Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
91Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Palestra Sobre FamÍlia

Palestra Sobre FamÍlia

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 31,448 |Likes:
Published by anon-733238

More info:

Published by: anon-733238 on Dec 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/05/2014

pdf

text

original

 
 
PALESTRA SOBRE FAMÍLIA
Família: pessoas aparentadas que vivem, em geral, na mesma casa, particularmente o pai, as mães e os filhos.
I – INTRODUÇÃO
A família é o núcleo básico das relações humanas, é a célula máter da sociedade.É na família que começamos e aprendemos a nos relacionar com as pessoas. Umafamília ajustada e equilibrada formará indivíduos saudáveis e felizes para a vida social.Um casamento satisfatório representa um desafio muito maior do que a simplesdescoberta de um companheiro com quem se viverá.A Bíblia ensina-nos a assentar uma base sólida, cristã, para a construção de um lar feliz. Em GÊNESIS 12: 3, Deus faz promessas a Abrão e diz: Abençoarei aos que teabençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas asfamílias da terra .A preocupação com a família é algo que surgiu no coração de Deus desde o princípio. Deus criou a família. Ele é o arquiteto da família ( Ler GÊNESIS 2: 18 – 25 ). No verso 23, Deus viu que o homem não poderia viver só e como solução para asolidão criou a mulher. Nos versos 24 e 25, Deus define as quatro bases para ocasamento cristão:a- O DEIXAR: geográfico, financeiro, emocional, ato público, produz contexto para ocrescimento, implica em que a dependência entre pais e filhos é temporária. b- O COMPROMISSO: é um relacionamento permanente, monogâmico e exclusivo.c- A UNIDADE: para isso são necessárias duas pessoas, que mantém sua identidade,sem domínio do mais forte sobre o mais fraco, um complementando o outro, é umaexpressão física..d- A INTIMIDADE: espiritual, intelectual, emocional, física.
II- O PAPEL DO MARIDO
LIDERANÇA A-A ORDEM DE DEUS PARA COM A FAMÍLIA CRISTÃ: Deus tem ordenadoa família conforme o princípio de liderança. Se o marido não tem liderança ouse não tem interesse em ser um bom líder a mulher encontrará dificuldade emconfiar completamente nele e pode até buscar liderança em outros. ( Veja ICORINTIOS 11: 3 ) .A ORDEM DE DEUS PARA A FAMÍLIA É VISTAATRAVÉS DA CRIAÇÃO E QUEDA DO HOMEM: o homem foi criado primeiro e depois a mulher, ele é incompleto sem a mulher, o homem não foiiludido na tentação mas a sua mulher foi enganadaB-COMO NÃO SE DEVE LIDERAR: com ditadura, com democracia, nuncaadmitindo um erro, com insensibilidade ( sem percepção sábia do lar) , comsilencio ( sem diálogo), com explosão, com perfeccionismo,com espírito crítico( sempre vê os erros), sem levar as coisas à rio,com infidelidade, comindecisão ( nunca toma decisões )C-COMO SE DEVE LIDERAR: De modo a inspirar que todos o sigam comoexemplo. Para isso deve haver a presença do marido no lar. Este deve ter como
 
 prioridades: pessoas antes de coisas, o lar antes da profissão, a esposa antesdos filhos, filhos antes dos amigos , esposa antes de si mesmo e coisasespirituais antes das coisas materiais. AMOR Deve amar com amor ágape ( Veja I CORÍNTIOS 13: 4 – 7 ) , com AMOR ESPIRITUAL: amar como Cristo amou a Igreja: sem ser amado, sacrificialmente, com propósito, voluntariamente e totalmente. COM AMOR EMOCIONAL: Amar como a seus próprios corpos,com discernimento, com consideração e com dignidade .
III- O PAPEL DA ESPOSA
 SUBMISSÃO: significa render uma obediência inteligente e humilde a uma pessoa,na qual Deus tem investido poder e autoridade . Não significa ser escrava do marido,deixar de ter opinião própria ou que suas sugestões não sejam valorizadas pelo marido.É parte da natureza da mulher, se caracteriza por um bom comportamento e é o modo pelo qual Deus pode trabalhar na vida do marido. Tem como benefícios: a proteção,realização, segurança, harmonia no lar, exemplo aos filhos e a boa divulgação da Palavrade Deus.Essa é a MULHER VIRTUOSA: ela tem a confiança do seu marido, ¨FAZ BEM¨aoseu marido, se dedica as necessidades do outro, atende ao bom andamento da casa e acimade tudo TEME AO SENHOR. 
IV- A COMUNICAÇÃO NO LAR 
Comunicação é o processo verbal ou não verbal de compartilhar informações comuma outra pessoa de maneira tal que ela entenda o que você está dizendo. Envolve o quevocê quer dizer, realmente diz, o que o outro ouve, o que pensa que ouve, o que elaresponde diante do que você comunicou e o que você pensa que o outro responde. Daí osgrandes conflitos no lar! O QUE COMUNICAMOS? Conversa superficial, fatos sobre outros, idéias e julgamentos, sentimentos e emoções, comunicação verdadeira, pessoal e emocional.POR QUE NÃO COMUNICAMOS? Por falta de habilidade de conversar com ooutro, dificuldade de usar as palavras adequadamente, por medo de se abrir e correr orisco de ser ofendida ou de alguém discordar dela, porque alguma vez falaram e nadaadiantou, por pensar que suas idéias não têm valor.PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO: supressão mútua ( ninguém expõe seussentimentos), comunicação unilateral, comunicação intelectual ( esconde sentimentos ),comunicação indireta ( através de terceiros ), silencio de um ou outro ( visa controle oufrustração ), comunicação limitadaA brigas e momentos de irritação, comunicação através de demonstrações físicas ( umchora o outro bate ).
 
V- O PERDÃO
O que é o perdão? Perdão não é esquecer, mas sim lembrar do fato como algo queaconteceu sem que traga efeito emocional no casamento. NÃO É UM SENTIMENTO, é uma decisão da vontade.NÃO É FINGIR, o que aconteceu, aconteceu; se não procurarmos a reconciliação ooutro continuará repetindo a mesma atitude.PERDÃO NÃO É VOLTAR AO PASSADO, o fato de não perdoar demonstra afalta de entendimento sobre o perdão de Deus.PERDOAR É RARO PORQUE É MUITO DIFÍCIL. O perdão de Deus custou oseu único filho, vai custar o seu orgulho.PERDOAR NÃO É EXIGIR MUDANÇAS POR PARTE DA OUTRA PESSOAANTES DE PERDOAR. Quando há falta de perdão, desenvolvem-se raízes de amargura (HB 12: 14 e 15 ). PERDOAR É ENTREGAR-SE. É dar amor quando se espera ódio, compreensãoquando se espera vingança e raiva.PERDOAR É SUBSTITUIR ( IICO 5: 21 ).
VI- EDUCAÇÃO DOS FILHOS
A responsabilidade principal da instrução e disciplina dos filhos cai sobre osombros dos pais, não da Igreja, nem da escola. ( Veja Efésios 6: 4 ). Os pais devemensinar aos filhos sobre o plano de Deus para a vida do homemPROVOCAÇÃO: Pais não provoqueis os vossos filhos à ira!COMO ISSO OCORRE:1-Pelo uso impprio de autoridade: O pai dá a ordem de obedecer mas o dá oexemplo, as ordens não têm razão de ser ou são dadas sem amor.2-Disciplina no momento de irritação ou raiva.3-Disciplina sem boa comunicação: esclareça previamente a ordem, comunique o quequer e o que não quer, se houve desobediência comunique ao filho que a disciplinaestá sendo dada devido a desobediência específica.4-Incoerência na disciplina: um dia disciplina por uma certa desobediência, outro dianão.5-Insistência por meio da palavra e não do ato.6-Promessa sem cumprimento.7-Não ouvir ou encorajar seu filho.8-Pais não admitirem que possam estar errados.9-Alvos dos pais incoerentes com os que Deus tem para os filhos.DISCIPLINASignifica treinar ou discipular, com vara de correção: ( Veja PROVÉRBIOS 13: 24 )O filho precisa entender que DEUS disciplina os seus pais.

Activity (91)

You've already reviewed this. Edit your review.
Alonsio Villa liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Aldair Barros liked this
coverguita liked this
Raissa Souza liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->