Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
24Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Sugestão de experimentos de física com materiais de fácil acesso - UNESP

Sugestão de experimentos de física com materiais de fácil acesso - UNESP

Ratings: (0)|Views: 4,076 |Likes:
UNESP - Experimentos de Física
UNESP - Experimentos de Física

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: José Neres Almeida Jr on Mar 20, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/13/2013

pdf

text

original

 
SUGESTÃO DE EXPERIMENTOS PÃRÃ O ÃNO
 
1.
 
 Bexigas Carregadas
 Objetivo Mostrar a existência de cargas elétricas e suas propriendades. Contexto Alguns materiais apresentam, sob determindas condições, fenômenos elétricosque podemos explicar usando um modelo teórico. Estes fenômenos são observados pelo homem desde a antigüidade. E desdeentão houveram vários modelos que foram propostos para tentar explicar a suaorigem. O modelo que melhor explicou tais fenômenos é o modelo de cargas elétricas,que é usado até os dias de hoje. Este modelo prevê a existência de dois tiposde cargas elétricas, uma carga de sinal positivo e outra de sinal negativo. Para explicar os fenômenos elétricos que eram observados, foi proposta a leida atração e repulsão: cargas elétricas de mesmo sinal se repelem entre si ecargas elétricas de sinais opostos se atraem entre si. Veja o esquema das leisde atração e repulsão na figura abaixo. 
 
 Os materiais em seu estado fundamental são neutros; a somatória de suascargas elétricas é nula. É por isso que os fenômenos elétricos só podem ser observados emdeterminadas condições, ou seja, para que haja repulsão ou atração entre doisou mais materiais é preciso que a somatória de suas cargas não seja nula. Issoquer dizer que é preciso que hajam cargas positivas ou negativas em excessono material. É possível fazer com que um material que está neutro fique carregadoeletricamente. Para isso basta fornecer ou retirar algumas cargas elétricasneste material, fazendo com que ele fique com uma carga líquida positiva ounegativa. Este processo é chamado de eletrização. Há vários métodos de eletrização que são empregados, de forma que cadamétodo é usado dependendo do resultado que se quer obter. A eletrização só se dá entre materiais isolantes, pois os materiais condutoresnão tem a capacidade de reter cargas elétricas, pois elas escoam pelo material. Já os materiais isolantes não permitem que as cargas se movimentem em seuinterior. Neste experimento, para demonstrarmos a existência de cargas elétricas,utilizaremos do método de eletrização por atrito. Esta eletrização é feita com dois materiais de características elétricasdiferentes. Um deve ter mais facilidade para receber cargas negativas, estesmateriais são chamados de eletronegativos e o outro deve ter mais facilidadepara doar cargas negativas, estes são chamados de materiais eletropositivos.Assim quando estes materias são atritados as cargas negativas migram de ummaterial para o outro. Ao afastá-los um deles terá recebido cargas elétricas negativas, se tornandoum material eletrizado negativamente. E o outro se tornará um materialeletrizado positivamente, pois ao doar cargas negativas, ficou com excesso decargas positivas em seu interior. Como mostra a figura abaixo. 
 
 Podemos a partir daqui compreender como se dá a repulsão e a atração entremateriais carregados. Para que haja repulsão entre dois materiais, eles devem estar carregados com amesma carga. Ao serem aproximados haverá uma força de repulsão entre elesque se opõe à aproximação. Veja a figura abaixo. Para que haja atração entre dois materiais é preciso que eles estejamcarregados com cargas elétricas de sinais opostos ou que um deles estejacarregado e o outro neutro. A atração entre um material carregado e outro neutro é mais comum, pente epapel por exemplo, e pode ser explicado utilizando-se da idéia da formação dedipolos elétricos, fenômeno comumente citado como "separação de cargas". 

Activity (24)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Rafael Vieira liked this
Miriam Hellmann liked this
Caroline Prado liked this
Adilson Araujo liked this
Luana Silva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->