Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
20Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A simbologia das cores

A simbologia das cores

Ratings: (0)|Views: 2,660 |Likes:
Published by Cláudia Sofia

More info:

Categories:Types, Research
Published by: Cláudia Sofia on Apr 20, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/07/2013

pdf

text

original

 
A simbologia das cores
Todas as cores concordam no escuro.
Sir Francis Bacon
O cérebro é constituído por dois hemisférios
o esquerdo e o direito. Estes são capazes defazer quase tudo o que o outro sabe fazer, se bem que algumas aptidões são individuais.
Desta feita, o hemisfério direito, o mais emocional, é bom na apreensão de “
 generalidades
,
como captar contextos, ideias gerais ou emoções. O hemisfério esquerdo, o mais racional, ébom na análise, como seguir o enredo de uma estória ou resolver um problemamatemático.Como consequência, as cores são percecionadas pelos hemisférios de forma distinta.Enquanto o hemisfério direito tenderá a interpretar as cores de uma forma intuitiva
ascores podem provocar alterações comportamentais
, o hemisfério esquerdo reconheceráa cor apenas como cor vermelha, azul ou cinzenta, sem se deixar impressionar por elas anível emocional.A cor deriva da luz, como se pode verificar quando se lança luz branca sobre um prisma. Oprisma refracta a luz e divide-a em oito cores
vermelho, laranja, amarelo, verde,turquesa, azul, violeta e magenta. Cada uma destas cores, possui a sua própria frequênciade vibração, os seus atributos positivos e negativos e a sua cor complementar.Assim que a influências das cores se tornou consciente para o ser humano
osantropólogos desconfiam que a visão das cores não estava desenvolvida no Homem pré-histórico
, este aprendeu a usá-las em seu benefício. Desta forma, a cor, que até entãoapenas tinha uma utilidade estética, passou a ter também uma utilidade prática.Posto isto e no contexto deste artigo, torna-se imprescindível refletir sobre a simbologia decada cor, desde as três cores primárias, as restantes cinco que constituem com asanteriores o espectro e as cores neutras.O Vermelho, o Amarelo e o Azul são as três cores primárias, uma vez que não podem obter-se pela mistura de outras cores.
VERMELHO
: é símbolo da vida, da força e da vitalidade, uma vez que o elemento desta coré o fogo, para além de representar o sangue. Esta cor é também a cor da paixão e dosentimento. Simboliza o amor, o desejo e também do orgulho, da violência, daagressividade e do poder. Está associado ao calor e à excitação, à iniciativa e disposiçãopara agir com espírito pioneiro. - Aspetos favoráveis: sugere motivação, atividade evontade. / Aspetos desfavoráveis: sugere brutalidade, crueldade, rancor e revolta.
 AMARELO
: é o símbolo da mente e do intelecto, uma vez que o elemento desta cor é oouro, para além de representar o sol. Esta cor representa o poder do pensamento eestimula a atividade mental. O amarelo é uma cor associado ao Verão que transmiteotimismo, energia, calor e luz. - Aspetos favoráveis: sugere esperança, otimismo, brilho,jovialidade e alegria. / Aspetos desfavoráveis: sugere deceção, afastamento, controle,discrição, maldade, vingança, bajulação.
 AZUL
: é símbolo de inspiração, devoção, paz e tranquilidade, uma vez que o elementodesta cor é o ar, para além de representar o céu. Esta cor representa o espírito e opensamento e simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, a subtileza, o ideal e osonho. O azul é uma cor popular associada também ao dever, à beleza e à habilidade,
 
 
    S   o   p    h   i   a    ’   s    E   s   s   a   y   s
2
demonstrando-se um forte promotor da devoção e da fé, muito devido à sua quietude econfiança. - Aspetos favoráveis: inteligência, comunicação, confiança, eficiência,serenidade, dever, lógica, frescura, reflexão, calma. / Aspetos desfavoráveis: frieza,frivolidade, ausência de emoções, ausência de simpatia.O Laranja, Verde, Turquesa, Violeta e Magenta são as restantes cinco cores do espectro,sendo vistas como as cores secundárias, uma vez que são obtidas através da mistura dastrês cores primárias. Assim, o azul e o amarelo produzem a cor verde, o vermelho e oamarelo produzem a cor laranja, o vermelho e o azul produzem a cor violeta, etc.
LARANJA
: é símbolo da energia feminina, a energia da criação, devido à mistura dovermelho com o amarelo, uma vez que o amarelo torna o vermelho mais dócil. Como sesitua entre a cor vermelha e a amarelo, o laranja favorece tanto a vitalidade física(vermelho) como a vitalidade mental (amarelo). Assim, esta cor reflete entusiasmo comvivacidade impulsiva e natural. Mantém a capacidade expansiva e afirmativa do vermelho,se bem que é mais construtiva. Significa movimento e espontaneidade.
Aspetosfavoráveis: sugere boa saúde, vitalidade, alegria, criatividade, confiança, coragemanimação, espontaneidade e atitude positiva perante a vida. / Aspetos desfavoráveis:sugere atitude autoritária e esmagadora, descontentamento, melancolia, tristeza, perda davitalidade, abatimento e destrutividade.
VERDE
: é a cor situada no meio do espectro, afastada dos extremos quente e frio, mesmosendo obtida através da mistura do azul (cor fria) e o amarelo (cor quente). Significa vigor,juventude, frescor, esperança e calma. Esta cor atenua as emoções, facilita o raciocíniocorreto e amplia a consciência e compreensão. O verde está associado ao equilíbrio, àharmonia e à simpatia.
Aspetos favoráveis: sugere espaço, liberdade, harmonia,renovação, natureza, harmonia, crescimento e fertilidade. / Aspetos desfavoráveis: sugereavareza, indiferença, insegurança, raciocínio precário, cautela excessiva e suspeita, ciúmes,inveja, egoísmo, preconceito, estagnação e degeneração.
TURQUESA
: é a última cor da metade azul do espectro, tendo uma aura de vivacidade eperceção, que confere mais clareza de expressão. A cor turquesa tem uma qualidadeatenciosa e recetiva, que irradia bem-estar.
Aspetos favoráveis: sugere liberdade, triunfo,oportunidade de mudança, conhecimento, mente, integridade, poder, seriedade,generosidade, saúde, cura, frescor e limpeza. / Aspetos desfavoráveis: sugere imaturidade,confusão, incapacidade de progredir na vida, isolamento, separação, sensações de vazio efalta de clareza ao nível emocional, mental e espiritual.
VIOLETA
: é tida como a cor do luto, uma vez que se encontra nos altares cristãos na alturada semana santa quando se comemora a Paixão e a Ressurreição de Jesus. Enfim, é uma corpertencente à espiritualidade, ao autorrespeito e à dignidade. A flor com o seu nome é aflor da modéstia. É uma cor associada à realeza, dons artísticos, tolerância, consideração,humildade, tranquilidade, integração e unidade.
Aspetos favoráveis: sugere sabedoria,criatividade, independência, dignidade, serenidade e mudança. / Aspetos desfavoráveis:sugere transgressão, esquecimento, falta de persistência, irreflexão, desrespeito, atitudeautoritária, idealismo sem sentido prático, isolamento, corrupção, desintegração, orgulho earrogância.
MAGENTA
: é a cor da libertação. Pelo menos possibilita libertar de ideias e padrões depensamento que já não são corretos para nós. Esta é uma cor protetora, nutritiva, quente esuave, que expressa o amor espiritual e incondicional. É a última cor do espectro e trazconsigo um grau elevado de compreensão e maturidade, em consequência da suapassagem por todas as outras cores.
Aspetos favoráveis: sugere dedicação, reverência,gratidão, comprometimento, entrega, bondade, calma, criatividade, independência,

Activity (20)

You've already reviewed this. Edit your review.
sq liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Dani Gutfreund liked this
Jacqueline Lima liked this
Izabelly Rocha liked this
Sofia Alves liked this
Catarina Barros liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->