.1.Aspectos físicos ................................................................................................................8 e 95.2.Aspectos populacionais ....................................................................................................9 e 105.3.Aspectos econômicos .......................................................................................................10 e 116.0.
Conclusão
........................................................................................................................127.0.
Bibliografia
......................................................................................................................132
 
O Continente AmericanoAmérica do Norte
Aspectos físicos
Geologia e relevo:
Seu relevo relativamente simples, com dois sistemas montanhosos dispostomais ou menos paralelamente às costas oriental e ocidental: os montes Apalaches ou Alegânis e asCordilheiras Ocidentais. Do ponto de vista geológico e fisiográfico, divide-se em cinco áreasrelativamente homogêneas: montes Apalaches ou Alegânis, Cordilheiras Ocidentais, Planície,Escudo Canadense e Planície Costeira.
Hidrografia:
Acha-se em estreita relação com as regiões morfológicas. A Planície Central, é a queapresenta drenagem mais ampla, é para as vertentes do Atlântico e do Pacífico afluem rios maiscurtos, em virtude da proximidade das montanhas em relação ao litoral. Os Grandes Lagos, nafronteira dos EUA com o Canadá, constituem um dos elementos característicos da hidrografia.
Clima:
As características climáticas são bastante diversificadas. A conformação maciça da regiãoexerce grande influência sobre a migração dos centros de altas e baixas pressões e o deslocamentodeste, no inverno e no verão, condicionando diferentes regimes de vento.
Flora:
A coberta florística é condicionada pelo clima e pela disposição do relevo. Na parte Norteda rego estende-se a tundra (musgos e liquens). O Oeste dos Grandes Lagos, a florestadesaparece dando lugar às estepes ou pradarias. Ao S do Canadá, às coníferas se associam a bétula,o álamo, a faia e o bordo. E na região da Grande Bacia, possui vegetação característica do deserto. No México, à medida que se avança para o litoral, passam a predominar as florestas.
Fauna:
Sendo bastante variada também é condicionada pelo clima e outros fatores. Sãorelativamente pouco numerosas as espécies existentes na região Ártica, onde se destacam o caribu,o boi almiscarado, o urso polar, a raposa ártica, além de lebres, mosquitos e diversa variedade deaves migratórias. Na faixa subártica, os carnívoros mais comuns são os ursos pretos, o lince, araposa e o lobo. Na floresta oriental e na planície costeira encontram-se veados, raposas, ratosalmiscarados, esquilos, coelho, além de gaviões, insetos e répteis. Já a fauna do deserto é pobre,sendo os típicos as raposas, serpentes e lagartos. E a floresta tropical e habitada principalmente por macacos, esquilos, formigas, cobras e uma enorme variedade de aves.
Aspectos populacionais
A América do Norte tem cerca de 7% da população mundial, e é a região mais povoada docontinente americano, mas apresenta densidade demográfica inferior à média mundial.
Composição étnica:
Cerca de 44% da população do Canadá são de origem britânica, 305 deorigem francesa, enquanto 10% classificam-se como descendentes de alemães, escandinavos eucranianos; os nativos compreendem os índios e os esquimós, que representam um pouco mais de1%. E já nos EUA a população apresenta o seguinte: 88,6% de brancos, 10,5% de negros e orestante de índios e outros. Quanto a população mexicana 30% são índios puros, 15% brancos e55% mestiços. O numero de índios estimados no tempo de Colombo era em cerca de 1.000.000 naregião ao N do México e cerca de 5.000.000 na área correspondente aos territórios do México e daAmérica Central. Após a chegada dos europeus, esse números caíram acentuadamente, por causadas enfermidades e às guerra com colonizares. Mas desde séc. XX a população indígena temcrescido, e algumas tribos, como a dos navajos, eram mais numerosas em 1960 do que no tempoda descoberta. Do ponto de vista antropológico, os índios norte-americanos não possuem tipofísico uniforme, mas são basicamente mongolóides.
Línguas e religiões:
Nos EUA e no Canadá, a maioria da população fala inglês e segue numerosasseitas protestantes, mas o francês é o idioma de cerca de 30% dos canadenses, que em regra filiamo catolicismo, nos EUA os católicos atingem cerca de 50.000.000 hab. No México quase toda a3

Activity (190)

You've already reviewed this. Edit your review.
Brenda Lewe added this note
hbhb hjn
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
veracaputo72 liked this
Marcelo Monteiro added this note
nuca vi coisas tão rui como este site

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->