Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
190Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O continente Americano

O continente Americano

Ratings:

4.68

(28)
|Views: 341,563|Likes:
Published by Juliana Fonseca
aspectos fisicos, economicos e populacionais dos continentes da américa e ilhas.
aspectos fisicos, economicos e populacionais dos continentes da américa e ilhas.

More info:

Published by: Juliana Fonseca on Nov 23, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

09/05/2013

pdf

text

original

 
O ContinenteAmericano
Itatiaia/20081Trabalho apresentado como parteda nota de Geografia, sob a orientaçãoda professora:Maria Aparecida.Turma: 2001Ciep - 488- Ezequiel freire
 
Índice
1.0.
O Continente Americano
...............................................................................................32.0.
América do Norte
...........................................................................................................32.1.Aspectos físicos ................................................................................................................32.2.Aspectos populacionais ....................................................................................................3 e 42.3.Aspectos econômicos .......................................................................................................4 e 53.0.
América Central – insular, Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e continental
.....5 e 64.0.
América Andina e Guianas
...........................................................................................74.1.Aspectos físicos ...............................................................................................................74.2.Aspectos populacionais ...................................................................................................7 e 84.3.Aspectos econômicos .......................................................................................................85.0.
América Platina e Brasil
................................................................................................85.1.Aspectos físicos ................................................................................................................8 e 95.2.Aspectos populacionais ....................................................................................................9 e 105.3.Aspectos econômicos .......................................................................................................10 e 116.0.
Conclusão
........................................................................................................................127.0.
Bibliografia
......................................................................................................................132
 
O Continente AmericanoAmérica do Norte
Aspectos físicos
Geologia e relevo:
Seu relevo relativamente simples, com dois sistemas montanhosos dispostomais ou menos paralelamente às costas oriental e ocidental: os montes Apalaches ou Alegânis e asCordilheiras Ocidentais. Do ponto de vista geológico e fisiográfico, divide-se em cinco áreasrelativamente homogêneas: montes Apalaches ou Alegânis, Cordilheiras Ocidentais, Planície,Escudo Canadense e Planície Costeira.
Hidrografia:
Acha-se em estreita relação com as regiões morfológicas. A Planície Central, é a queapresenta drenagem mais ampla, é para as vertentes do Atlântico e do Pacífico afluem rios maiscurtos, em virtude da proximidade das montanhas em relação ao litoral. Os Grandes Lagos, nafronteira dos EUA com o Canadá, constituem um dos elementos característicos da hidrografia.
Clima:
As características climáticas são bastante diversificadas. A conformação maciça da regiãoexerce grande influência sobre a migração dos centros de altas e baixas pressões e o deslocamentodeste, no inverno e no verão, condicionando diferentes regimes de vento.
Flora:
A coberta florística é condicionada pelo clima e pela disposição do relevo. Na parte Norteda rego estende-se a tundra (musgos e liquens). O Oeste dos Grandes Lagos, a florestadesaparece dando lugar às estepes ou pradarias. Ao S do Canadá, às coníferas se associam a bétula,o álamo, a faia e o bordo. E na região da Grande Bacia, possui vegetação característica do deserto. No México, à medida que se avança para o litoral, passam a predominar as florestas.
Fauna:
Sendo bastante variada também é condicionada pelo clima e outros fatores. Sãorelativamente pouco numerosas as espécies existentes na região Ártica, onde se destacam o caribu,o boi almiscarado, o urso polar, a raposa ártica, além de lebres, mosquitos e diversa variedade deaves migratórias. Na faixa subártica, os carnívoros mais comuns são os ursos pretos, o lince, araposa e o lobo. Na floresta oriental e na planície costeira encontram-se veados, raposas, ratosalmiscarados, esquilos, coelho, além de gaviões, insetos e répteis. Já a fauna do deserto é pobre,sendo os típicos as raposas, serpentes e lagartos. E a floresta tropical e habitada principalmente por macacos, esquilos, formigas, cobras e uma enorme variedade de aves.
Aspectos populacionais
A América do Norte tem cerca de 7% da população mundial, e é a região mais povoada docontinente americano, mas apresenta densidade demográfica inferior à média mundial.
Composição étnica:
Cerca de 44% da população do Canadá são de origem britânica, 305 deorigem francesa, enquanto 10% classificam-se como descendentes de alemães, escandinavos eucranianos; os nativos compreendem os índios e os esquimós, que representam um pouco mais de1%. E já nos EUA a população apresenta o seguinte: 88,6% de brancos, 10,5% de negros e orestante de índios e outros. Quanto a população mexicana 30% são índios puros, 15% brancos e55% mestiços. O numero de índios estimados no tempo de Colombo era em cerca de 1.000.000 naregião ao N do México e cerca de 5.000.000 na área correspondente aos territórios do México e daAmérica Central. Após a chegada dos europeus, esse números caíram acentuadamente, por causadas enfermidades e às guerra com colonizares. Mas desde séc. XX a população indígena temcrescido, e algumas tribos, como a dos navajos, eram mais numerosas em 1960 do que no tempoda descoberta. Do ponto de vista antropológico, os índios norte-americanos não possuem tipofísico uniforme, mas são basicamente mongolóides.
Línguas e religiões:
Nos EUA e no Canadá, a maioria da população fala inglês e segue numerosasseitas protestantes, mas o francês é o idioma de cerca de 30% dos canadenses, que em regra filiamo catolicismo, nos EUA os católicos atingem cerca de 50.000.000 hab. No México quase toda a3

Activity (190)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
Brenda Lewe added this note|
hbhb hjn
veracaputo72 liked this
Marcelo Monteiro added this note|
nuca vi coisas tão rui como este site

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->