Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Aulas De agricultura geral

Aulas De agricultura geral

Ratings: (0)|Views: 853 |Likes:

More info:

Published by: Domingos Chissapa Watela on Mar 26, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/26/2013

pdf

text

original

 
AGRICULTURA GERAL
Tema I
Sumário
Introdução
: Considerações Preliminares. Definição Agricultura geral.Seu carácter. A Agricultura como industria.Formas de organização. Relações com outras Fitotecnias. Conceito daDisciplina. Finalidade do seu estudo. Relações com outras disciplinas.Esta Disciplina (Agricultura Geral) (Fitotecnia): Tem como objecto fundamental, aintegração por parte dos alunos dos conhecimentos adquiridos em todas as ciências básicas e as básicas-especificas, ou seja é uma disciplina muito importante na criação deforma sólida da base técnico-cientifica para um Eng.º Agrónomo.
Introdução ao estudo da Fitotecnia:
A Fitotecnia Geral faz parte do currículo de Agronomia, como uma disciplina básica naformação de profissionais capazes de estabelecer e aplicar os métodos científicos em quese baseia a produção Agrícola.Como actividade essencial, a sua função especifica consiste em utilizar os conhecimentosaportados pelas ciências auxiliares e sobre elas estabelecer técnicas que nos permitammanejar os complexos factores que intervêm no crescimento e desenvolvimento das plantas.
Definição de Agricultura:
Do latim Ager= Campo +culturaComo Definão geral e segundo a etimologia da palavra podemos dizer que é acultivação do campo. Mas a etimologia da palavra não dá um cabal significado do pontode vista técnico- científico, ou seja o significado resulta incompleto. Sendo assim e comoconceito mais abarcador definiremos da seguinte forma:
A agricultura
: é o conjunto das actividades que se exercem no solo, com técnicas maisavançadas, com o objecto de produzir vegetais e animais.
Seu caracter
: O seu caracter é enciclopédico, já que para lograr os seus objectivos na pratica, necessita do auxilio de outras ciências puras como as matemáticasque delas emprega os princípios que regem as forças sempre activas da natureza(cálculos, leis, etc.) e das ciências tecnológicas das que utiliza as formas decombinar os princípios das ciências puras para conseguir um determinadofim.
Dentro das ciências fundamentais temos
:a)Ciências Biológicas (Botânica, Microbiologia, Genética, etc.) b)A Mesologia e a Ecologia.c)A Edafologia.1
 
d)A Fisiologia Vegetal.e)A Mecanizão Agrícola.
Do ponto de vista do seu uso, podemos considerar de 3 formas distintas
.
Como arte para o agricultor que realiza as actividades sem necessidade de muitosconhecimentos prévios; porque predomina a experiência pratica que se manifesta numalto grau de empirismo.
Como técnica, para o técnico que supervisiona a execução das operações e para tal possui conhecimentos médios.
Como ciência, que orienta a forma de execução das operações e se baseia em métodoscientíficos, tendo um caracter criador, pois mediante a experimentação, pode apresentar asoperações ou criar normas técnicas mais avançadas.
Agricultura como industria
: Podemos considerar a agricultura como industria porque talcomo a esta (a Industria) intervêm factores similares tais como marias primasconstituídas por: água, ar, terra, fertilizantes, etc., funcionando isto como um aparelhoelaborador das plantas e animais; e como energia que intervém neste processo, a luz e atemperatura ambiente. Como produto elaborado, as colheitas agrícolas e os produtos deorigem animal, e a semelhança do que ocorre na industria, ficam resíduos.
Formas de organização na agricultura
Ao considerarmos a agricultura como uma industria, podemos aplicar os mesmosmétodos de direcção das industrias como:a)O uso de computadores para a programação das actividades. b)A organização territorial (campos, típicos, lotes, etc.).c)Execução do trabalho (por normas, jornas etc.).d)Planificação de vias (escoamentos de e para os mercados).e)Planificação de construções de infra-estruturas, etc.Actualmente já existem formas de produção por complexos agro-industriais, que têmcomo fundamento integrar a produção do campo com a industrialização dos produtoscolhidos.
Conceito de fitotecnia
:De acordo com a etimologia da palavra, Phyton = Planta e Tecnia = Técnica.A fitotecnia é um ramo da ciência agrícola que tem por objectivo estudar e aplicar técnicas sobre as plantas e o solo com vista a lograr deles, o seu potencial ou o aumentoda produtividade.
Relação com outras Fitotecnias
A fitotecnia se divide em duas partes:-Fitotecnia Geral.-Fitotecnia especial.
Fitotecnia Geral
: é o estudo dos fundamentos gerais aplicados a todas as culturas.
Fitotecnia especial
: é o estudo particular e pormenorizado das plantas cultiváveis eespecialmente as de maior importância económica, assim como as suas exigências e peculiaridades. 2
 
Ex: Horticultura: cultivo de tomates, cebola, alho, etc. raízes e tubérculos: Mandioca, batata rena, batata doce.Cereais: Milho, arroz, trigo.Citrinos e outras fruteiras: Laranjeira, Toranjeira, Tangerineira, Limoeiro.Culturas industriais: Tabaco, Sisal, Algodão, etc.
Relação com outras ciências
A fitotecnia tem relação com varias ciências. Ex: Define as formas ou métodos deaplicação dos adubos (agro-química), fitofarmacos (fitopatologia), combate as ervasindesejáveis (daninhas) (protecção de plantas), labores de preparação do solo, paraeliminar pragas (entomologia), etc.
Tema II
Tema II: Fundamento da produção Agrícolaa)Generalidades. b)A planta como elemento de produção.c)Factores que afectam a produção Agrícola- Factores edáficos
O relevo
Propriedades Físicas do solo
Fertilidade do solo
Biologia do solo- Factores climáticos
Luz
Temperatura
Humidade atmosférica e do solo
-
Factores biológicos
O homem
Os animais superiores
Os microorganismos
As plantas.d)Factores favoráveis e Factores limitantes.e)Esboço das zonas agrícolas de Angola.Fundamento cientifico da produção agrícola:A tarefa principal da agricultura consiste na produção de produtos de alta qualidade para asatisfação das necessidades cada vez mais crescentes da população, em alimentos e emdistintas matérias primas para a indústria.A planta como elemento de produção3

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
olmardaniel liked this
Jodean Seehan liked this
Fábio Serafim liked this
Mobinasse liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->