Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
11Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resolução Exercícios de Vestibular Cap. 1 PVS 2012 STC JOSINEIA

Resolução Exercícios de Vestibular Cap. 1 PVS 2012 STC JOSINEIA

Ratings: (0)|Views: 3,504 |Likes:
Published by jaehfisica

More info:

Published by: jaehfisica on Apr 13, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/07/2013

pdf

text

original

 
Soluções dos Exercícios de Vestibular referentes ao Capítulo 1:1)
 
(UERJ, 2011) Uma máquina contém pequenas bolas de borracha de 10 coresdiferentes, sendo 10 bolas de cada cor. Ao inserir uma moeda na máquina, uma bola éexpelida ao acaso. Para garantir a retirada de 4 bolas de uma mesma cor, o menornúmero de moedas a serem inseridas na máquina corresponde a:Solução: Alternativa C.Há 10 cores diferentes sendo 10 bolas de cada cor, isto é, há 100 bolas na máquina. Napior das hipóteses a pessoa pode colocar 10 moedas e retirar uma bola de cada cor, ou seja, 10bolas de cores diferentes. A próxima bola a ser retirada terá que ser igual a alguma das 10bolas já retiradas. Já temos 11 bolas das quais duas são iguais e para isso foi preciso inserir 11moedas. Mas ainda restam 9 cores diferentes, portanto é possível que as próximas 9 bolas aserem retiradas sejam de cores diferentes. Já inserimos 20 moedas e obtemos 20 bolas, asquais formam 10 pares distintos de duas bolas iguais em cada par. A próxima bola terá de serigual a alguma das duas bolas repetidas. Assim, já temos 3 bolas iguais e para isso inserimos 21moedas. Mas ainda há 9 bolas diferentes que podem ser retiradas nas próximas tentativas. Jáforam 30 moedas. A próxima bola terá de ser igual a alguma das três bolas iguais. Já temos 4bolas iguais e para isso foi preciso inserir 31 moedas.2)
 
(UECE 2011) Sobre os conjuntos X, Y e Z, possuindo respectivamente 2, 4 e 8elementos, podemos afirmar corretamente que:(A)
 

possui sempre 6 elementos.Falsa. Justificativa: Pode ocorrer que
 
. Disto temos que
 elementos. Caso

teremos:
 
elementos. Também podeocorrer o seguinte fato:
 
.(B)
 

possui sempre 6 elementos.Falsa. Justificativa: Caso
 
,
 
elementos.(C)
 

possui no máximo 4 elementos.Verdadeira. Justificativa: Pode ocorrer que
 
,
 
 elemento,
 
elementos,
 
elementos,
 
elementos que é o caso em que

. Não podemos ter mais de 4 elementos, poisnunca teremos
e sim
 
visto que
 
possui um número menor de elementos. Assimo número mínimo de elementos que podemos ter em
 
é de 8 elementos que continuasendo maior que a quantidade de elementos em
. Disto segue que nunca teremos

. Mas

pode ocorrer e nesse caso

terá seu númeromáximo de elementos que será

 
 
(D)
 

possui no máximo 4 elementos.Falsa. Justificativa: Pode ser que
 
e

. Logo,
 
e
  
elementos.Assim, a alternativa correta é a C.3)
 
(FEI 2006) Dadas as proposições:(01)
 
Toda mulher é boa motorista;(02)
 
Nenhum homem é bom motorista;(03)
 
Todos os homens são maus motoristas;(04)
 
Pelo menos um homem é mau motorista;(05)
 
Todos os homens são bons motoristas.(A)
 
(01) (B) (02) (C) (03) (D) (04)Solução: Alternativa (D)
Justificativa: Queremos negar a sentença: “Todos os homens são bons motoristas”. Mas para
que a sentença deixe de ser verdadeira é suficiente que exista um homem que não seja bommotorista. Assim, a proposição que destrói a validade da sentença (05) é a (04)
Pelo menosum homem é mau motorista
.4)
 
(FGV 2005) Em uma gaveta de armário de um quarto escuro há 6 camisetas vermelhas,10 camisetas brancas e 7 camisetas pretas. Qual é o número mínimo de camisetas quese deve retirar da gaveta, sem que se vejam suas cores, para que:a)
 
Se tenha certeza de ter tirado duas camisetas de cores diferentes.Solução:Na pior das hipóteses é possível retirar as 10 camisetas brancas sucessivamente. A próximaserá preta ou vermelha. Desse modo será necessário retirar 11 camisetas da gaveta.b)
 
Se tenha certeza de ter retirado duas camisetas de mesma cor.Solução:Retirando três camisetas sucessivamente, é possível que as três tenham cores distintas. Apróxima terá que ser igual a uma das camisetas retiradas anteriormente. Assim, é necessárioretirar 4 camisetas da gaveta.c)
 
Se tenha certeza de ter retirado pelo menos uma camiseta de cada cor.Solução:Pode acontecer de retirarmos as 10 primeiras camisetas brancas, depois as 7 camisetas pretase a próxima terá que ser vermelha. Para isso foi necessário retirar 18 camisetas da gaveta.
 
5)
 
(UFF/ 2004) Os muçulmanos sequer se limitam aos países de etnia árabe, como muitosimaginam. Por exemplo, a maior concentração de muçulmanos do mundo encontra-sena Indonésia, que não é um país de etnia árabe.Considere T o conjunto de todas as pessoas do mundo; M o conjunto de todas aquelas quesão muçulmanas e A o conjunto de todas aquelas que são árabes. Sabendo que nem todapessoa que é muçulmana é árabe, pode-se representar o conjunto de pessoas do mundoque não são muçulmanas nem árabes por:(A)
 
 
(B)
(C)

(D)

 (E)
 

 Solução: No enunciado não menciona se todos os árabes são muçulmanos, mas sabemos quenem todos os muçulmanos são árabes. Assim para saber qual é o número de pessoas domundo que não são muçulmanas nem árabes devemos saber quais são muçulmanas ouárabes. O conjunto das pessoas que são árabes ou muçulmanas pode ser representado por
 
. E o conjunto de pessoas no mundo que não são muçulmanas nem árabes serárepresentado por:
 
. Alternativa A.6)
 
(UERJ/2003) Considere um grupo com 50 pessoas que foram identificadas em relaçãoa duas categorias: quanto à cor dos cabelos, louras ou morenas, quanto à cor dosolhos, azuis ou castanhos. De acordo com essa identificação, sabe-se que 14 pessoasno grupo são louras com olhos azuis, que 31 pessoas são morenas e que 18 têm olhoscastanhos. Calcule, no grupo, o número de pessoas morenas com olhos castanhos.Solução: Considere A o conjunto que reúne as pessoas com olhos azuis, o conjunto C quereúne as pessoas com olhos castanhos, o conjunto L das pessoas louras e o conjunto M daspessoas morenas. Agora considere a seguinte tabela com o total de elementos referentes acada conjunto:L (louras) M (morenas) TotalA (olhos azuis) 14C (olhos castanhos) 18Total 31 50Queremos saber o número de pessoas morenas com olhos castanhos, ou seja, devemosdeterminar quantos elementos há na interseção
.Faremos isso com base nos dados da tabela. Como há 50 pessoas no total e 31 são morenas,então restam
louras. Dessas 19, 14 têm olhos azuis e, portanto

sãolouras de olhos castanhos. Mas o total de pessoas com olhos castanhos é 18 e dessas 18pessoas temos 5 louras, portanto restam

morenas de olhos castanhos.7)
 
(UFF/2003) Gilbert e Hatcher, em Mathematics Beyond The Numbers, relativamente àpopulação mundial, informaram que:43% têm sangue tipo O;85% têm Rh positivo;

Activity (11)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Juliana Shimada liked this
Uellington Reis liked this
Sara Silva liked this
Vanessa Brecailo liked this
Vitor Balboa liked this
Bruna Almeida liked this
Lucas Batista liked this
Vinicius Andrade liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->