Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
19Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Redes Completa

Redes Completa

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 1,775|Likes:
Published by assis_101931
Porque ligar micros em rede? A partir do momento em que passamos a usar de um micro, seja dentro de uma empresa ou mesmo em casa, fatalmente surge a necessidade de transferir arquivos.
Porque ligar micros em rede? A partir do momento em que passamos a usar de um micro, seja dentro de uma empresa ou mesmo em casa, fatalmente surge a necessidade de transferir arquivos.

More info:

Published by: assis_101931 on Dec 08, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/13/2011

pdf

text

original

 
 
Redes
Autor:
Ápio Carnielo e Silva
 
Redes - CompletoPorque ligar micros em rede?
A partir do momento em que passamos a usar mais de um micro, seja dentro de uma empresa,escritório, ou mesmo em casa, fatalmente surge a necessidade de transferir arquivos eprogramas, compartilhar a conexão com a Internet e compartilhar periféricos de uso comumentre os micros. Certamente, comprar uma impressora, um modem e um drive de CD-ROMpara cada micro e ainda por cima, usar disquetes, ou mesmo CDs gravados para trocararquivos, não é a maneira mais produtiva, nem a mais barata de se fazer isso.A melhor solução na grande maioria dos casos é também a mais simples: ligar todos osmicros em rede. Montar e manter uma rede funcionando, tem se tornado cada vez mais fácil ebarato. Cada placa de rede custa apartir de 35 reais, um Hub simples, 10/10 pode serencontrado por 100 reais, ou até um pouco menos, enquanto 10 metros de cabo de partrançado não custam mais do que 6 ou 8 reais.Se você mesmo for fazer o trabalho, ligar 10 micros em rede, custaria entre 500 e 800 reais,usando cabos de par trançado e um hub e placas 10/100 em todos os micros.Com a rede funcionando, você poderá compartilhar e transferir arquivos, compartilhar aconexão com a Internet, assim como compartilhar impressoras, CD-ROMs e outrosperiféricos, melhorar a comunicação entre os usuários da rede através de um sistema demensagens ou de uma agenda de grupo, jogar jogos em rede, entre várias outraspossibilidades.
Compartilhando arquivos
Num grupo onde várias pessoas necessitem trabalhar nos mesmos arquivos (dentro deum escritório de arquitetura, por exemplo, onde normalmente várias pessoas trabalham nomesmo desenho), seria muito útil centralizar os arquivos em um só lugar, pois assim teríamosapenas uma versão do arquivo circulando pela rede e ao abri-lo, os usuários estariam sempretrabalhando com a versão mais recente.Centralizar e compartilhar arquivos também permite economizar espaço em disco, já que aoinvés de termos uma cópia do arquivo em cada máquina, teríamos uma única cópialocalizada no servidor de arquivos. Com todos os arquivos no mesmo local, manter umbackup de tudo também torna-se muito mais simples.Simplesmente ligar os micros em rede, não significa que todos terão acesso a todos osarquivos de todos os micros; apenas arquivos que tenham sido compartilhados, poderão seracessados. E se por acaso apenas algumas pessoas devam ter acesso, ou permissão paraalterar o arquivo, basta protegê-lo com uma senha (caso esteja sendo usado o Windows95/98) ou estabelecer permissões de acesso, configurando exatamente o que cadausuário poderá fazer (caso esteja usando Windows 2000, XP, Linux, Netware, ou outrosistema com este recurso).Além de arquivos individuais, é possível compartilhar pastas ou mesmo, uma unidade dedisco inteira, sempre com o recurso de estabelecer senhas e permissões de acesso.
 
 
Placas de Rede
A placa de rede é o hardware que permite aos micros conversarem entre sí através da rede.Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquiteturade rede exige um tipo específico de placa de rede; você jamais poderá usar uma placa de redeToken Ring em uma rede Ethernet, pois ela simplesmente não conseguirá comunicar-se comas demais.Além da arquitetura usada, as placas de rede à venda no mercado diferenciam-se também pelataxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado.Quanto à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 mbps e 100 mbps e placas TokenRing de 4 mbps e 16 mbps. Como vimos na trecho anterior, devemos utilizar cabos adequadosà velocidade da placa de rede. Usando placas Ethernet de 10 mbps por exemplo, devemosutilizar cabos de par trançado de categoria 3 ou 5, ou então cabos coaxiais. Usando umaplacas de 100 mbps o requisito mínimo a nível de cabeamento são cabos de par trançadoblindados nível 5.No caso de redes Token Ring, os requisitos são cabos de par trançado categoria 2(recomendável o uso de cabos categoria 3) para placas de rede de 4 Mbps, e cabos depar trançado blindado categoria 4 para placas de 16 mbps. Devido às exigência de umatopologia em estrela das redes Token Ring, nenhuma placa de rede Token Ring suporta o usode cabos coaxiais.Cabos diferentes exigem encaixes diferentes na placa de rede. O mais comum em placasEthernet, é a existência de dois encaixes, uma para cabos de par trançado e outro paracabos coaxiais. Muitas placas mais antigas, também trazem encaixes para caboscoaxiais do tipo grosso(10Base5), conector com um encaixe bastante parecido com o conector para joysticks daplaca de som.Placas que trazem encaixes para mais de um tipo de cabo são chamadas placascombo. A existência de 2 ou 3 conectores serve apenas para assegurar acompatibilidade da placa com vários cabos de rede diferentes. Naturalmente, você só poderáutilizar um conector de cada vez.
Placa combo
 
As placas de rede que suportam cabos de fibra óptica, são uma exceção, pois possuemencaixes apenas para cabos de fibra. Estas placas também são bem mais caras, de 5 a 8 vezesmais do que as placas convencionais por causa do CODEC, o circuito que converte osimpulsos elétricos recebidos em luz e vice-versa que ainda é extremamente caro.

Activity (19)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
MCMLOX added this note
É muito bom mais quero baixar esta materia de rede
MCMLOX liked this
vander39 liked this
ivankansas liked this
k33p3r liked this
k33p3r liked this
vinimoll liked this
candida_joao4433 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->