Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
27Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A importância do método científico

A importância do método científico

Ratings:

2.0

(1)
|Views: 7,895 |Likes:
Published by Ana

More info:

Published by: Ana on May 04, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/19/2013

pdf

text

original

 
A importância do método científico
Um método é um instrumento, um guia ou o caminho que se segue para alcançar umobjecto.O método científico é, pois, o caminho que o cientista percorre para descobrir,investigar e alcançar os seus objectivos. Abrange os procedimentos ordenados esistematizados que as diversas ciências seguem para descobrir verdades e leis científicas.Não há um método único que possa ser mecanicamente aplicado às diferentes áreasde investigação. Cada ciência, ao determinar o seu campo de investigação, define umaperspectiva própria e um conjunto de objectos e de procedimentos (métodos e técnicas) quelhe permitirão construir uma visão específica da realidade.
Qual é a importância do método?
 
É responsável pela eficácia da investigação;
 
Dá credibilidade aos resultados da investigação;
 
É um dos critérios que permite distinguir os conhecimentos verdadeiramentecientíficos dos que o não são.
Quando surgiu o método científico?
O método científico surgiu quando da criação da ciência moderna, no século XVII, graças àscontribuições de personalidades como Bacon, Galileu, Newton e Descartes. Com estes autorescomeçou a desenhar-se a combinação de dois objectivos que vão marcar a Ciência até hoje, asaber:
 
O conhecimento da Natureza, isto, é, conhecer e descrever os seus mecanismos defuncionamento (dimensão teórica da Ciência);
 
O controlo desses mecanismos de funcionamento e dos recursos naturais (dimensãoprática ou técnica);Ciência e método científico são duas realidades interdependentes e a própria evolução daCiência e o alargamento dos seus objectos de investigação exigem a reformulação e oajustamento desses procedimentos às exigências da natureza do assunto a investigar.Assim sendo, podemos dizer que há um método científico único? Sim e não. Sim, seentendermos por método científico o conjunto de procedimentos ordenados e sistematizadosa ser adoptado pelo cientista na sua investigação.Não, se considerarmos concretamente os procedimentos a adoptar em cada ciência emparticular. Parece óbvio que os procedimentos usados na investigação psicológica serãodiferentes dos da investigação nos domínios da Química, por exemplo.
 
O método verdadeiramente científico foi criado por Galileu, que associa a observaçãometódica e sistemática (direccionada e intencionada) ao raciocínio, nomeadamente aoraciocínio matemático. Galileu propõe hipóteses e submete-as a uma verificação experimental.É ele o criador do método científico moderno, embora não enuncie os seus passos ou faça asua propaganda.
Método hipotético - dedutivo
Mais uma vez, a resposta não pode ser simplesmente um sim ou um não, nem oproblema é só de agora.Há ciências, situações e domínios de investigação em que se pode partir da observação dosfactos, mas há outros em que a investigação é desencadeada por um problema teórico ou poruma mera especulação. Por isso, o método científico inclui também procedimentos dedutivose hipotéticos
 –
dedutivos.A investigação científica visa a resolução de problemas e, como tal, o primeiromomento do processo consistirá na formulação de um problema.A observação, enquanto momento ou etapa do método científico, não pode serocasional nem acidental. Tem de ser metódica e sistematicamente preparada, utilizarinstrumentos e uma sofisticada tecnologia para prolongar e precisar o alcance dos nossossentidos, ou seja, construindo um facto científico, a observação científica tem sempre implícitauma teoria prévia que a guia e que determina o que deve ser observado.A hipótese é o momento criativo e inovador da pesquisa, o momento em que ocientista inventa uma suposta solução, isto é, em que constrói um cenário que desencadeará oprocesso de confirmação ou objecção. A criação de uma hipótese é uma tentativa deexplicação e, como tal, tem um carácter provisório, exigindo ser verificável e controlável pelaexperimentação.As hipóteses têm de ser adequadas ao facto - problema em análise. Uma hipótese éconsiderada adequada quando:
 
Se revela compatível com esse facto;
 
É coerente com outras hipóteses já anteriormente aprovadas;
 
Existe a possibilidade de fazer observações ou experimentações que a confirmem oucontrariem;
 
Serve para prever e explicar os acontecimentos com ela relacionados.As consequências deduzidas duma hipótese têm de ser testadas a fim de seremconfirmadas ou desaprovadas. A observação/ experimentação implica:
 
A definição das grandezas a utilizar e a delimitação das condições do seu uso;
 
A criação e aperfeiçoamento dos diversos aparelhos ou instrumentos de investigaçãoque reproduzam, mais ou menos artificialmente, as circunstâncias desejadas.A verificação experimental, isto é, o confronto das consequências deduzidas da hipótesecom a experimentação determinará a confirmação ou a objecção da hipótese. Desteprocedimento resulta a formulação de uma lei explicativa dos fenómenos.
 
Os diferentes momentos do método científico
 
Método CientíficoFactos/ situações/teoriasFormulação de umproblemaProcura de soluções
 Formulação de umahipóteseDedução deconsequências apartir da hipóteseVerificação dasconsequências apartir da hipótese(momento deexperimentação)Não confirmaçãoA hipótese érejeitadaFormulação deuma novahipóteseConfirmaçãoA hipótese éconfirmadaLei/ teoriaconfirmada

Activity (27)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Elaine Ribeiro liked this
heranut liked this
Tamires Ferreira liked this
Diogo Marujo liked this
Bruna Moreti liked this
Janaina Lopes liked this
Dalila Costa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->