Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Carandá, nº 4, CPAN, UFMS, Novembro 2011

Carandá, nº 4, CPAN, UFMS, Novembro 2011

Ratings: (0)|Views: 105|Likes:

More info:

Published by: Rauer Ribeiro Rodrigues on Apr 16, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/22/2013

pdf

text

original

 
 
carandá
 Revista do Curso de Letras do Câmpus do Pantanal
UFMS,Corumbá, MS, novembro 2011, n. 4, p. 2
EDITORIAL
Esta edição da
Carandá
 
tem alguns destaques para os quais chamamos a atenção:1.
 
O Dossiê sobre o microconto
. O microconto é tema ainda rarefeito na academia enos periódicos de estudos acadêmicos, mas que lateja, repercute e se multiplicacomo criação nas mídias sociais e em milhares de páginas na internet. Confira apartir da página 241.2.
 
 As ilustrações no Dossiê
. Essas ilustrações retratam contistas e estudiosos,colocando-os no cenário de suas obras. O autor é Alex Sandro Melo Diniz, jovemartista de Minas Gerais a que, com orgulho, lançamos.3.
 
 A seção Resenha
. Abre a edição texto que trata da Aula Magna do Mestrado emLetras da UFMS proferida, em Três Lagoas, em março deste ano. As lições doprofessor Roberto Acízelo de Souza, publicadas em edição especial da
Guavira Letras
, devem ensejar reflexão a professores universitários, a alunos da pós-graduação e a graduandos que se dedicam à pesquisa.4.
 
 Dezenove instituições
. Nesta edição, contamos vinte e nove nomes, de dezenovediferentes instituições, sendo uma do exterior. São vinte e cinco textos, cujosautores são dos seguintes estados: AL, BA, GO, MG, MS, PA, PB, RJ e RS, alémde um ligado à Universidade da Geórgia, nos EUA.No entanto, há, ainda, números mais expressivos a comemorar. Com esta edição, a quartaem dois anos e meio, são 132 autores publicados, de dezenas de instituições diferentes, a quasetotalidade deles ligados a programas de pós-graduação, cobrindo todas as regiões do país e comcontribuição de pesquisadores do exterior, em afluxo que nos obrigou
 — 
prazerozamente, diga-se
 — 
a redimensionar a nossa estrutura, ampliando a equipe científica e o quadro de consultores
ad hoc
.Mas, se há motivo para comemorar, a comemoração maior é a leitura dos textos que seseguem. Pois, como disse o prof. Acízelo, na aula que mencionamos acima,Por muito tempo a pesquisa em literatura foi exercida como uma atividadesubsidiária ou diletante. Hoje corresponde a uma profissão, e essa virada, comoquase todas as mudanças sociais, apresenta os inevitáveis prós e contras. Não
acho que devemos ter saudades dos bons tempos do amadorismo, “que os anosnão trazem mais”, porém tampouco convém e
mbarcar sem resistência no atualprodutivismo que nos assola.Portanto, buscando no estudo o que nos é prazer, desejamos a todos boa leitura.
Angela Varela Brasil PessoaRauer Ribeiro Rodrigues
 Editores
 
COMISSÃO EDITORIAL:
Angela Varela Brasil Pessoa (Coordenadora; Letras-CPAN-UFMS)Rauer Ribeiro Rodrigues (Vice-Coordenador; Letras-CPAN-UFMS)Rita Maria Baltar Van de Laan (Letras-CPAN-UFMS)Teresa Cristina Varela Brasil de Almeida (Letras-CPAN-UFMS)
COMISSÃO CIENTÍFICA:
Rauer Ribeiro Rodrigues (Coordenador; Letras-CPAN-UFMS)Fabiana Portela de Lima (Vice-Coordenadora; Letras-CPAN-UFMS)Angela Varela Brasil Pessoa (Secretariado; Letras, CPAN-UFMS)Auredil Fonseca dos Santos (Letras, CPAN-UFMS)Dimair de Souza França (Pedagogia, CPAN-UFMS-UFMS)Edgar Aparecido da Costa (Geografia/Mestrado em Estudos Fronteiriços, CPANUFMS)Eduardo Gerson de Saboya Filho (História, CPAN-UFMS)Elaine Aparecida Cancian de Almeida (História, CPAN-UFMS)Elizabete Bilange (Letras, CPAN-UFMS)Fortunato Pastore (História, CPTL-UFMS)Joanna Durand Zwarg (Letras, CPAN-UFMS)Kelcilene Grácia-Rodrigues (Letras/Mestrado em Letras, CPTL-UFMS)Luciene Lemos de Campos (Mestre em Estudos Fronteiriços, SED, Três Lagoas, MS)Luciene Paula M. Pereira (Letras, CPAN-UFMS)Marcelo Dias de Moura (Matemática, CPAN-UFMS)Márcia Regina do Nascimento Sambugari (Pedagogia, CPAN-UFMS)Marco Aurélio Machado de Oliveira (Mestrado em Estudos Fronteiriços-CPAN-UFMS)Marcos Rogério Heck Dorneles (Letras, CPAN-UFMS)Maria Adélia Menegazzo (Letras/Mestrado em Estudos de Linguagens, CCHS-UFMS)Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery (Pedagogia, CPAN-UFMS)Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (Mestrado em Educação Social-CPAN-UFMS)Regina Baruki (Letras, CPAN-UFMS)Rita Baltar Van der Laan (Letras, CPAN-UFMS)Sandra Hahn (Letras, CCHS-UFMS)Suzana Vinícia Mancilla Barreda (Letras, CPAN-UFMS)Teresa Cristina Varela Brasil de Almeida (Letras, CPAN-UFMS)Vanessa Bivar (História, CPAN-UFMS)Waldson Luciano Corrêa Diniz (História, CPAN-UFMS)
PERIODICIDADE:
Semestral
ISSN
: 2176-6835
Mês de Circulação:
maio e novembro
Editoração
: Rauer Ribeiro Rodrigues
Capa
foto e arte
: Rauer
Ilustrações
: Alex Melo Diniz (Alex Sandro)
Endereço:
CARANDÁ
Revista do Curso de Letras
Câmpus do Pantanal / UFMSProfs. Angela e Rauer
 –
editoresAv. Rio Branco, 1270
 –
sala 217, Bloco H79304-902
 –
Corumbá
 –
MS(67) 3234-6830revistacaranda@gmail.com
A responsabilidade de cada artigo, no que se refere aoteor, à formatação e à revisão do texto, é do autor.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->