Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Alerta e divulgação da hepatite C

Alerta e divulgação da hepatite C

Ratings: (0)|Views: 5|Likes:
Published by domingues4294
A Hepatite C é um virus potencialmente fatal, que habita o sangue e que atualmente infecta entre 4 e 5 milhões de americanos. Não era reconhecido até 1989 e os exames de detecção começaram a ser realizados a partir de 1992. Antes disso, era conhecida como Hepatite não A- não B.
É uma doenca “ oculta”, pois pode levar entre 10 a 30 anos para se manifestar, e se tornar crônica/ativa, no corpo humano.
Estima-se que somente 5 porcento daqueles que estão infectados, sabem que são portadores da doenca; menos que 2 porcento foram tratados.
A Hepatite C é um virus potencialmente fatal, que habita o sangue e que atualmente infecta entre 4 e 5 milhões de americanos. Não era reconhecido até 1989 e os exames de detecção começaram a ser realizados a partir de 1992. Antes disso, era conhecida como Hepatite não A- não B.
É uma doenca “ oculta”, pois pode levar entre 10 a 30 anos para se manifestar, e se tornar crônica/ativa, no corpo humano.
Estima-se que somente 5 porcento daqueles que estão infectados, sabem que são portadores da doenca; menos que 2 porcento foram tratados.

More info:

Published by: domingues4294 on Mar 04, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/15/2013

pdf

text

original

 
Alerta e divulgação da hepatite C
1.
 
O QUE É A HEPATITE C?
 
A Hepatite C é um virus potencialmente fatal, que habita o sangue e queatualmente infecta entre 4 e 5 milhões de americanos. Não era reconhecido até1989 e os exames de detecção começaram a ser realizados a partir de 1992. Antesdisso, era conhecida como Hepatite não A- não B.
É uma doenca “ oculta”, pois pode levar entre 10 a 30 anos para se manifes
tar, ese tornar crônica/ativa, no corpo humano.Estima-se que somente 5 porcento daqueles que estão infectados, sabem que sãoportadores da doenca; menos que 2 porcento foram tratados.
2.
 
COMO A HEPATITE C É TRANSMITIDA?
 Geralmente, a hepatite C é transmitida através do contato direto com o sanguecontaminado. Nos anos 70 e 80, os médicos americanos, fizeram um grandenúmero de partos cesarianos. Muitas vezes as mães receberam transfusões sem oseu prévio conhecimento. Antes dos exames de detecção da hepatite C, em 1992, ahepatite C se transmitia principalmente pelo sangue contaminado das transfusões.Como resultado disso, em média 250 mil mulheres, são portadoras da hepatite C,por causa dos partos cesarianos. Somente um pequeno número delas está cientede sua condição.A doença também pode se espalhar por abuso de drogas injetáveis, pelo uso deagulhas contaminadas e também através de drogas aspiradas. Um pequenonumero é transmitido sexualmente. Sabe-se hoje, que as secreções do corpo nãosão meios transmissores e pode acontecer a contaminação, se houver o ato sexualabusivo e envolver sangramento (menstruação ou estupro).Infelizmente, aproximadamente 40 porcento das pessoas infectadas, não podemdefinir claramente o meio de transmissão.
3.
 
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA HEPATITE C?
 Devido ao fato de que o período de incubação pode variar entre 10 a 30 anos,freqüentemente as pessoas não sabem que estão seriamente doentes. Os sintomaspodem ser semelhantes a uma gripe forte constante e pode também ser confundidacom muitas outras doenças. Os sintomas incluem fatiga, náusea ocasional, dor naregião do fígado ou depressão, entre outros.
 
4.
 
QUAL É A SERIEDADE DA HEPATITE C?
 Uma pessoa exposta ao vírus possue uma chance de 85 porcento dedesenvolver a doença de forma crônica. Mais de 25 porcento dos quedesenvolvem hepatite C crônica, podem ter cirrose do fígado ou câncer. Umamédia entre 8 mil e 10 mil pessoas morre a cada ano de hepatite C . Estima-se que este número triplique nas próximas duas décadas.
 
 
5.
 
EXISTEM TRATAMENTOS DISPONÍVEIS? QUAIS SÃO?
 Dois tratamentos provaram ser eficazes contra a hepatite C. Ambos incluem em suafórmula o AlphaInterferon. O Interferon é uma proteína que existe em nossoorganismo, e que combate infecções. Hoje, ela é produzida comercialmente atravésda biotecnologia do DNA recombinante. O tratamento com Interferon elimina ovírus em 10 a 20 porcento dos casos .Quando o Interferon é combinado com aRibaverina, (Rebetol, Virazole ou outro), o resultado desta combinação elimina ovírus em 40 a 50 porcento dos casos.
6.
 
POR QUE RAZÃO O VÍRUS ESTÁ SE MANIFESTANDO EM MULHERESDE MEIA IDADE E PORQUE ISTO É UM PROBLEMA DA SOCIEDADEDE AVANÇOS DE PESQUISAS SOBRE A SAÚDE DAS MULHERES?(Nos EU)
( não sei se isso é válido para o Brasil)
 
Mesmo que a hepatite C não afete exclusivamente as mulheres, acreditamos quemuitas mulheres
particularmente aquelas que, sem saber, receberam transfusõesdurante o parto
sofrem de um maior risco de contaminação
. Os profissionais dasaúde precisam entender o significado desta doença e aprender adiagnosticá-la e tratá-la.
 
7.
 
O QUE AS PESSOAS QUE ACHAM QUE TEM HEPATITE C DEVEM FAZER?
 Qualquer indivíduo preocupado com esta possibilidade, deve entrar em contactocom seu médico e requerer um exame de anti-corpos para a hepatite c. Um testepositivo deve ser acompanhado de um segundo teste para confirmar se o vírus estápresente. A melhor pessoa a consultar, é um especialista das doenças do fígado(hepatologista) ou um infectologista.
FATOS IMPORTANTES:
 -
 
A HEPATITE C É UMA DOENÇA CRÔNICA DO SANGUE QUE ATUALMENTEAFETA ENTRE 4 A 5 MILHÕES DE AMERICANOS, 3 A 4 MILHÕES DEBRASILEIROS.-
 
NÃO ERA RECONHECIDA ANTES DE 1989 E O EXAME EFETIVO DESANGUE SÓ FOI DESENVOLVIDO EM 1992. É TRANSMITIDA VIA SANGUEOU CONTATO DE SANGUE.-
 
A DOENCA ATACA O FÍGADO E PODE SER FATAL.-
 
85 porcento dos que foram expostos à hepatite C estarão infectados parasempre. Aproximadamente 25 porcento desenvolverão cirrose hepática.Deste grupo, 25 porcento irá sofrer de cirrose fatal ou câncer do fígado.-
 
A HEPATITE C SE PROPAGA BASICAMENTE PELO CONTATO DIRETO COMSANGUE CONTAMINADO.-
 
ESTIMA-SE QUE 250 MIL MULHERES ESTEJAM CONTAMINADAS ATRAVÉSDE PARTOS CESARIANOS, A FORMA MAIS COMUM DE PARTO NOSESTADOS UNIDOS.-
 
As transfusões eram comuns, após o parto,especialmente nos anos 70 e80. Foi quando o risco de se contrair a doenca era muito alto.
 

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->