Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
1Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Ecos de Ródão - Nº. 37

Ecos de Ródão - Nº. 37

Ratings: (0)|Views: 240|Likes:
Published by jornalecosderodao

More info:

Published by: jornalecosderodao on Mar 12, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/12/2012

pdf

text

original

 
 
 Publicação online semanal com sede no Concelho de Vila Velha de Ródão
Direcç Direcç Direcç Direcção de J. Mendes Serrasqueiro ão de J. Mendes Serrasqueiro ão de J. Mendes Serrasqueiro ão de J. Mendes Serrasqueiro – – – Paginação e Arte Final de Gina Nunes Paginação e Arte Final de Gina Nunes Paginação e Arte Final de Gina Nunes Paginação e Arte Final de Gina Nunes 
Nº. 37 de 08 de Março de 2012 
 b
Editorial  Editorial  Editorial  Editorial  
Mendes Serrasqueiro O frio, as gripes, a morte que ronda muito pela terceira idade… Lídia Barata, uma excelente jornalista do “Reconquista” fez eco do que vai por aí sobre o frio que não nos larga e, consequentemente, deu para entender quantas enfermidades ficaram a aguardar vez! Assusta, de facto,  particularmente para quantos não têm o aconchego do lar. E estremece-se quando nas páginas cínicas da “necrologia” aparecem, só numa semana, 
cenas
desta: 
Fratel
–César Ferreira, Manuel Silveiro e Palmira Amaro; 
Foz doCobrão:
António da Cruz; 
V.V.de Ródão
Maria José; 
Perais
Adélia Anunciada; 
Monte Fidalgo
: Maria Valente; 
Alfrívida
António Fidalgo … Só de uma assentada foram oito idosos que deixaram este já  pequeno concelho! Pois, que descansem em Paz e que Deus nos acuda! 
 
Cumprimentos de “Ecos de Ródão” 
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado oficialmente  pela 37ª vez, esta quinta-feira, 8 de Março. Embora a data exista há mais de um século, a Organização das Nações Unidas (ONU) só a reconheceu em 1975, através de um decreto. A fixação desta data é o reconhecimento de um longo processo de luta, organização e consciencialização da mulher no mundo. 
-
O nosso destaque na página seguinte 
 
 
 Pag. 2
O Dia Internacional da Mulhercomemorado pelas Mulheres deVila Velha de Ródão
- Um pouco da História Universal
 “Ecos de Ródão” teve conhecimento de que em mais algumas das Aldeias do concelho de Vila Velha de Ródão se realizaram outras manifestações de saudação e de apoio às Mulheres. E apenas pelo facto de não serem do nosso conhecimento esses convívios, a eles não nos pudemos referir como desejaríamos. No entanto, no próximo número  poderemos ainda fazer as merecidas referências se os dados indispensáveis nos forem comunicados. 
Um pouco da História … 
A evocação deste dia especial  dedicado à Mulher já fora proposta na virada do século XIX para o século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorreu a inserção em massa da mão de obra feminina na indústria. As péssimas condições de trabalho e os baixos salários deram origem a protestos como o das operárias de uma fábrica têxtil de Nova York, em 8 de Março de 1857. A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro do estabelecimento, que foi incendiado. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em homenagem a essas trabalhadoras, foi definido, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, que a data se tornaria o Dia Internacional da Mulher – Por seu vez é também neste dia 8 de Março que se recordam as Mulheres na “Revolução Vermelha” Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução de Fevereiro de 1917. Em 8 de Março de 1917, 23 de Fevereiro pelo calendário  juliano, a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, em oposição ao Czar Nicolau II da Rússia, que foi obrigado a deixar o governo e garantir o direito ao voto das mulheres, e pelo fim da participação do país na I Guerra Mundial precipitaram os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Após a Revolução de Outubro, também conhecida como Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha, que foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenine para oficializar o Dia da Mulher que, durante o período da União Soviética, permaneceu numa celebração da "Heróica Mulher Trabalhadora". No Brasil, considera-se o dia 24 de Fevereiro de 1932 como um marco na vida das mulheres. Na data, foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram, depois de muitos anos de reivindicações, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e no Legislativo.  
Convívios dia 8 de Março 
Salão da A.H. dos Bombeiros Voluntários – 12.30 horas 
Convívio das participantes no Curso de Técnicas de Cozinha e de Pastelaria . 
Apoio do Centro de Formação Profissional Organização da Câmara Municipal e da Junta Freguesia de Vila Velha de Ródão 
***** 
Convívio das Funcionárias da Santa Casa da Misericórdia de V.V. de Ródão 
No Restaurante “Varanda da Vila” – 20 horas 
Organização das Trabalhadoras da S.C. da Misericórdia 
 
Convívios no Dia 10 de Março Associação Recreativa e Cultural de Tostão 
Às 12.30 horas no Restaurante “Varanda da Vila” 
***** 
Associação “Gentes de Ródão” Às 20.30 horas, no Restaurante “Varanda da Vila” 
 
 
 Pag. 3
Faça um passeio ao longo da Avenida da Serra e contemple … 
 As crianças do cimo da Vila (muito bem) contempladas
Sem música, nem foguetes, nem fita para cortar, o bonito Parque Infantil que a nossaobjectiva captou quase de surpresa, foi aberto ao público e até terá surpreendido as próprias crianças do cimo da vila, pouco habituadas a “bombons” tão cativantes como esteque a foto documenta. Montado em tempo record o bonito parque passa, seguramente, a ser motivo de aplausos merecidos à Câmara Municipal.Os modernos equipamentos foram bem seleccionados para um local onde este parque jáfazia falta – pela sua localização junto ao Agrupamento de Escolas de Ródão, pelo espaçoamplo e retirado do bulício da população e, também, pela frescura do lugar, a quecorresponde um horizonte visual de rara beleza.De parabéns, pois, as crianças desta zona mais alta da sede do concelho.
Um modelo de bom  português … 
Precisamente numa altura em que se apontam “agulhas” sobre o famigerado e discutido acordo ortográfico luso- brasileiro, continuam a ver-se  placas por alguns lugares deste Pais de dialecto de Camões, placas como esta que é uma autentica obra de arte! Ou foi escrita a “brincar”? 

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->