Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Revista Programar 6

Revista Programar 6

Ratings: (0)|Views: 2,407|Likes:
Published by Marcelo

More info:

Published by: Marcelo on Dec 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/16/2011

pdf

text

original

 
editorial
<2>
equipa PROGRAMAR
administração
Rui MaiaDavid Pintassilgo
coordenador
Sérgio Santos
coordenador adjunto
Miguel Pais
redacção
Miguel WahnonFábio CorreiaDiogo AlvesJoão MatosFábio PedrosaPedro VerrumeLuís RenteTiago SalgadoJoel Ramos
colaboradores
Rui GonçalvesDaniel CorreiaJosé Oliveria
contacto
revistaprogramar@portugal-a-programar.org
website
www.revista-programar.info
índice 
3
notícias
 
4
tema de capa
11
a programar
24
segurança
28
tecnologias
31
tutorial
37
gnu/linux
40
análises
41
internet
42
blue screen
43
comunidade
Um ano, seis edições
Esta sexta edição marca o final do primeiro ano da RevistaPROGRAMAR. Para nós trata-se de um feito, para além de termosconseguido editar seis edições, o facto de o projecto tercrescido de edição para edição, com mais e melhores artigos,mais participantes e, principalmente, mais leitores. Muitas vezes,neste tipo de projecto, o mais difícil não é reunir um conjunto deartigos e formar uma revista, é conseguir manter o projectoactivo e, se possível, em evolução, na direcção dos leitores.
Nesta edição contamos com um tema de capa mais extenso queo normal, vantagens de ser uma revista online, semresponsabilidades para com editoras. Esperamos que o tema sejado vosso agrado e, caso seja desconhecido, o que deveráacontecer ainda para muitos, que abram a mente eexperimentem uma nova maneira de ver a programação, nemque seja pelos frutos que dela poderão extrair futuramente. Temostambém uma nova secção, "Segurança", que surge nacontinuação do trabalho efectuado na terceira edição da revista.
Neste momento conseguimos atingir uma variedadeconsiderável e muito apreciada dentro do nosso grupo deredactores e continuamos à procura de novos temas paraabordar, novas secções para acrescentar e novas ideias paraaplicar, e todos os novos membros que se juntam a nós trazemsempre novas opiniões ao grupo.
SérgioSantos
 
<3>
notícias
2006 chegou ao fim e a revista Programarrecorda as novidades mais importantes doano que agora terminou.O ano começou com uma revolução na Apple. Depois de uma década a usarPowerPC, a empresa de Steve Jobs resolveumudar para a arquitectura da Intel. Apesardo desempenho dos novos macs termelhorado significativamente, este primeiroano fica marcado por alguns problemasde sobreaquecimento do processador. Em Abril a Apple apresentou também o BootCamp, um software que permitiu aos novoscomputadores correrem nativamente Windows.Na área dos processadores foi também umano agitado, inicialmente com a AMD aconseguir ameaçar o domínio da Intel,sobretudo nos servidores com os Opteron. A Intel respondeu com o lançamento dosCore 2 Duo, que lhe permitiu regressar àliderança no poder de processamento.Tivemos também a passagem datecnologia de 90 nm para 65, primeiro porparte da Intel, e no fim do ano pela AMD.No que diz respeito aos browsers, surgiramigualmente novidades, primeiro com olançamento do IE 7 da Microsoft, depoiscom a Fundação Mozilla a lançar o Firefox2.0. Estas novas versões trouxeram váriasnovidades, das quais se destaca o filtro anti-phishing, denotando a cada vez maiorpreocupação com a segurança por partedos produtores de software.Depois de muitas promessas, a Sunfinalmente abriu o código do Java. Asplataformas J2SE e J2ME encontram-seagora sob a licença GPL, acessíveis a todos.Depois de sucessivos adiamentos, o Vista foifinalmente lançado. Com um visual muitoatractivo, o novo SO da Microsoft trouxetambém novidades a nível da suaorganização, do sistema de ficheiros e dasegurança. Outra novidade foi acapacidade de se adaptar ao hardwareda máquina em que é instalado,permitindo desta forma que também possaser usado em PC's com menores recursosde hardware.Em 2006 assistimos ao lançamento de duasnovas consolas, a Wii e a PS3. Tal comoseria de esperar, a vendas da PS3 só nãoforam maiores por falta de consolas naslojas. Com um processador revolucionário ecom excelentes gráficos, o único problemafoi mesmo o elevado preço. Já a Wiiapostou numa maior jogabilidade, com oseu comando inovador, o Wii-mote. Talfacto, juntamente com o preço acessívelda consola contribuiu para o seu enormesucesso.2006 foi igualmente o ano da afirmaçãoda web, com o enorme sucesso de sitescomo o YouTube, o MySpace, a Wikipedia,etc. e a proliferação dos blogs. A confirmaristo veio a escolha da revista Time para apersonalidade do ano: todos aqueles quecontribuiram para esta nova sociedade doconhecimento.
Os principiais acontecimentostecnológicos de
2006

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
marly1 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->