Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
7Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
RESUMO HISTORIA PROVA MARÇO 2012

RESUMO HISTORIA PROVA MARÇO 2012

Ratings: (0)|Views: 2,091|Likes:
Published by kfmdf

More info:

categoriesTypes, School Work
Published by: kfmdf on Mar 23, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/16/2012

pdf

text

original

 
DEPOTISMO ESCLARECIDO
:O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada pelos Reis, no séculoXVII, como uma alternativa para a Monarquia Absolutista que estava em crise, devido àsidéias Iluministas. Até então, acreditava-se que o monarca era escolhido por Deus. Semserem questionados, os monarcas exerciam seu poder de forma centralizada, absoluta. Noentanto, desde o século XVII as ideias dos filósofos iluministas ganhavam espaço por toda aEuropa. O Iluminismo foi um movimento filosófico, político, social, econômico e cultural,que defendia o uso da razão sobre a visão teocêntrica que vigorou por toda a Idade Média.De acordo com a divisão da sociedade naquela época, pode-se dizer que o Iluminismo foi ummovimento iniciado pela burguesiaAlguns monarcas sofreram influências das idéias iluministas, e realizaram algumas reformasem seus reinos, reformas estas que contribuíram para o desenvolvimento de suas nações.Esses monarcas ficaram conhecidos como spotas Esclarecidos, ou seja, como ReisAbsolutos Iluminados.O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica daEuropa, era apoiada por princípios iluministas. Desenvolveu-se no leste europeu onde aeconomia ainda era atrasada e a burguesia era muito fraca ou inexistente. O despotismoesclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo. Argumentam quegovernam em nome da felicidade dos povos.Os principais déspotas esclarecidos foram:Frederico II: foi o principal déspota esclarecido prussiano onde reformou o sistema penal,aboliu as torturas praticadas por seu pai, fundou escolas promovendo a educação, incentivoua prodão cultural comercial e manufatureira, decretou a tolerância religiosa.Catarina II: estrangeira da Prússia assumiu a Rússia e construiu escolas, hospitais, reformoue modernizou cidades, racionalizou a administração pública e limitou a ação da igreja.José II: imperador da Germânia aboliu a servidão e a tortura, secularizou seus bens, fundouescolas, hospitais e asilos, concedeu liberdade de culto a toda crença religiosa, criouimpostos para o clero e a nobreza, limitou feriados e peregrinações, tornou a língua alemãcomo obrigatória.Marquês de Pombal - exemplo do Despotismo Esclarecido em Portugal: conde portuguêsque iniciou reformas administrativas econômicas e sociais desenvolveu o comércio colonial,isentou impostos para exportações, fundou o banco real, expulsou os jesuítas de Portugal,modernizou o exército.Muitas reformas promovidas pelos spotas esclarecidos tiveram vida curta. Amaioria foi anulada pelos seus sucessores.Os déspotas esclarecidos contribuíram para o desenvolvimento cultural de suasnações e adotaram um discurso paternalista.
O ILUMINISMO
 
História do Iluminismo, o pensamento no Século das Luzes, critica ao absolutismo, pensadores iluministas, Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Locke, Diderot e D'Alembert,idéias dos principais filósofos, filosofia e política nos séculos XVII e XVIII.Jean JacquesRousseau: um dos principais filósofos do iluminismo
Introdução
Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razãosobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde aIdade Média. Segundo os filósofosiluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que seencontrava a sociedade.
Os ideais iluministas
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racionaldeveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundoeles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
Século das Luzes
A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, ondeinfluenciou aRevolução Francesaatravés de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade.Também teve influência em outros movimentos sociais como naindependência das colônias inglesasna América do Norte e naInconfidência Mineira, ocorrida no Brasil. Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de umasociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por estarazão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas,contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.Os burgueses foram os principais interessados nestafilosofia, pois, apesar dodinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava naFrança, e, nestaforma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questõeseconômicas. No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade edo campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim doabsolutismo,foram tirados nãosó os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticasmercantilistasqueimpediam a expansão comercial para a classe burguesa.
Principais filósofos iluministas
Os principais filósofos do Iluminismo foram:John Locke(1632-1704), ele acreditavaque o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através doempirismo;Voltaire  (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerânciareligiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado
 
democrático que garanta igualdade para todos;Montesquieu(1689-1755), ele defendeu adivisão do poder político emLegislativo, Executivo e Judiciário; DenisDiderot(1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reuniaconhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
O Iluminismo
OIluminismofoi um movimento político-cultural que expressou as necessidades e anseiosda sociedade burguesa do século XVIII, o “século das luzes”. Movimento este quedenunciava erros e vícios do Antigo Regime, abrindo caminho para diversos movimentossociais.
Difundiu-se na França e na Inglaterra.
Iluminismo é um conjunto de idéias frontalmente opostas ao absolutismo dos reis eao misticismo religioso.
Principal Característica – 
valorização da ciência e da racionalidade como forma deeliminar a ignorância dos seres humanos acerca da natureza e da vida em sociedade.
Manifestou-se sobretudo no campo da filosofia, política, economia, arte e literatura.
 Na política, defendiam os direitos do indivíduo e no combate às arbitrariedades dosgovernos absolutistas.
Os principais filósofos iluministas franceses foram: Montesquieu, Voltaire eRousseau.
INDEPENDÊNCIA DOS EUA,INCONFIDÊNCIA MINEIRAE AREVOLUÇÃO FRANCESAFORAM INFLUENCIADOS PELAS IDÉIASILUMINISTAS.A RAZÃO EM PRIMEIRO LUGAR 
Os iluministas eram genericamente chamados de filósofos.As atividades econômicas ligadas aos princípios mercantilistas se projetavam aos burgueses,comerciantes, banqueiros e homens de negócio em geral.Os reis, nobres e os integrantes do clero ainda detinham o prestigio e o poder político, emuma organização social justificada pela vontade divina.O Iluminismo é uma das manifestações que exercem mais profunda influência no pensamento e nas ações da humanidade.Os conceitos fundamentais do Iluminismo são:
Razão é o único guia infalível da sabedoria.
O Universo é uma máquina governada por leis uniformes e inflexíveis (não se achasubmetida de modo algum, a milagres ou outras formas de interferência divina).
A melhor estrutura da sociedade é a mais simples e a mais natural. A vida do “bomselvagem” é preferível à do homem civilizado com suas convenções artificiais eantiquadas que somente servem para perpetuar a tirania do clero e dos governantes.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->