Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
8Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercicios Contabilidade de Custos 2007-2

Exercicios Contabilidade de Custos 2007-2

Ratings: (0)|Views: 2,989|Likes:
Published by Elane Silva

More info:

Published by: Elane Silva on Mar 20, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/05/2013

pdf

text

original

 
EXERCÍCIOS CONTABILIDADE DE CUSTOSALGUMAS TERMINOLOGIAS CONTÁBEIS
Para termos uma melhor compreensão das nomenclaturas utilizadas a seguir, veremos alguns conceitos paradar maior clareza a aplicação dos mesmos no decorrer deste estudo.
GASTOS
– Toda redução do disponível, com objetivos de adquirir bens ou serviços, independente desua aplicação, como exemplo citamos os gastos com novos equipamentos, gastos com matérias-primas, gatos com materiais para escritórios, gastos com o-de-obra, todos os dispêndiosnecessários ao seu funcionamento.
INVESTIMENTOS
– São todos os gastos levados a débito de seu ativo, podendo fazer parte de seupermanente ou posteriormente transformado em custos ou despesas. Ex: Compra de matérias primas,insumos, equipamentos, móveis, imóveis, etc.
CUSTOS
– Na linguagem contábil, custos significam todos os gastos efetuados no processo produtivo.No nosso dia-a-dia, fora das expressões contábeis, usamos o termo para associarmos o que custoudeterminado bem ou serviço, se o custo é alto ou baixo, mas este sentido não deve ser usado emnossa linguagem técnica, portanto, o termo custo está diretamente relacionado ao consumo de bens ouserviços para produção de outros bens ou serviços, portanto, gastos dentro da área fabril.
DESPESAS
– São todos os gastos aplicados nas áreas administrativas, vendas e financeiras, que sãosetores específicos para administrar, comercializar e suportar financeiramente as operações daentidade; Ex. Salários e encargos administrativos, salário dos vendedores, gatos para obtenção demateriais para escritórios, quando consumidos, energia elétrica consumida nos escritórios, jurosdespesas bancárias, etc.
PERDA
– Pode ser definida como consumo anormal de bens ou serviços, causada em virtude daprópria natureza da transformação inerente ao processo produtivo, ou por deficiências no processo,certamente não de forma intencional.
CUSTO PRIMÁRIO
– O custo primário é composto dos gastos com matérias primas e mão-de-obradireta, aplicados no processo de fabricação. Alguns autores incluem neste conceito, alem da matériaprima, os materiais diretos aplicados.
CUSTO DE TRANSFORMAÇÃO
– Composto por gastos com mão-de-obra direta, associado aoscustos indiretos de fabricação.
CUSTO DE PRODUÇÃO DO PERÍODO
– São todos os custos aplicados num determinado período, ouseja aplicação dos materiais diretos, da mão-de-obra direta e os custos indiretos de fabricação.
CLASSIFICAÇAO DOS CUSTOSCOM RELAÇÃO AOS PRODUTOS
CUSTOS DIRETOS
CUSTOS INDIRETOS
 
Matérias primas, Embalagens, Mão-de-obradireta, serviços diretos executados poterceiros, energia elétrica consumida,componentes.Aluguel, Depreciação, Manutenção dosequipamentos, o-de-obra indireta,Solventes, Material de higiene, energianão diretamente atribuível a produtosespecíficos, etc.
Aplicação diretaAplicação P/ Rateio
 
COM RELAÇÃO AO VOLUME DE PRODUÇÃO
CUSTOS VARIÁVEIS
CUSTOS FIXOS
CLASSIFICAÇÃO DAS DESPESAS
DESPESAS DIRETAS
DESPESAS INDIRETASCusto VariávelVolume de ProduçãoCusto FixoVolume de Produção
Matéria prima e Mão-de-obra diretaAlugueis, Seguros, Impostos, Depreciação,Salários de Supervisores, etc..Despesas com
 propaganda
específica de umdeterminado produto.Despesas administrativas, como área definanças, relações públicas, etc.Comissão sobre vendas, Frete s/vendas.
 
DESPESAS VARIÁVEIS
DESPESAS FIXAS
1. CLASSIFIQUE OS GASTOS A SEGUIRa)Custo (C), Despesas ( D ) ou investimentos ( I )Compra a vista de um computador Compra a prazo de 100m3 de MadeiraCompra a vista de 50 folhas de lixas p/ aplicação na produçãoTransferência de 20m3 de madeira do almoxarifado p/ a produçãoPagamento de conta de luz do setor de vendasPagamento do aluguel da fabricaPagamento de conta de água ref. a administraçãoPagamento de conta de água ref. consumo da fábricaPagamento de salário e encargos do pessoal da fábricaApropriação dos encargos sociais ref. pessoal do setor de vendasApropriação da folha de pagamento ref. pessoal da produçãoCompra a prazo de lubrificantes para uso imediato nas maquinas da fabrica.Pagto da NF 123, referente gasolina do pessoal da administraçãoCompra a prazo de 500 cxs para embalagemCompra a vista de 300kg de sacos plásticos para embalar parafusos e porcasTransferência para a produção de 10kg de sacos plásticosDepreciação da máquina de escrever do setor administrativoDepreciação das máquinas da fabricaPagto fretes de produtos vendidosPagto de juros de mora sobre duplicatasCompra de uma tela a óleo da pintora Sônia Geni2. Classifique os gastos adiante em Custos, Despesas, Perda ou Ativo e quando cabível , classifiqueainda em Direto ou Indireto e em Fixo ou Variável. Se mais de uma alternativa for válida, assinale todasou a(s) que considerar mais predominante(s).
AtivoPerdaDespesaCustoDiretoIndiretoFixoVarvel
Deterioração Embalagem- EnchenteTempo Pessoal emGreveCompra de Matéria - PrimaPessoal da Contab. GeralPessoal da Contab. CustosHonorários da AdministraçãoAquisição de EmbalagensConsumo de água industrialPessoal do FaturamentoAquisição MáquinasDeprec. Maq. ProduçãoConsumo de EnergiaMão-de-Obra DiretaCons.Combustivel Vculo de EntregaTelefone
Salário de pessoal administrativo, aluguel deinstalações não ligadas a área de produção, etc...

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
j2s4 liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Emanuel Dias liked this
Julie Rodrigues liked this
Leonardo Vianna liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->