Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
103Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Fundamentos de Filosofia

Fundamentos de Filosofia

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 7,284 |Likes:
Published by edivan.sousa
Fundamentos de Filosofia
Fundamentos de Filosofia

More info:

Published by: edivan.sousa on Nov 24, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA LIÇÕES PRELIMINARES
2
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
Lição I1. A FILOSOFIA E SUA VIVÊNCIA. 2. DEFINIÇÕESFILOSÓFICAS E VIVÊNCIAS FILOSÓFICAS. — 3. SENTIDO DAPALAVRA «FILOSOFIA». — 4. A FILOSOFIA ANTIGA. — 5. AFILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. — 6. A FILOSOFIA NA IDADEMODERNA. 7. AS DISCIPLINAS FILOSÓFICAS. 8. ASCIÊNCIAS E A FILOSOFIA. — 9. AS PARTES DAFILOSOFIA.
1. A filosofia e sua vivência.
Vamos iniciar o curso de Fundamentos da Filosofia propondoe tentando resolver algumas das questões principais destadisciplina.
MANUEL GARCIA MORENTE
 
FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA LIÇÕES PRELIMINARES
3
A filosofia é, de imediato, algo que o homem faz, que ohomem tem feito, o que primeiro devemos tentar, pois, édefinir esse "fazer" que chamamos filosofia. Deveremos,pelo menos, dar um conceito geral da filosofia, e talvezfosse a incumbência desta primeira lição explicar e expor oque é a filosofia. Mas isto é impossível. É absolutamenteimpossível dizer de antemão o que é filosofia. Não se podedefinir a filosofia antes de fazê-la; c omo não se pode definirem geralnenhuma ciência, nenhuma disciplina, antes deentrar diretamente no trabalho de fazê-la.Uma ciência, uma disciplina, um "fazer" humano qualquer,recebe seu conceito claro, sua noção precisa, quando já ohomem domina este fazer. Só se sabe o que é filosofiaquando se é realmente filósofo. Que quer dizer isto? Istoquer dizer que a filosofia, mais do que qualquer outradisciplina, necessita ser vivida. Necessitamos ter dela uma"vivência". A palavra "vivência" foi introduzida novocabulário espanhol pelos colaboradores da Revista deOcidente, como tradução da palavra alemã Erlebnis.Vivência significa o que temos realmente em nosso serpsíquico; o que real e verdadeiramente estamos sentindo,tendo, na plenitude da palavra "ter".Vou
 
dar um exemplo para que se compreenda bem o que é"vivência". O exemplo não é meu, é de Bergson.Uma pessoa pode estudar minuciosamente o mapa deParis; estudá-lo muito bem; observar um por um osdiferentes nomes das ruas; estudar suas direções; depoispode estudar os monumentos que há em cada rua; podeestudar os planos desses monumentos; pode revistar asséries das fotografias do Museu do Louvre, uma por uma.Depois de ter estudado o mapa e os monumentos podeeste homem procurar para si uma visão das perspectivasde Paris mediante uma série de fotografias tomadas demúltiplos pontos. Pode chegar dessa maneira a ter umaidéia bastante clara, muito clara, claríssima,pormenorizadíssima, de Paris. Semelhante idéia poderá iraperfeiçoando-se cada vez mais, à medida que os estudosdeste homem forem cada vez mais minuciosos; massempre será uma simples idéia. Ao contrário, vinte minutosde passeio a pé por Paris são uma vivência.
MANUEL GARCIA MORENTE

Activity (103)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nubia Sales liked this
Maelison Neves liked this
Luama Ribeiro added this note
liga ai
Luama Ribeiro added this note
30111773
Joaquina Souza liked this
artdosreis liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->