Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila 9° ano

Apostila 9° ano

Ratings: (0)|Views: 179 |Likes:
Published by Junior Zanquetta

More info:

Published by: Junior Zanquetta on Mar 06, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/13/2014

pdf

text

original

 
Hábitos de higiene.
 Após os exercícios ficamos suados e até com areia ou lama no corpo. Éimprescindível a higiene da pele e dos cabelos, com um bom banho. O ideal ésempre o banho morno que pode ser seguido por uma rápida ducha fria, o queproduz um aspecto mais corado a pele. O banho exclusivamente frio ou geladoé excitante muscular e, portanto inconveniente nesse momento em que se visaum relaxamento da musculatura. Além disso, o banho não deve ser tomadoimediatamente após a atividade. Deve-se aguardar pelo menos de dez aquinze minutos para que o metabolismo caia a níveis mais baixos e o processoda sudorese termine de vez. Sem isso, o suor continua sendo produzido depoisdo banho, comprometendo a higiene da pele.O SUOR É UM LÍQUIDO PRODUZIDO PELAS GLÂNDULASSUDORÍPARAS, constituído por água na qual se encontram dissolvidos saisminerais e outras substâncias. Quando ocorre um aumento da temperatura dapele, as glândulas sudoríparas produzem suor, que provoca um resfriamentodo organismo para manter a temperatura do corpo. A temperatura começaestável e aumenta progressivamente à medida que a atividade física vaificando mais intensa. A fase em que os exercios o mais pesadoscorresponde à temperatura mais alta alcançada, em torno de 37,5 °C – devidoà transpiração, a temperatura se estabiliza neste patamar mesmo com acontinuação da atividade. O corpo de um indivíduo adulto é dotado de mais detrês milhões de glândulas sudoríparas, que são capazes de produzir até 12litros de suor por dia. As glândulas sudoríparas desenvolvem-se na infância, em resposta aomeio ambiente. Por conseguinte, as pessoas que vivem em zonas quentesdesenvolvem um maior mero de glândulas sudoríparas, o contriosucedendo nos habitantes em zonas frias.Porque o suor CHEIRA MAL?0 suor é, por si só, inodoro. De fato, o líquido segregado pelas glândulassudoríparas é quase 99 por cento água.0 suor só adquire o seu cheiro característico quando se mistura com asbactérias que habitam à superfície da pele e que alteram a sua constituição. 0local em que este fenômeno é mais evidente consiste nas glândulas presentesnas axilas e na zona genital, onde a acumulação de suor é mais extensa. 0mesmo se passa nos pés, que estão habitualmente envolvidos pelos sapatos emeias, o que cria um ambiente perfeito para as bactérias se desenvolverem.Como não temos a oportunidade de tomar um banho após a aula o idealé levarmos uma roupa extra para a pratica de atividade, alem de uma toalha derosto para diminuir o excesso de suor no corpo e no uniforme escolar, semprelembrando de ao final da aula se hidratar.Levar também um desodorante que tem a fuão de evitar osdesagradáveis odores de transpiração.
"ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADEBÁSICA" (UNESCO).
(Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das NaçõesUnidas)
9° ano P.1Educação Física.Professor: Junior 
 
O treinamento físico
O treinamento físico deve respeitar alguns critérios básicos.Muitos dizem que e esporte é saúde, mais será isso verdade?Tudo deve ser visto muito detalhadamente. Cuidados com a freqüência, intensidade,volume e individualidade de cada um devem ser previamente esclarecidos.Quando falamos em atividade física para a saúde devemos respeitar a individualidade decada pessoa, a faixa etária e o grau de condicionamento físico do praticante. Atividade física feita em excesso não é benéfico a nossa saúde.Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática de atividade física, horasintermináveis de exercícios ou dor e sofrimento.Não parar a atividade física quando estamos exagerando corresponde a não realizar oexercício físico quando o temos vontade. Ambos significam falta de disciplina mental. Énecessário evitar esses extremos.Do ponto de vista da evolução da espécie humana, atividade física diária deveria ser opadrão, até porque quem não faz fica doente.O importante, segundo médicos e preparadores físicos, é escolher uma atividade com aqual se tenha afinidade. E o estudo da Proteste mostrou que cada faixa etária tem suaspreferências. Jovens de 18 a 29 anos gostam mais de musculação. A caminhada faz principalmente a cabeça de quem tem de 30 a 49 anos, mostrou olevantamento. E os mais velhos, com idades de 50 a 64 anos, optam prioritariamente pela iogaou pelo pilates. Os especialistas dizem que mesmo quem tem problemas de saúde crônicos devese exercitar.E quem quer começar deve passar por uma avaliação cardiológica, e, dependendo docaso, exames complementares. Depois, o ideal é procurar um profissional de educação físicapara saber com que regularidade praticar cada atividade — aconselha Newton Nunes, doutor emeducação física pela USP e especialista em reabilitação cardiovascular pelo InCor.Devemos ter uma especial atenção para uma boa saúde. No entanto, os cuidados com ocorpo não devem ser de forma tão intensa e ditatorial como se tem apresentado nas últimasdécadas. Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e a nós a mesmos.Dicas: Comece devagar. Incorpore mais atividade física no seu dia-a-dia e gradualmenteatinja o objetivo de 30 minutos para melhorar sua saúde.
 
Estabeleça metas. Tenha objetivos a curto e longo prazos e comemore cada sucesso.Trace o progresso. Mantenha um registro para traçar seu progresso. Anote quando vocêse exercitou, que atividade física realizou, qual a duração e como sentiu-se com o exercício.Esteja confortável. Use roupas e calçados confortáveis e apropriados à atividade física queestiver fazendo.Escute o seu corpo. Interrompa a atividade física e consulte um médico caso sintaincômodo ou dor no peito, tontura, dor de cabeça forte ou outros sintomas anormais quandoestiver exercitando-se. Se a dor não for embora, procure ajuda médica imediatamente.Coma alimentos nutritivos. Escolha uma variedade de alimentos nutritivos todos os dias.Lembre-se que sua saúde e peso dependem tanto do seu plano de dieta como do nível deatividade física.Tenha apoio. Encoraje sua família e amigos a apoiá-lo e acompanhá-lo em sua atividadefísica. Forme grupos de caminhada com colegas de trabalho.Atividade física regular o ajudará a sentir-se melhor e ter movimentação e aparênciamelhorada. Seja o seu objetivo atingir e manter um peso saudável ou melhorar sua saúde, ficar fisicamente ativo é um passo na direção certa. Aproveite os benefícios para a saúde da atividadefísica e a faça parte integrante da sua vida.
 
9° ano P.2Educação Física. Professor: Junior 
 
A Educação Física escolar: a base de tudo
A Educão sica, pela suas possibilidades de desenvolver a dimensão psicomotora das pessoas, principalmente nas crianças e adolescentes, conjuntamente comos domínios cognitivos e sociais, deve ser disciplina obrigatória nas escolas primárias esecundárias, devendo fazer parte de um currículo longitudinal.
A qualidade nas aulas de educação física
Para que as Instituições de Ensino possam zelar pela qualidade de suas aulas, num primeiro momento necessitam realmente acreditar que a Educação Física escolar deve ter o mesmo grau de importância das demais disciplinas que compõe o ensino.Devem compreender a real contribuição da Educação Física para a formação dos jovens. Num segundo momento, contratar profissionais que além de se enquadrarem a proposta pedagógica da escola, privilegiem uma educação física onde o movimentohumano seja um meio de crescimento e, não um fim em si mesmo.De modo que a Educação Física possa contribuir para a melhoria da nossasociedade, existem algumas referências, pelas quais deve:- Promover os seus beneficiários com o desenvolvimento de habilidades motoras,atitudes, valores e conhecimentos, procurando levá-los a uma participação ativa evoluntária em atividades físicas e esportivas ao longo de suas vidas;- Ser ministrada num ambiente de alegria, em que as práticas corporais e esportivas sejam prazerosas;- Propiciar vincias e experiência de solidariedade, cooperão e superação;- Valorizar práticas esportivas, danças e jogos nos conteúdos dos seus programas,inclusive as atividades que representam a tradição e a pluralidade do patrimônio culturaldo país e das suas regiões;- Ser meio de desenvolvimento da cidadania nos beneficiários e de respeito ao meioambiente.
A Educação Física, LDB e os parâmetros curriculares nacionais
A Educação Física dentro dos novos parâmetros curriculares, contribui comoelemento fundamental na formão de cidaos críticos, participativos e comresponsabilidade social.Uma das metas da Educação Física no momento atual é promover a autonomia dosgrupos e, no jogo, valorizar o universo da cultura lúdica. A cooperação, a inclusão social,a participação de todos, a criatividade e a diversidade cultural, aprendizagem e lazer, prazer e qualidade de vida são temas que estão sendo discutidos dentro das novasabordagens da Educação Física.Sem dúvida nenhuma, passamos por um momento de ebulição teórica, comdiversas propostas, contudo o que realmente importa, é que o professor esteja aberto àsmudanças e que tenha a coragem de vivenciá-las juntamente com seus alunos.
Autores: Dr. Rogério da Cunha Voser e Esp. João Gilberto GiustiMaterial retirado do Livro “O Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica” da EditoraArtmed
 
9° ano P.3Educação Física.Professor: Junior 

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->