Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
5Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
RESUMOS CURRÍCULOS, PROGRAMAS E PLANEJAMENTO ED.

RESUMOS CURRÍCULOS, PROGRAMAS E PLANEJAMENTO ED.

Ratings: (0)|Views: 2,884|Likes:
Published by Vanessa Cristina

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Vanessa Cristina on Mar 27, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/17/2013

pdf

text

original

 
RESUMO CURRÍCULOS, PROGRAMAS E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
 –
UNIDADE 1Profa. Renata Viana de Barros ThoméO que se entende por currículo?
Do ponto de vista etimológico, o termo
“currículo” –
 
Scurrere 
(do latim)
 –
 significa carreira.Refere-se, portanto, a curso, à carreira, aum percurso que deve ser realizado.É utilizado para designar um planoestruturado de estudos, pela primeiravez em 1633, no Oxford
English Dictionary 
.
A dicionarização do currículo
Inserido no campo pedagógico, o termopassou por diversas definições ao longoda história da educação.Tradicionalmente, o currículo significouuma relação de matérias/disciplinas comseu corpo de conhecimento organizadoem uma sequência lógica, com orespectivo tempo de cada uma (matrizcurricular).
Portanto, o currículo diz respeito
“Conjunto de conteúdos cognitivos e
 simbólicos (saberes, competências,representações, valores) transmitidos (demodo explícito ou implícito) nas práticaspedagógicas e nas situações deescolarização, isto é, tudo aquilo a quepoderíamos chamar de dimensão cultural e
cognitiva da educação escolar.”
 (FORQUIM, 2000, in Libâneo, p. 155)
Currículo escolar
De acordo com o dicionário Houaiss daLíngua Portuguesa (2005), currículo é
definido como “programaç
ão de um
curso ou de matéria a ser examinada”.
 Conjunto de disciplinas sobre umdeterminado curso ou programa deensino.A trajetória de um indivíduo para o seuaperfeiçoamento profissional.
O que representa o currículo escolar?
Reflete todas as experiências em termosde conhecimento que sãoproporcionados aos alunos de umdeterminado curso.Representa a caminhada que o aluno oua aluna faz ao longo de seus estudos,implicando tanto conteúdos quantoatividades realizadas sob a tutela daescola
.Quem define o currículo escolar?
Um currículo pode ser definido por umaRede de Ensino para todas as suasescolas.Por uma escola em particular.Um currículo pode ser definido também apartir dos livros didáticos adotados paracada série escolar.Pode ser definido também a partir deDiretrizes Nacionais.
 
A dinâmica do currículo no Brasil
Não existe no país um currículo único.Os Parâmetros Curriculares Nacionaissugerem uma forma de definição dasdisciplinas e distribuição dos conteúdosentre os componentes curricularespropostos.Questionamentos sobre os PCNs.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Os PCNs são referenciais de qualidade,elaborados pelo Governo Federal em1996.Essas diretrizes são voltadas para aestruturação e a reestruturação doscurrículos escolares de todo o Brasil.O objetivo principal dos PCNs épadronizar o ensino no país.Estabelece pilares para guiar a educaçãoformal e a própria relação escolasociedadeno cotidiano.
Dinâmica dos PCNs
Divididos em disciplinas, os parâmetrosabrangem:práticas de organização de conteúdo;formas de abordagem das matérias comos alunos;a aplicação prática das lições ensinadas;a melhor conduta a ser adotada peloseducadores em situações diversas.
Abrangência e efetividade dos PCNs
Os PCNs são obrigatórios?Será que os PCNs chegam a todas assalas de aula?Os professores mais antigos conhecemos PCNs?
Críticas aos PCNs
As críticas às primeiras versões dos PCNsforam produzidas de forma articulada às jádesenvolvidas por curriculistas de outrospaíses, analisando as própriasexperiências.Foram frequentes as referências aostrabalhos de Michael Apple e GimenoSacristán sobre as reformas curricularesem curso, respectivamente, nos EstadosUnidos e na Espanha.Os dois autores não se opunham aocurrículo nacional em si, mas defendiamque, sob outra direção política, o currículonacional poderia atuar em umaperspectiva emancipatória.
Interatividade 1
A definição mais abrangente de currículo nosentido educacional, utilizada no campo deinvestigação chamado de teoria do currículo,seria:a) Programação de um curso ou uma matériaa ser examinada.b) Conjunto de disciplinas sobre umdeterminado curso ou programa de ensino.c) A trajetória de um indivíduo para o seuaperfeiçoamento profissional.d) Um caminho.
 
e) Tudo aquilo que poderíamos chamar dedimensão cultural e cognitiva daeducação escolar.
Teorias de currículo
Se percorrermos, historicamente, a teoriacurricular, podemos analisar o currículoescolar a partir de dois grandes eixos:As concepções tradicionais ouconservadoras e as concepções críticas.Com origem nos Estados Unidos, tantoas visões conservadoras como ascríticas influenciaram sobremaneira ocampo no Brasil.
Contexto socioeconômico da época nos Estados Unidos
Os movimentos migratórios e o amploprocesso de industrialização gerou anecessidade de mais escolarização, oque repercutiu diretamente noscurrículos.Surgimento do campo de estudos docurrículo: com a institucionalização daeducação de massas.Informações retiradas da obra(BOBBITT,
The Curriculum 
, 1918)
Teoria tradicional
As teorias tradicionais do currículoabordam aspectos relacionados ao(à):ensino;aprendizagem;avaliação;metodologia;didática;organização;planejamento;eficiência;objetivo.
Currículo tradicional
O modelo institucional dessa concepçãode currículo é a fábrica.
 A inspiração “teórica” é a
 
“administração científica” de Taylor 
 (alunos vistos como produtos defábrica).Procedimentos e métodos com vistas aalcançar resultados que pudessem sermedidos.Eficiência e efetividade ecompetitividade.
Disseminação do currículo tradicional
No Brasil, a influência americana nocampo do currículo é marcante.Ralph Tyler (1949) consolida os estudossobre currículo na perspectiva deorganização e desenvolvimento e lheatribui uma questão técnica.
O currículo tradicional no Brasil
Currículo e organização: cabe aosespecialistas levantar as habilidades aserem desenvolvidas e elaborar osinstrumentos de medição das mesmas.Visão predominante até os anos 1980.Portanto, as finalidades da educação são

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->