Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
61Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Lista de exercícios Vírus

Lista de exercícios Vírus

Ratings: (0)|Views: 18,334 |Likes:
Published by Maura Eduarda

More info:

Published by: Maura Eduarda on Mar 04, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/23/2014

pdf

text

original

 
 
Aluno(a):_________________________________ ______________ Série:
Ano A B
Data:___/___/___ Professora : Maura Eduarda DISCIPLINA: BiologiaLista de exercícios vírus
1)
 
(UNESP-SP) Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzem quando no interior de seushospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que:a) apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução e mutação.b) são seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.c) são formados por uma carapaça protéica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de suacarapaça.d) são todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.
e) podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando “o lise bacteriano”, e impedir a reprodução das
bactérias.2)
 
(MACK-SP) O material hereditário dos retrovírus é o (1). Esses vírus apresentam uma enzima, a transcriptase reversa, capazde produzir moléculas de (2) a partir de (3).Indique a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1, 2 e 3.a) RNA
RNA
DNAb) DNA
RNA
DNAc) RNA
DNA
RNAd) DNA
DNA
RNAe) DNA
RNA
RNA3)
 
(UNAERP-SP) A classificação dos vírus como seres vivos é muito discutida. A característica encontrada em alguns dos seresvivos que os vírus
não
possuem é:a) ser constituídos de ácidos nucléicos e proteínas.b) ser capazes de auto-reprodução limitada.c) apresentar estrutura celular com carioteca e citoplasma.d) agir como parasitas intracelulares obrigatórios.e) parasita células tanto animais e vegetais quanto bactérias.4)
 
(UnB-DF) A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa-d´água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, aágua é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho
 –
e expor a família ao risco de pegardengue. É isso mesmo: na casa de todas as família dos dois conjuntos, a água parada nos baldes
 –
sem qualquer proteçãopara evitar que seja contaminada
 –
transforma-se em piscina para o
 Aedes
 
aegypti 
, que já infectou dezessete pessoas dacomunidade desde janeiro.Falta água e sobra dengue no Guará II. In:
Correio Brasiliense
, 19 maio 1999(com adaptações).Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os seguintes itens.( ) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.( ) O simples contato do
 Aedes aegypti 
com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora dadengue.
( ) Para “evitar que seja contaminada” pelo
 Aedes aegypti 
a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficientefervê-la antes da estocagem.( ) O homem é hospedeiro no ciclo do
 Aedes aegypti 
.5)
 
(UFPB) O texto abaixo refere-se a etapas do ciclo reprodutivo dos vírus
 A
e
B
.O vírion
 A
adere à célula hospedeira e injeta nessa célula o seu DNA. Os genes virais são transcritos emmoléculas de RNA posteriormente traduzidas em proteínas virais. Essas proteínas induzirão a multiplicação do DNA viral. Emseguida, já com a célula hospedeira totalmente controlada pelo vírus, são produzidas proteínas para a construção decabeças e caudas virais, que se agregarão ao DNA formando vírus completos. Cerca de 30 minutos após a adesão do vírion àcélula, ocorre a lise celular, com a liberação de centenas de vírions maduros, aptos a reiniciar novo ciclo. O vírion
B
adere àcélula hospedeira e penetra inteiramente em seu citoplasma. O capsídeo do vírus é então digerido, enzimaticamente,liberando sua molécula de RNA. O RNA passa a se autoreproduzir e, quando traduzido em proteínas, origina os
 
componentes protéicos do capsídeo. Da união de ácidos nucléicos e capsídeos originam-se novosvírions maduros que selibertam da célula infectada. De acordo com o texto, é correto afirmar que:a)
 A
é um retrovírus e
B
é um bacteriófago.b)
 A
pode causar gripe e
B
é um bacteriófago.c)
 A
e
B
podem causar gripe.d)
 A
é um bacteriófago e
B
pode causar gripe.e)
 A
e
B
são bacteriófagos.6)
 
(U. E. Ponta Grossa-PR)
 
Sobre vírus. Assinale o que for correto:01) O vírus é o único ser vivo acelular.02) Seu material genético é exclusivamente o RNA.04) AIDS, raiva, tétano, coqueluche e sífilis são todas doenças causadas por vírus.08) Os vírus também causam várias doenças aos animais e às plantas.16) Os vírus não manifestam atividade vital fora da célula hospedeira.Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.7)
 
(U.F. Uberlândia-MG)
 
Com relação à AIDS é correto afirmar que:a) Não se conhecem casos de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS por transfusão sangüínea ou outra viadiferente do sexo.b) É uma doença oriunda de homossexuais e restrita principalmente a esse grupo. A AIDS praticamente não ocorre emmulheres jovens, com nível universitário.c) A forma mais eficiente de se evitar esta síndrome é nunca fazer fazer sexo antes do casamento.c) O contágio não se dá apenas por meio de relações sexuais, mas também pelo beijo, aperto de mão, piscina e uso emcomum (troca) de roupas íntimas.d) O uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é ainda hoje um dos principais métodos para se evitar ocontágio.8)
 
(UEMS
)
Sobre os vírus pode-se afirmar que:a) Parasitam células animais e vegetais, mas não bactérias.b) O fago RNA de Escherichia coli é o vírus mais conhecido.c) Não contêm ácidos nucleicos de fita dupla.
d) São “ativos” ou “inativos”, respectivamente, quando estão dentro ou fora da célula hospedeira.
 e) Virion é a partícula viral incompleta.9)
 
(U. Potiguar-RN)
 
Sobre os vírus, seres patogênicos, sem organização celular, é correto afirmar-se:a) Possuem genoma próprio, completo, exibindo DNA e RNAb) São envolvidos por um envoltório (capsídio), que protege o material genético, que pode ser DNA ou RNA,dependendo do vírusc) Atacam apenas células animaisd) Alguns são parasitas intracelulares obrigatórios10)
 
(E.M. Santa Casa/Vitória-ES)
 
O vírus da AIDS é um vírus de RNA que necessita produzir um DNA complementar paracompletar o seu ciclo replicativo dentro do linfócito. A enzima necessária para que se faça a cópia do DNA complementar apartir do RNA viral é:a) DNA polimerase DNA dependenteb) Transcriptasec) Ribonucleased) Endonuclease de restrição.e) Transcriptase reversa.11)
 
Em relação à AIDS, assinale a alternativa falsa:a) Ao contrário do que muitos pensam, o HIV tem a capacidade de penetrar através das mucosas, mesmo quando estãointactas.b) Das mucosas, a retal é uma que pequena resistência oferece ao HIV, explicando os altos índices de AIDS entre oshomossexuais.c) As mulheres que praticam relações anais, desprotegidas, devem ser consideradas como "grupo de risco".d) O elevado número de parceiros sexuais contribui muito na disseminação do vírus.e) O HIV insere seu DNA nas células infectadas. Nessa situação intranuclear, fica "desprotegido" da ação do sistemaimunológico humano.
 
 12)
 
Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado umaumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevençãovem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia: "Medicamentos já não fazem efeito em 20%dos infectados pelo vírus HIV. Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidasa nenhumtratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados,50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B." ( Adaptado do Jornal doBrasil, 02/10/2001.)
Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença emadolescentes, afirma-se que:
I. O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas deproteção, pois se criou a idéia de que estes remédios sempre funcionam.II. Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquermedida de prevenção adequada.III. Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas enão apenas administrar coquetéis.Está correto o que se afirma em:(A) I, apenas.(B) II, apenas.(C) I e III, apenas.(D) II e III, apenas.(E) I, II e III.13)
 
Sobre vírus, assinale o que for correto01) O vírus é o único ser vivo acelular.02) Seu material genético é exclusivamente o RNA.04) AIDS, raiva, tétano, coqueluche e sífilis são todas doenças causadas por vírus.08) Os vírus também causam várias doenças aos animais e às plantas.16) Os vírus não manifestam atividade vital fora da célula hospedeira.Coloque a soma das afirmações corretas _______14)
 
Uma das estratégias mais eficientes que os órgãos de saúde dispõem no combate às doenças infecciosas é a prevençãoatravés da vacinação em massa da população. Esse combate só é possível quando se conhece o agente causal da doença.Dentre as doenças ocasionadas por VÍRUS, podemos relacionar as seguintes:01. Gonorréia.02. Raiva ou hidrofobia.04. Cólera.08. Meningite meningocócica.16. Poliomielite.Soma ( )15)
 
Penso que a vida resulta da combinação de quatro processos - metabolismo, compartimentação, memória e manipulação -e de uma lei de correspondência entre memória e manipulação. Se tomarmos isso como definição, os vírus não podem serconsiderados seres vivos, pois não têm nem metabolismo nem lei de correspondência. (Antoine Danchin apud CIÊNCIAHOJE, p. 25)A confrontação do conceito de vida expresso anteriormente com características exibidas pelos vírus permite afirmar:

Activity (61)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Edevan Witt liked this
Paula Azambuja liked this
Paula Azambuja liked this
Edevan Witt liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->