Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
9Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pesquisa - Caracteristicas Desenho Infantil - Expressão Plástica

Pesquisa - Caracteristicas Desenho Infantil - Expressão Plástica

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 12,606|Likes:
Published by fabio

More info:

Published by: fabio on Dec 12, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

01/03/2013

pdf

text

original

 
As Características do Desenho InfantilPor : Roberto Villani
Embora o desenho infantil sofra influências do meio ambiente no qualVive a criança, criando às vezes maiores ou menores divergências entre aidade cronológica e a idade gráfica, as características mais típicas e formaisdo traçado da criança continuam as mesmas. Assim, encontraremos poucasdiferenças individuais nos tipos e “técnicas” usados pelos pequenos no quediz respeito ao desenho infantil.Catalogamos, então, as características mais marcantes:
1 – A Transparência
Principalmente na Etapa do RealismoLógico, a transparência faz-senotar em quase todos os desenhosinfantis. Se não aparece de maneiraclara, objectiva, ocorre sutilmente, quaseimperceptível.A razão dessa característica prende-se aofato de que toda criança, noperíodo em que ocorre o que chamamos de realismo lógico, preocupa-semuito com o modelo interno das coisas que desenha, o que nos leva aconsiderar efetivamente que ela, a criança, desenha muito mais o que pensae muito menos o que vê.Através dessa característica, podemos ver o que ocorre dentro de umacasa, por exemplo, com suas paredes transparentes. Mesmo os móveis quese encontram no interior dessa casa desenhada, sendo transparentes, põemà nossa visão os objetos ali guardados.Conforme opinião dos estudiosos no assunto, a transparência é a fase maisinteressante do desenho infantil, considerando-se como o apogeu dalinguagem gráfica da criança.
2 – O Rebatimento
Podemos considerar orebatimento como a superposição deuma figura sobre um plano, pomovimento de rotação em torno de umeixo imaginário.Trata-se de um fenômeno deperspectiva, quando a criança, libertadas conveões cnicas, rebateimagens que estão num plano vertical para ohorizontal, ou vice-versa.Evidentemente, essa “técnica” arbitraria de perspectiva é a soluçãoencontrada pela criança no sentido de oferecer, ao seu desenho, maiorespossibilidades de detalhamento. A criança, através do rebatimento, oferece ásua arte maior soma de pormenores funcionais.
3 – O Sincretismo
1
 
O Sincretismo espacial, muito comum em todas as atividades infantis é outradas características mais interessantes no desenho infantil. Obviamenteatravés do Sincretismo, todas as coisas podem ser fundidas num mesmoespaço outra atitude arbitrária da imaginação infantil.Trata-se evidentemente, do fenômeno da condensação, através do qualcenas, objetos, situações etc, são amalgamadas em torno de uma idéiaprincipal, dando-nos a impressão de uma verdadeira “ anarquia gráfica” euma acentuada falta de lógica. Contudo, devemos levar em consideração, naanálise do desenho infantil, a mentalidade Sincrética da infância.
4 – A Sobreposição
Desconhecendo a terceira dimensão, a criança através de seus desenhos,não demonstra os valores de espaço, de volume e da perspectiva. Análogoaos primitivos, os desenhos da crianças aparecem soltos no espaços, unssobre os outros, dando-nos a impressão de que estão todos num mesmoplano, sem os sentidos de afastamento ou aproximação.
4 – Pormenores Funcionais
2

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Rafaela Mota liked this
Sandrina Pereira liked this
barbelzinha liked this
valkyrjakiel liked this
ger_scribd liked this
diana_carreira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->