Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Segurança alimentar (3)

Segurança alimentar (3)

Ratings: (0)|Views: 5|Likes:
Published by Paulo Nascimento

More info:

Published by: Paulo Nascimento on Mar 30, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/05/2014

pdf

text

original

 
75
30 • Vegetaisfolhosos locais
Introdução
Os vegetais folhosos locais incluem váriasespécies que crescem de forma selvagem ousão parcialmente cultivados. Outros são es-pécies cultivadas principalmente pelas suasvagens, frutos, raízes ou tubérculos, mascujas folhas são usadas como vegetais.A maioria da população rural na Zâmbiautiliza os vegetais tradicionais como condi-mento. Num inquérito rural, descobriu-seque entre 50 a 95 % das habitações usamos vegetais tradicionais. A diversidade dosvegetais tradicionais assegura a variedadeda dieta e ajuda a garantir a segurançaalimentar. Mais de 175 espécies diferentesforam documentadas como vegetais locaisna Zâmbia.As principais espécies são amaranto,musambe, juta vermelha, batata doce, man-dioca e várias plantas da família do pepinoe do melão.
Amaranto
“Espinafre africano” (
 Amaranthus spp.
)Botswana: ThepeNamíbia: EkwakwaZâmbia: BonkoZimbabwe: Mova, Imbuya
Descrição
O amaranto é uma erva anual que cresceerecta e atinge até 60 cm de altura. As folhassão ovais, verde-escuras e têm 2-4 cm decomprimento. As folhas têm muitas vezes
um círculo escuro característico. As oressão muito pequenas e cam perto do caule.
A parte inferior das plantas mais jovens temmuitas vezesmanchas púr-puras, o que fazcom que toda aplanta pareçavermelha.As várias es-pécies de ama-ranto encon-tram-se em es-tado selvagemou como ervasdaninhas nos campos.
Cultivo
As sementes levam 4-6 dias para brotar. Po-dem ser podadas com duas semanas quandofor necessário. Assim que se estabeleça,
o amaranto pode suprimir ecazmente a
maioria das ervas daninhas e é muito tol-erante à seca.Até à data, não foram observadas pragas ou
doenças signicativas nesta planta.
A colheita da semente é muito fácil paraesta espécie, bastando puxar num sentidoascendente ao longo do caule quando assementes estão maduras.
Uso
A colheita de folhas e rebentos começacerca de um mês após a sementeira - ou2-3 semanas após as primeiras chuvas - e
termina com o orescimento. A apanha das
folhas estimula o crescimento.Rebentos e folhas tenras são comidas damesma forma que espinafre ou junto comrefeições de sorgo ou milho para fazermingau. As folhas cozinhadas podem sercomidas com leite e pode-se adicionar salou óleo. As folhas podem ser secadas eguardadas para uso posterior.Também pode ser usado como forragempara gado de pequeno porte.
Comida 30 - Vegetais folhosos locais
 Amaranto- muitocomumem África
 
40 Acções do Movimento GAIA
76
Importância
As folhas são umafonte de proteínae vitaminas A e C.Também são ricasem minerais, cálcio,potássio e ferro.O amaranto é umacolheita fácil de prop-agar, já que produzsementes abundan-tes.É um vegetal pronta-mente disponível naestação das chuvas,quando os outrosvegetais se tornamescassos.
Musambe
(
Cleome gynandra
)Botswana: LothueNamíbia: OmbidiZâmbia: ShungwaZimbabwe: Nyevhe, Elude
Descrição
O musambe é uma erva anual que podecrescer até aos 60 cm. As folhas mais vel-has dividem-se em cinco partes (como uma
mão) e a planta é fácil de identicar pelassuas ores brancas.
O fruto é uma cáp-sula de 8-10 cm decomprimento. Abre-se quando está ma-duro e espalha a se-mente.O musambe cresceem muitos lugares etambém como umaerva daninha em ter-ras aráveis ou comouma espécie semi-cultivada. As primeirasfolhas estão prontas para comer 4-6 se-manas após as primeiras chuvas. É melhor
quando as ores ainda não se desenvolv
-eram, mas quando os topos mais jovenspodem ainda ser usados.
Cultivo
O musambe é uma espécie promissora paracultivo. A planta produz muitas folhas eencontra-se em grande número na maioriados campos e jardins.Em plantações, a poda é feita 4 semanasdepois da sementeira quando a densidadeé grande. A capinação pode ser feita noinício do crescimento para encorajar ocrescimento vigoroso, o que é aconselhávelpara reduzir o sabor amargo das folhas,tornando-as mais saborosas.A apanha das folhas e rebentos começana sexta semana após a sementeira. Aapanha das folhas também estimula ocrescimento.Algumas pragas, incluindo besouros ehemípteros, atacam a colheita. O seu con-trole inclui a pulverização com cinzas.A colheita das sementes é muito fácil paraesta espécie, basta apenas recolher e secarao ar as cápsulas maduras.
Uso
As folhas frescas e rebentos tenros sãocozidos ou cortados e misturados comfarinha de amendoim e outros ingredientespara produzir um saboroso condimento.A preservação das folhas é feita por escalda-mento e posterior secagem ao sol.
As folhas e os brotos das ores são lavados
e fervidos em água com um pouco de sal.Geralmente é necessário um período decozedura relativamente longo (2 horas),para remover o sabor amargo. Para asecagem, as folhas fervidas são transfor-madas em pequenas bolas e colocadas aosol. Para reconstituir o material seco, que
pode ser armazenado indenidamente, este
é mergulhado em água e depois preparadode forma habitual.
Folhas efruto domusambe
 A or do
musambe
 
77
Importância
As folhas são ricas em vitaminas A e C econtêm cálcio e ferro.
 Juta vermelha
(
Corchorus spp.
)Zâmbia: DeleleZimbabwe: Nyenje, Idelele, Derere
Descrição
A planta é uma erva erecta anual, com cauleangular, ramos sem pelugem e folhas commargens dentadas.A colheita começa quando as plantas têm20-30 cm de altura. A produção de folhasaumenta com a remoção do broto terminal.A colheita pode continuar até 3 meses.A juta vermelha quase desaparece na
estação fria, depois de orescer e criar
sementes. Este vegetal é particularmenteimportante porque surge numa altura emque há escassez de colza e outros vegetaisfolhosos.
Cultivo
A juta vermelha abunda na Zâmbia, masencontra-se principalmente em áreas querecebem menos de 1000 mm de água dechuva por ano. Duas espécies diferentescrescem naturalmente e também como aservas daninhas em terras cultivadas.A planta cresce e é recolhida na estaçãodas chuvas, embora também seja comumdurante os meses de Verão em campos ir-rigados. Os aldeões tendem a proteger as jutas vermelhas que crescem como ervasdaninhas em campos cultivados.Nenhuma praga ou doença de relevo foireportada até à data. 
Uso
Os rebentos tenros e frescos são mistura-dos com soda e sal e são cozinhados paraproduzir um condimento de consistênciaviscosa e escorregadia. As folhas frescas sãosecadas ao sol, tanto inteiras como amassa-das, para se preservarem para uso futuro. Éprática comum que asplantas inteiras sejamsecadas na sombra eas folhas removidasmais tarde.
Importância
As folhas frescas sãouma fonte de vitami-nas A e C. Este é umvegetal local popularnas áreas rurais. Apropriedade viscosado preparado fazcom que seja fácilmisturá-lo com nshi-ma/sadza (mingau demilho).
Beringela africana
(
Solanum macrocarpon, S. aethiopicum
)Zâmbia: Impwa, ZhiloZimbabwe: Musungusungu (umsobo)
Descrição
As beringelas africanas são herbáceas ro-bustas, anuais ou perenes
Cultivo
Os plantadores nas aldeias recolhem assementes da colheita anterior. A extracçãodas sementes envolve a fermentação dosfrutos maduros cortados longitudinalmentepara facilitar a separação da polpa. A fer-mentação é feita pela imersão do frutoem água durante 2-3 dias. As sementessão retiradas à mão, espremendo o fruto.As sementes são depois secadas ao sol earmazenadas em cabaças para a plantaçãoda próxima estação. De acordo com estesistema de cultivo, a semente é semeadaperto de quintas, em plantações individuaisou misturadas com outras espécies vegetaistradicionais.As plantas novas também podem ser cul-tivadas em leitos de crescimento e trans-plantadas posteriormente. O cultivo é feito
Comida 30 - Vegetais folhosos locais
 Jutavermelha- folhasnutritivasquandotem escas-sez

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->