Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
124Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Manual Bonsai

Manual Bonsai

Ratings:

4.76

(17)
|Views: 9,089 |Likes:
Published by assis_101931
A palavra bonsai, justamente por ser um ideograma, não possui plural. BOM=BANDEJA, SAI=ÁRVORE. Bonsai = “Árvore criada em bandeja (vaso).
A palavra bonsai, justamente por ser um ideograma, não possui plural. BOM=BANDEJA, SAI=ÁRVORE. Bonsai = “Árvore criada em bandeja (vaso).

More info:

Published by: assis_101931 on Dec 01, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/27/2013

pdf

text

original

 
1
BONSAI
 
2
INTRODUÇÃO
A palavra Bonsai, justamente por ser um ideograma, não possui plural.BON=BANDEJA, SAI=ÁRVORE. Bonsai = “Árvore criada em bandeja (vaso)”.Muitas das coisas belas deste mundo se criam a partir da própria destreza ou sãotransmitidas de geração em geração. A arte se baseia na sensibilidade, na visão e no tato. Obonsai mescla estes três sentidos e inspira paz e tranqüilidade. Além disso, o bonsai é umaterapia, já bastante indicada, onde esta nos ensina observação, cuidado e principalmentepaciência.O Bonsai é uma arte viva, sempre em formação. Cada bonsai é único, nuncaencontraremos dois Bonsai idênticos. O Bonsai não deverá ser somente a fotocópia ou aimitação tridimensional de uma fotografia. Se for justo usar a natureza como modelo, oobjetivo final deverá ser algo que foi estudado e refeito nas vossas mentes antes de iniciar acriar. Só neste caso se lhe pode chamar Arte.A arte do Bonsai esta intimamente relacionada com a contínua observação. Tanto aobservação de nossa inspiração, a natureza em si, quanto à de nossa própria arte. Talvez omais fácil e importante meio de proteger-se de problemas é inspecionar as plantasregularmente e estar consciente do fato de que insetos e doenças geralmente não atacamplantas saudáveis e bem cuidadas.Por suas características muito singulares é cada vez maior, em todo mundo, o númerode pessoas interessadas em aprender a arte do Bonsai. Antigamente, o cultivo do Bonsai eraconsiderado elitizado. Hoje, no entanto, ele é visto como arte e hobby pelo público emgeral. Tornou-se popular nas grandes cidades, onde as pessoas têm pouco contato com anatureza.Um dos principais itens a ser nunca esquecido, é o fato de que o Bonsai é uma árvore,e como qualquer árvore necessita de um ambiente ao máximo similar ao geral. O Bonsaideve permanecer o máximo possível em ambiente externo. Sua saúde dependeexclusivamente do contato com o ambiente natural.O fato de “aprisionarmos” uma árvore a um vaso, pode nos levar a pensar que estasofre. Mas se os Bonsai não fossem fortes e saudáveis, como é que alguns exemplarespoderiam ter sobrevivido por centenas de anos? Há registro de um bonsai ainda vivo, cujaidade aproximada é 1500 anos, em alguma casa na periferia de Tóquio (
informaçãoextraída da revista Veja
). No Japão até um tempo atrás, uma família para se considerar comtradição deveria possuir um Bonsai de pelo menos 300 anos.No bonsai o fator idade é bastante relevante. Muitas vezes torna-se difícil determinara idade exata de um bonsai. Entretanto, a idade real não é fundamental. No Bonsai o queprevalece é a idade que a árvore aparenta ter. O verdadeiro artista é aquele que consegue,através de técnicas, “envelhecer” uma planta jovem.O Bonsai esteticamente perfeito é aquele que se pode encontrar um similar nanatureza, em sua forma e tamanho originais.Atualmente os bonsai são classificados por quatro portes: mini ou "mame" até 15 cm,pequenos medindo de 15 a 30 cm, médios com altura entre 30 e 60 cm e grandes com maisde 60 cm.
 
3
O PRIMEIRO ESTILO
Mário Alberto Garcia Leal.Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsaiaos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido bonsaísta que passa a fazercríticas a cada árvore que via.- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muitogrande para aquela planta...Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro.- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição!De quem é?- perguntou.- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi emdireção ao dono da árvore e o chamou:- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo.Tranqüilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma plantacomo essa a uma exposição?- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a umaexposição. - atacou mordaz o crítico.- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio éque não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO".- O Senhor vai me perdoar mas, tenho certeza que entre todos os que aqui seencontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico.- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudode novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreuem nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela éNATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado acriticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nemmesmo o Senhor.Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar.

Activity (124)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
poetahot69 liked this
Vicente Pires liked this
Elder Cunha liked this
Evaldo Agnoletto liked this
Rui Borges liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->