Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
27Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
As Ofertas e Os Sacrificios Judaicos

As Ofertas e Os Sacrificios Judaicos

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 4,953 |Likes:
Published by joaorsouza

More info:

Published by: joaorsouza on Dec 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
AS OFERTAS E OS SACRIFÍCIOS JUDA
ASOFERTASE OSSACRICIOSJUDAICOSLV 1-7
Pr.JoséAntônioCorrêa
 
INTRODUÇÃO:
 Vimos no estudo anterior os simbolismos que envolviam oSumo-Sacerdote, juntamente com suas roupas eindumentária. Sabemos que o Sumo-Sacerdote da AntigaAliaa, era uma figura, um tipo de Cristo o GrandeSacerdote instituído sobre a Casa de Deus. Assim como oSumo-Sacerdote era o representante, omediador entreDeuse osfilhosde Israel, Jesusé o representante, o mediador daNova Aliança em favor daqueles que hão de herdar a vidaeterna! Porém uma grande diferea entre o Sumo-Sacerdote no Antigo Testamento e Jesus. Enquanto que oSumo-Sacerdote precisava primeiramente oferecer sacrifíciopelos seus próprios pecados para depois oferecer sacrifíciospelos pecados do povo, Jesus não precisou de quaisquersacrifíciospor si mesmo,umavezquenãotinhapecados,1Pe2.21-22, "21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados,poisque tamm Cristosofreu em vossolugar, deixando-vosexemplopara seguirdesosseuspassos,22oqualnãocometeupecado, nem dolo algum se achou em sua boca". Enquantoque o Sumo-Sacerdote oferecia sacrifícios de animais pararemissão de pecados, Jesus ofereceu-se a si mesmo pelosnossos pecados, Hb 9.28, "...assim também Cristo, tendo-seoferecido uma vez para sempre para tirar os pecados demuitos...". Por esta razão Jesus foi feito Sacerdote com umminisrio muito maisexcelente! Hojequeremosdescrever asofertasdoTabernáculoever ossimbolismosqueestavampordetrásdelas. 
ASOFERTASE OSSACRICIOS
 
 
AS OFERTAS E OS SACRIFÍCIOS JUDA
Em nossa apreciação sobre este tema, estaremos fazendoalusão àsprincipaisofertasesacrifíciosqueeram praticadosdiariamente no Tabernáculo. O povo comparecia peranteseus representantes os sacerdotes, que eram osintermediários, osmediadoresentreDeuseeles. Seoisraelitalevava a oferta, aosacerdotecabiaoferecê-laaoSenhor queaaceitava como"cheiroagradável" em sua presea. Esta eraa nica dosrituaisoferrios. Sobreestasofertasesacrifíciosnãopodemosdeixar deconsiderar apalavradeBarrow: 
"As Ofertas que Deusfalou a Moisésa respeito,eram um meio de adorão, e também umsacrifício para perdão e restauração pessoaldiante de Deus. Muitas das ofertas estavamrelacionadascomoAltar deHolocausto.Os sacerdotes sacrificavam várias ofertas àDeus, que eram oferecidas pelos seus própriospecadose também pelospecados do povo (tantopecados conhecidos como desconhecidos).Algumas ofertas eram oferecidas regular efreqüentemente, enquanto outras eramoferecidas apenas em certos casos denecessidade".
(1)
 Queremosdestacar principalmenteascincoprincipaisofertase sacrifícios que são: A Oferta do Holocausto, A Oferta deManjares, A Oferta PeloPecado, A Oferta PeloSacrilégio,OSacrifíciodaPaz. 
I.AOFERTADOHOLOCAUSTOLV 1.3-17;6.8-13 
I.1DESCRIÇÃO 1. Ao falarmos sobre a Oferta do Holocausto, precisamosentender queestetipodesacrifíciocorrespondea toda carnequeimada sobre o altar do holocausto. A palavra holocaustovem dotermohebraico"
h l e
" - `olah,etemcomosignificado"queimadoquesobe".Nodizer deShedd: 
O termooriginal ‘olah designificado‘aquiloquesobre’, tanto podia referir-se à oferta que subiaao Senhor, como ao ‘cheiro suave’ (Lv 1.17), ouainda aoanimal inteiro, enãoapenaspartedele,
 
AS OFERTAS E OS SACRIFÍCIOS JUDA
que era oferecido, ou erguido sobre o altar.Embora nãoseja omaisimportante,énoentantoeste sacrifício o que se menciona em primeirolugar,talvezpor ser omaisgrandioso"
(2)
 2.Algunsdetalhesimportantesrelacionadosaosholocaustos:a) Os holocaustos deveriam ser oferecidos a cada manhã etamm ao cair da tarde. Nos dias comuns deveria seroferecido apenas um cordeiro com um ano de idade, semdefeito, mas aos sábados, dois cordeiros deveriam seroferecidospela manhã e outrosdoisà tarde, Nm 28.9-10, "9No dia de sábado, oferecerásdoiscordeirosdeum ano, semdefeito, e duas décimas de um efa de flor de farinha,amassada com azeite, em oferta demanjares, easualibação;10 éholocaustodecada sábado, além doholocaustocontínuoeasualibação".b) Em virtudeda freqüência eregularidadeemqueocorriamestes sacrifícios, eleseram também chamadosde "sacrifícioscontínuos", Êx 29.42, "Este será o holocausto contínuo porvossas gerações, à porta da tenda da revelação, perante oSenhor, onde vos encontrarei, para falar contigo ali". Osisraelitas podiam somar aos holocaustos, ou sacrifícioscontínuosaschamadas"ofertasqueimadas".c) O ofertante colocava asmãossobreoanimal destinadoaosacrifício, reconhecendo nele o seu substituto. Um detalheimportante é que o próprio ofertante abatia o animal napresença dos sacerdotes, os quais aspergiam o seu sanguesobre o altar, Lv 1.4-5, "4 E porá a mão sobre a cabeça doholocausto, para que seja aceito a favor dele, para a suaexpiação. 5 Depois, imolará onovilhoperanteoSENHOR; eos filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue e oaspergirãoaoredor sobreoaltar queesdiantedaportadatenda da congregão". O animalinteiro,comexceçãodoseusangueera, então, queimadoea fumaçasubiarepresentandoa consagrãodoofertantediantedeDeus.Nãopodemosnosesquecer que o holocausto seria sempre uma "... ofertaqueimada,dearomaagradávelaoSENHOR",Lv1.9. I.2SIMBOLISMOS a) No Holocausto, o animal sacrificado deveria ser entreguesobre o altar para ser queimado. Isto era agradável a Deus,"cheiro suave": "Assim queimarás todo o carneiro sobre oaltar; é um holocausto para oSenhor; écheirosuave, ofertaqueimada ao Senhor", Êx 29.18. Da mesma maneira, Cristoentregou-se por sem sacrifício a Deus, Ef 5.2, "... eandaiem amor, como Cristo também vosamou, e seentregou a si

Activity (27)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Felipe Gama liked this
JWCARTAXO liked this
Davi Fróes liked this
alcycorrea liked this
melorlam liked this
Antonio Junior liked this
Antonio Junior liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->