Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Procedimento de Segurança - Espaço Confinado

Procedimento de Segurança - Espaço Confinado

Ratings: (0)|Views: 3,021 |Likes:
Published by EnneMattos

More info:

Published by: EnneMattos on Mar 15, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/14/2013

pdf

text

original

 
 
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA
Código: PST 29Página 1 de 11
TRABALHOS EM ÁREAS OU ESPAÇOS CONFINADOS
Data: 04/2002Revisão: 00
Elaborado por: Visto: Revisado em:Aprovado por:
I.Objetivo:
Os procedimentos de Segurança desenvolvidos pela xxxxx, tem a finalidade de estabelecermedias de controles visando preservar a integridade física do trabalhador, bem como danos apropriedade e ao meio ambiente.
I. Definição:
Um espaço confinado é qualquer área não adequada para ocupação normal de sereshumanos, ela pode apresentar riscos potenciais conhecidos e até desconhecidos, suacaracterística principal é a de oferecer dificuldades para adentrar e sair do seu interior,elevando-se desta maneira, a sua potencialidade de riscos.
São responsáveis diretos pela aplicação desta
 
NORMA DE SEGURANÇA DO TRABALHOa hierarquia de supervisão das áreas que possuem seu (s) elemento (s) executandotrabalhos em áreas ou espaços confinados onde o mesmo está fisicamente localizado.Antes de adentrar ao espaço confinado ou área confinada.III. Considerações gerais
:O local confinado deve ser esvaziado de todos os materiais sólidos, líquidos e/ou gasosos (namedida do possível);Todo material removido do espaço confinado deve ser acondicionado em recipientes;apropriados e dispostos conforme procedimentos da área, da unidade ou do órgão oficial.A área confinada deve ser purgada. A purga pode ser feita com ar, vapor, gás inerte(nitrogênio) ou água. Todos os procedimentos de segurança e controle ambiental devem sertomada na descarga/disposição dos agentes da purga.
 
 
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA
Código: PST 29Página 2 de 11
TRABALHOS EM ÁREAS OU ESPAÇOS CONFINADOS
Data: 04/2002Revisão: 00
Elaborado por: Visto: Revisado em:Aprovado por:Áreas ou espaços confinados que estão a uma temperatura muito acima da temperaturaambiente,devem ser refrigeradas a uma temperatura inferior á 54 ° C, só deve ser permitida seo trabalhador usar EPI específico com ar mandado para o seu resfriamento.
TESTES DE ATMOSFERA NO INTERIOR DO ESPAÇO OU ÁREA CONFINADAOXIGÊNIOTeste:
Deve ser realizado teste na totalidade do espaço ou área confinada por intermédio deaparelho específico (oxímetro) por pessoa qualificada .
Atmosfera adequada em oxigênio:
é definida como a ideal para a realização dos trabalhosnecessários no interior de espaços ou áreas confinadas, ela possui um nível entre 19,5 % e23 % de oxigênio.
Atmosfera deficiente em oxigênio:
é definida como a que contém um percentual deoxigênio inferior à 19,5 %. Não deve ser permitida a entrada e ou permanência de pessoasem estas condições presentes, sem estar equipado com aparelho autônomo de ar ouequipamento de ar mandado.
Atmosfera rica em oxigênio:
e definida como a que contém um percentual de oxigêniosuperior à 25 %. Não deve ser permitida a entrada e ou permanência de pessoas com estascondições presentes, principalmente para realização de serviços que possam vir a provocarfaíscas, o local deve sofrer ventilação artificial ou natural até que atinja o nível acima definidocomo atmosfera adequada.O teste deve ser realizado com 10 minutos antes do início da entrada do (s) trabalhador (s).Os testes subseqüentes devem ser realizados numa freqüência mínima de 8 horas (salvocasos em que ocorra geração de gases e/ou fumos e decorrência dos trabalhos em seuinterior, nestes casos o monitoramento deverá ser constante).Todo pessoal deve ser imediatamente removido da área ou espaço confinado se os testessubseqüentes revelarem um nível de oxigênio inferior á 19,5 % ou superior à 23%.
 
 
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA
Código: PST 29Página 3 de 11
TRABALHOS EM ÁREAS OU ESPAÇOS CONFINADOS
Data: 04/2002Revisão: 00
Elaborado por: Visto: Revisado em:Aprovado por:
INFLAMÁVEISTeste:
Deve ser realizado teste na totalidade do espaço ou área confinada por intermédio deparelhos específico (explosímetro) por pessoa qualificada (*).A entrada de trabalhadores não deve ser permitida se a concentração de inflamáveis no arestiver de 25% do limite mínimo de explosão.Os testes devem ser efetuados em diferentes locais e em diferentes níveis de altura da áreaou espaço confinado.Precauções especiais como a seguir devem tomadas quando a entrada é feita num espaçoconfinado com concentração de inflamáveis entre 1% e 24% do limite mínimo de explosão.
Um controle contínuo do nível de inflamabilidade do ar deve ser mantido durante apermanência do trabalhador dentro do espaço confinado.
Recipientes , ferramentas e lâmpadas devem estar aterradas.
Todo equipamento elétrico deve ser apropriado para uso no ambiente confinado e deacordo dom a classificação do ambiente.
Todas as fontes de ignição devem ser eliminadas.
Usar equipamentos pneumáticos e ferramentas antifaiscantes.
Deve ser proibido fumar e executar serviço que provoque centelha.Concentrações de inflamáveis no ar entre 1% e 24% do limite mínimo de exposição devemser testados para determinar se o nível de exposição está abaixo do limite de tolerância (TLV)para as substâncias.A área de Segurança do Trabalho e/ ou a Brigada Interna de Combate à Incêndio deve sercontatada antes do início dos trabalhos para que o local seja suprido com aparelhos extintoresde incêndio nos tipos e quantidades que se façam necessários .

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->