Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Meditaçao Xamanica

Meditaçao Xamanica

Ratings: (0)|Views: 888|Likes:
Published by Quellen

More info:

Published by: Quellen on Dec 11, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
Meditação xamânica
Nota introdutória:
Jacobo Grinberg-Zylberbaum é um dos mais controvertidos cientistas mexicanos,professor da Universidade Nacional Autônoma do México. Estudou o cérebro de vários xamãs, e desenvolveualgumas teorias, partindo do princípio de que estamos todos interligados, e que os processos de cura dosxamãs se dão porque eles conseguem acessar uma espécie de "matriz informacional" e mudá-la alterando arealidade.Foi ajudante de Doña Pachita, uma curandeira cega, conhecida pelo nome de Barbara Guerrero, que quando jovem foi cantora de cabaret, vendedora de tickets de loteria e lutou ao lado de Pancho Villa. Pachita, emtranse, dizia receber o espírito de Cuahutemoc, sobrinho do governante asteca Montezuma, e realizavapráticas cirúrgicas. Trabalhou e observou vários outros xamãs mexicanos, entre eles Don Panchito deYucatan e Don Lucio de Morelos. Teve relações estreitas com Carlos Castaneda e seu grupo. Sumiumisteriosamente durante uma viagem ao Nepal. Nunca mais foi visto desde dezembro de 1994 .MenkaikáExiste uma grande quantidade de técnicas de meditação utilizadas pelos xamãs mexicanos. Cada linhagemde xamãs pratica técnicas específicas que têm sua origem em períodos remotos.Os xamãs mexicanos utilizam estas técnicas de meditação para purificarem-se e se prepararem para seustrabalhos de cura ou em seus trabalhos como psicólogos autóctones. A seguir, explica-se algumas dessastécnicas de meditação tal e como as usam os xamãs referidos no texto.
Meditação Olmeca
Os Olmecas foram um povo altamente desenvolvido que acreditavam que o verdadeiro significado daexistência consistia em participar, propiciando a manutenção e o desenvolvimento da ordem Cósmica.Existem evidências que indicam que os Olmecas desenvolveram sistemas meditativos cujas instruções seencontram gravadas nas grandes estátuas de pedra que esculpiram. Possivelmente, eles foram osoriginadores do xamanismo no México, cujos representantes, todavia existem.A meditação Olmeca implica em um manejo corporal muito interessante no qual se tem um efeito vitalizador,de rejuvenescimento e de manutenção de um estado de saúde ótimo. De fato, se diz que a meditaçãoOlmeca se praticada de forma constante durante cinco anos, seu efeito é o de manter, em formapermanente, a juventude.Para praticar a meditação Olmeca, se utiliza a postura sentada, com as costas retas. O meditador começafixando a atenção do seu corpo, concentrando-se primeiro em sua coluna vertebral. Visualiza esta última eimagina uma luz, ou energia que gira ao redor da coluna, em direção contrária ao dos ponteiros do relógio,ou seja, para a esquerda. Este giro se realiza por toda coluna, desde sua base até sua inserção no crânio. Ogiro se faz envolta da coluna de cima para baixo, de baixo para cima, até estendê-lo por toda a extensão damesma. Na medida em que o giro exterior continua, tenta-se penetrar na coluna vertebral fazendo-a girarpara a esquerda - mas em seu interior.Se o meditador tem êxito, logo notará que toda sua coluna vertebral manifesta um giro sustentado para aesquerda em toda sua extensão e longitude. Quando se alcança isto, então a atenção se fixa no cérebro,também o fazendo girar para a esquerda. O giro cerebral se inicia com uma estratégia similar à utilizada nacoluna vertebral; ou seja, primeiro o meditador visualiza uma luz ou energia que rodeia o cérebro girandopara a esquerda e pouco a pouco faz o giro penetrar até o interior da massa cerebral, até que cubra todaela, em cada uma de suas partes, gire para a esquerda.Mais adiante, utilizando um procedimento similar, se atende a cada órgão do corpo: coração, pulmões,estômago, intestinos, órgãos genitais, etc, e os faz girar para a esquerda.Por último, o giro se estende para as pernas, bros, rax e, geralmente, a todo o corpo.Não existe limite de tempo para manter o giro para a esquerda, ainda que se recomende dois períodos degiro de vinte minutos cada um, como mínimo suficiente para começar a sentir os benefícios derivados destaprática.
Meditação Yaqui
Um dos legados xamânicos mais interessantes é a técnica de equilíbrio entre o lado esquerdo e o direito

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
vandam1 liked this
mikvirtuoso242 liked this
MitchelSP liked this
MUAYTHAI13 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->