Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
12Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila de Antropologia Social

Apostila de Antropologia Social

Ratings: (0)|Views: 1,186|Likes:
Published by Ribamar Campos
Profº Ribamar Campos
Profº Ribamar Campos

More info:

Published by: Ribamar Campos on Mar 05, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/15/2014

pdf

text

original

 
APOSTILA
ANTROPOLOGIA
SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
Profº Ribamar Campos
SOCIAL
 
prof.ms.campos@hotmail.com
01
Antropologia Social
Profº Ribamar Campos
Apresentação
O que você responderia à pergunta "O que é o homem?" Ou seja, "O quesomos? eu, você, todos nós?” Para começar adianto que estas são questõesfundamentais da Filosofia, da Antropologia Filosófica e Antropologia Social. Mas poronde começar a respondê-las? Iniciemos o nosso caminho na tentativa deformularmos, em conjunto, uma resposta adequada ao nosso tempo à questãoprincipal da Antropologia, criando um conceito mais próximo daquilo que o mundoque nos rodeia, nos propicia.Podemos dizer que de todas as questões o problema que se encontra portrás de todos os outros é o da determinação do que seria o homem, qual é o lugarocupado por ele na natureza, qual a sua relação com o cosmo, sua função no mundo eseu destino. Daí as perguntas: de onde viemos? Para onde vamos?Que poder temos sobre a natureza? Que poder a natureza tem sobre nós?Qual é o sentido da nossa existência? Essas são perguntas que ao longo da vida nosfazemos, mas que não são fáceis de serem respondidas por que não são próprias aomundo da técnica, da produtividade, da mídia e do consumismo que nos cerca. Essasquestões se referem à filosofia, a sociologia, ao exercício do pensamento, a um tipo deconhecimento importante, porém muito pouco relevante para a maioria das pessoas.E nesta incansável jornada de estudos e porquês eis a pergunta: Quem realmente é ohomem?O autor.
 
prof.ms.campos@hotmail.com
02
Antropologia Social
Profº Ribamar Campos
Introdução
 
O problema do homem foi abordado, direta ou indiretamente por todos os filósofoscomprometidos com o pensamento. Nesse sentido, Nicola Abbagnano afirma:Pode especular-se sobre o Mundo, sobre o Ser, sobre a Verdade ou sobre a Justiça,podem fazer-se análises minuciosas dos procedimentos cognitivos e das ciências de que ohomem dispõe, pode tentar-se determinar o que é o Bem absoluto ou o Mal absoluto,construir teorias monumentais e audaciosas visando a responder a todos os problemas domundo, mas em todos os casos o único destinatário de todas essas especulações é o homem,que nelas procura algumas luzes que o passam a orientar na sua vida.Toda filosofia autêntica tem no homem o destinatário último de suas questões eentende ser ele um de seus principais objetos de estudo. Pois, é de nós, seres humanos, queemana a transformação do mundo à nossa volta. Nós recebemos as consequências positivase negativas da nossa atuação no mundo, isto é, todas as benesses e mazelas de nossospróprios atos.Levando em conta nossa forma de estar e atuar sobre o mundo, nossas necessidadese criações, em Antropologia Filosófica e Social nos interessa a busca da compreensão dosseguintes elementos: o universo simbólico humano, o mito, a espiritualidade e areligiosidade como formas específicas do homem se localizar no mundo; as produçõestécnicas, estéticas e artísticas como maneira de expressão e realização interna e externa davida humana; a vida cultural e todo o universo das ideologias que constrói as culturas demassa e nos envolve num mundo de consumismo exacerbado e de indiferença ao queverdadeiramente importa em termos culturais; interessam-nos também as produçõescientíficas e as questões éticas, morais e valorativas que envolvem essas produções,sobretudo na área das ciências biológicas; a política e os problemas sociais que enfrentamosatualmente como a violência, as guerras e as drogas; a liberdade humana, as leis e as normascom todas as determinações e necessidades que as cercam; os aspectos positivos enegativos da revolução tecnológica contemporânea, no que diz respeito ao meio ambiente eà saúde desse meio, em que se inclui o próprio homem; enfim, interessa-nos o mundo dotrabalho, a exigência de qualificação e os retornos econômicos e pessoais que temos emnossas profissões.

Activity (12)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Julie Lourau liked this
Tamirys Pires liked this
erivanraposo liked this
Juliana Latini liked this
Makemetheking liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->