Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
9Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Adolescencia

Adolescencia

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 17,380|Likes:
Published by Xanatram2997

More info:

Published by: Xanatram2997 on Dec 12, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/03/2012

pdf

text

original

 
A adolescência é uma extraordinária etapa na vida detodas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a suaidentidade e define a sua personalidade.A adolescência é uma época de imaturidade em buscade maturidade. Mas... como é difícil para os paiseste novo período na educação dos filhos! Noadolescente, nada é estável nem definitivo, porque seencontra numa época de mudanças.Vejamos, pois, em que consiste a adolescência e o queé a maturidade; quais são as mudanças que osadolescentes costumam sofrer, bem como as fasespelas quais vão passando, para podermos ter atitudespositivas que favoreçam a superação dessa crise.
 
Mudanças na adolescência:
A adolescência nas jovens começa por volta dos 11 anos de
 
idade e vai até os16. Nos rapazes, o período correspondente vai dos 13 aos 18 anos de idade.Depois os 14 anos aproximadamente, os rapazes são, em geral, mais pesadose altos que as raparigas.Nos rapazes, as alterações físicas que fazem parte da adolescência são oaumento dos órgãos genitais, o aparecimento de pêlos púbicos, na face e nasaxilas, e a voz torna-se mais grave. Nas raparigas, as mamas crescem,surgem pêlos púbicos e também nas axilas, e tem então início a menstruação.A maioria dos adolescentes torna-se fértil 2 a 3 anos após a puberdade.As alterações hormonais despertam sentimentos sexuais e o namoronormalmente começa na metade da adolescência. As alterações hormonaistambém respondem pelo mau humor conhecido dos adolescentes.Reacções contra a autoridade são comuns: o jovem neste períodofrequentemente experimenta o desejo de expressar sua própria personalidade,formar um carácter definido e provar o máximo de sensações possíveis.O uso de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas também podem representaruma forma de determinar independência. Mas a vontade de passar por novasexperiências pode, em alguns casos, levar a problemas maiores.Deve-se manter diálogo abordando os riscos do uso de cigarro, a segurança aodirigir automóveis, o alcoolismo, o uso de drogas ilícitas e a sexualidade. Estainformação é melhor fornecida por um pai ou mãe ou alguém com quem oadolescente tenha uma relação emocionalmente estável.Os adolescentes sofrem uma pressão considerável de seu próprio grupo. Oprocesso de maturação do corpo em direcção à maturidade física também podecausar algumdesconforto e embaraço. Os pais podem ajudar transmitindo compreensão,simpatia, conselhos e discussões sobre todos os problemas fisiológicos epsicológicos que acompanham este período da vida. Os adolescentes que levammais tempo para amadurecer, especialmente os rapazes, têm tendência a umaauto-estima menor que aqueles que amadurecem precocemente ou em umaidade média.
 
 
Sexualidade na adolescência:
Quando se está preparado para ter relações sexuais?Não existe altura certa para se estar preparado para iniciar avida sexual.Em termos físicos a idade aconselhável para se iniciar a vidasexual é a partir dos 14 anos.
 
Pelos doPúbis
 
SexoMasculino
 
Sexo Feminino
1Pré-adolescenteNão existem. Testículos,escroto epénis domesmotamanho quena infância.Genitais epeito damesma forma etamanho quena infância.2Princípio daadolescênciaPeloscompridosligeiramenteencaracoladose um poucomais escuros,na base dopénis e aolargo doslábiosvaginais.Escrotoligeiramentemaior, peleavermelhadae mais"dura".Peito emamilos estãoligeiramenteelevados (fasedenascimento).Meio daadolescênciaPelo maisescuroencaracoladoe maiorquantidade,começa aformação dotriânguloinvertido(largo emO péniscresce e oescroto e ostestículosaumentam.Auréola emamilosaumentam eelevam-se. oslábios vaginaisaumentam e asecreçãovaginal torna-se ácida.

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Lisandra Furtado added this note|
Não gostei da maneira de ser falado o assunto e a maneira de usar o termo meninas "raparigas" e tem muitos assuntos que não deveria ser a "Adolescência" e sim orientação sexual, acho que misturaram os assuntos!
Gorete Barreto liked this
Lisandra Furtado liked this
DuarteNuno liked this
Joseph Romcoj liked this
santinha22 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->