P. 1
apostila_brigada

apostila_brigada

Ratings: (0)|Views: 943 |Likes:
Published by Giselda Delmondes

More info:

Published by: Giselda Delmondes on Mar 14, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/04/2013

pdf

text

original

 
Teoria do fogo
Há milhares de anos, ao bater uma pedra contra outra, gerava uma faísca que, junto a gravetos, iniciavauma fogueira. O homem controlava a ignição e o domínio do fogo permitiu um grande avanço noconhecimento: cozimento dos alimentos, fabricação de vasos e potes de cerâmica ou objetos de vidro,forja do aço, fogos de artifício, geração de energia, etc.. Por outro lado, sempre houve perdas de vidas ede propriedades devido a incêndios.Conhecemos a origem do fogo, pois trata se de fenômeno químico onde o fogo é o processo decombustão caracterizado pela emissão de calor e acompanhado por fumaça, chama ou ambos.O fogo é um tipo de queima, de oxidação rápida essa oxidação significa uma transformação de umcomposto ou material da qual participa o oxigênio. Ela pode ser:
 LENTA
, como no caso da ferrugem, que é uma queima sem chamas.
 RÁPIDA
, como na queima de uma folha de papel, onde há chamas e calor.
 INSTANTÂNEA
, como na explosão de uma dinamite.Esta reação química que libera luz e calor é chamada de
COMBUSTÃO
.Portanto, a combustão é a reação química auto sustentada entre o oxigênio do ar e um combustível, processada em alta velocidade, que resulta na produção de energia na forma de luz e calor.A combustão pode ser representada pelo tetraedro do fogo, exposto a seguir:
COMBUSTÍVEL
É o elemento que alimenta o fogo e facilita a sua propagação e, compreende todos os materiaissólidos, líquidos e gasosos.
LÍQUIDOS
: gasolina, álcool, éter, acetona, etc..
 
SÓLIDOS
: madeira, papel, papelão, plásticos, tecidos, etc..
GASOSOS
: butano, metano, propano, etc..A maioria dos materiais de origem orgânica devem sofrer transformações para a forma de vaporesou gases antes de ocorrer a combustão.O combustível também é chamado de agente redutor.
COMBURENTE 
Trata-se do oxigênio (O
2
) presente na atmosfera, na proporção de 21% ao nível do mar, sendo orestante constituído por 78% de nitrogênio e 1% de outros gases, ele possibilita vida ás chamas eintensifica a combustão.Existem substancias que possui na sua estrutura molecular o oxigênio, denominadas de agentesoxidantes. (ex.alcool).Existem outras substancias que por possuir oxigênio em quantidades suficiente nas estruturasmolecular, não precisar do oxigênio para queimar, pode manter combustão em ambiente onde nãoexiste oxigênio em proporções adequadas, pois a partir da oxidação da celulose (madeira) existena molécula de celulose é suficiente para oxidar a madeira tornando-a carvão, pois já sofreu pré-queima ou um combustível pré-oxidado.
CALOR
É o elemento que dá início ao fogo, que o mantém e amplia a sua propagação tornando-se umincêndio.Ele eleva a temperatura de um combustível até um ponto no qual uma quantidade suficiente devapores seja obtida para ocorrer à combustão ou a ignição a fim de iniciar o fogo.O calor pode ter varias fontes de ignição, tais como:
Elétrica
: é o calor gerado através da resistência, arco voltaico, eletricidade estática e descargaatmosférica;
Química:
a energia se produz através de uma reação química do tipo exotérmica dada por diluição, decomposição, etc;
Mecânica:
quando a energia é obtida de um femeno sico de cater menico, taiscompressão, fricção, impacto, atrito.:
Nuclear:
quando a energia se produz como consequência de um processo de cisão dos núcleos deátomos;
Reação Química:
o fogo é uma reação química em cadeia, quando o combustível e o oxigênioatingem condições favoráveis , misturando-se em proporções ideais, na presença de uma fonte deignição, acontece uma reação química em cadeia e então, surge o fogo.
2
 
Podemos então concluir que para que possamos ter fogo, é necessário que tenhamos os trêselementos - COMBUSTÍVEL, CALOR E COMBURENTE – na proporção exata para a queima ese retirarmos qualquer um deles não haverá a combustão.
PONTO DE FULGOR 
É a temperatura mínima necessária para que um combustível comece a desprender vapores ougases inflamáveis que, combinados com o oxigênio do ar e em contato com uma chamacomecem a queimar.O principal aspecto deste ponto é que se retiramos a chama, o fogo se apagará devido a poucaquantidade de calor para produzir gases suficientes para manter a transformação em cadeia, ouseja, o fogo.
PONTO DE COMBUSTÃO
É a temperatura mínima necessária para que um combustível desprenda vapores ou gasesinflamáveis que combinados com o oxigênio do ar e ao entrarem em contato com uma chamase inflamem e, mesmo que se retire a chama, o fogo não se apagará, pois a temperatura fazgerar do combusvel, vapores e gases suficientes para manutenção da combustão outransformação em cadeia.
PONTO DE IGNIÇÃO
É a temperatura mínima em que os materiais, desprendendo gases ou vapores, entram emcombustão apenas ao contato com o oxigênio do ar, independente de qualquer fonte de calor. 
PROPAGAÇÃO DO FOGO
De importância indiscutível, quer nos trabalhos de extinção, quer nos trabalhos de prevenção, éconhecer como o fogo pode se propagar.Onde há fogo, há calor, e é este calor que faz com que o fogo apareça em pontos onde menos seespera.O calor gerado em incêndio pode se propagar-se por três método: Condução, Convenção eRadiação.
CONDUÇÃO
É a transmissão de calor de molécula para molécula, de matéria para matéria, isto é, sem intervaloentre os corpos. No vácuo absoluto não há condutibilidade de calor.Como exemplo, podemos citar uma experiência bastante simples: colocamos a ponta de uma barrade ferro em uma chama. Depois de algum tempo a outra ponta estará tão quente que não poderemos mais tocá-la.O calor foi transmitido de molécula para molécula da barra de ferro tomando conta da mesmacomo um todo.Se, em um incêndio temos treliças, vigas ou outros materiais que se comuniquem com áreasadjacentes, mesmo isoladas por paredes, estes se aquecerão e materiais que tenham seu ponto de
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->