Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
0Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Lição 06

Lição 06

Ratings: (0)|Views: 1|Likes:
Published by Mabrofa Aforba

More info:

Published by: Mabrofa Aforba on May 09, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2012

pdf

text

original

 
 Nível IIIFé e SobrenaturalLição 06
FAMÍLIA TRANSCULTURALVIDA NA PALAVRA - NÍVEL IIIFÉ E SOBRENATURALLIÇÃO 6PROBLEMAS NA IGREJA (PARTE II) - PRESSÕES EXTERNASI. INTRODUÇÃO
A igreja primitiva não só experimentou dificuldades internas mas também forte oposiçãoexterna e perseguição. O propósito divino e a intervenção do Espírito Santo trabalharam emconjunto para a extensão do Seu Reino na terra.
II. OPOSIÇÃO
A. A oposição inicial veio dos líderes religiosos.1.At 4:1-22: Pedro e João foram presos, ameaçados e proibidos de falar no Nome de Jesusem conseqüência do milagre da cura do mendigo aleijado na porta Formosa dotemplo.2.At 5:17-40: os apóstolos foram presos porque os líderes religiosos estavam com invejadas curas e milagres operados no Nome de Jesus. Eles foram açoitados e novamenteadvertidos para não continuar orando.3.Reação dos apóstolos e cristãos: eles oraram a Deus pedindo que Deus os capacitasse commais coragem (At 4:29) e não estavam envergonhados mas alegres por terem sidohumilhados por causa do Nome de Cristo, e perseveraram (At 5:41-42).B. Oposão que resultou em morte - o primeiro rtir (At 6:8 / 7:60).1.Estevão, um dos sete homens escolhidos, cheio da graça e do poder de Deus, fez grandessinais e maravilhas entre as pessoas.2.A oposição veio dos helenistas (os membros da Sinagoga dos Libertos, dos judeus deCirene e de Alexandria, bem como das províncias da Cilícia e da Ásia) que “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava”. (At 6:10).3.Levantaram calunia dizendo que Estevão falou palavras blasfemas contra Moisés econtra Deus.4.Diante do Sinédrio, Estevão não tentou se defender mas narrou os acontecimentos desdeAbraão até Davi e Salomão dizendo que a revelação divina não era restrita à terra deIsrael ou ao Templo. Afirmou que esse povo rebelde era igual aos seus antepassados,sempre resistindo ao Espírito Santo.5.Estevão encontrava a força e a fonte no Espírito Santo e levantando os olhos para o céuEle viu a glória de Deus e Jesus em pé, à direita de Deus.6.As palavras de Esteo os enfureceram (At 7:57), e eles o tiraram da cidade e oapedrejaram até a morte.7.A morte do primeiro mártir da igreja primitiva mostrou que Esteo deveria ser umexemplo. Estevão orou: “Senhor, recebe meu espíritoe “Senhor não os consideresculpados deste pecado” (At 7:59-60) como seu Mestre (Lc 23:46 / Lc 23:24).
Copyright © 1983; Revised Edition, Second Version, August 1997, Victory Family Centre
1
 
 Nível IIIFé e SobrenaturalLição 06
III. PERSEGUIÇÃO E DISPERSÃO (ATOS 8:1-3)
A. Com o martírio de Esteo, grande perseguão comou contra a igreja.1.Os cristãos e os discípulos se espalharam ao longo da Judéia e Samaria.2.Se espalharam pregando a Palavra onde quer que fossem (At 8:4), cumprindo a comissãode Atos 1:8.B. Perseguidores especiais1.Saulo, (At 8:3) um perseguidor devastador contra a igreja de Jesus Cristo, arrastavahomens e mulheres (os cristãos) para a prisão.2.Herodes mandou mandar à espada Tiago e prendeu a Pedro (12:1-4).3.Com a conversão de Saulo na estrada para Damasco (Atos 9:1-19) e a morte de Herodes pelo julgamento de Deus (Atos 12:23), a igreja:a.desfrutou um tempo de paz (At 9:31a). b.foi fortalecida e encorajada pelo Espírito Santo (At 9:31b).c.cresceu em número (At 9:31c).d.continuou aumentando e espalhando a pregação da Palavra de Deus (At 12:24).
IV. EXPANSÃO (13:1)
A. A igreja de Cristo foi expandida através das viagens missionárias de Saulo, iniciadas pelo Espírito Santo (13:1-3).B. Os apóstolos enfrentaram oposão e perseguão de várias formas em lugaresdiferentes.1.Elimas o mágico, em Pafos (Atos 13:6-12).2.Inveja dos judeus, em Antioquia da Pisídia (Atos 13:44,46).3.Paulo e Silas na prisão, em Filipos (Atos 16:16-40, 48-50).C. Quando eram rejeitados em um lugar, eles iam para outra cidade e apesar daoposição, igrejas foram plantadas e começaram a crescer (At 13:42-43, 48-49 / At14:1-7).D. O Esrito Santo trabalhou poderosamente através dos astolos e cristãos. Era Eleque provocava a conversão e causava o crescimento.
V. LIÇÕES PARA APRENDERMOS
A. O Esrito Santo tem o plano de evangelismo global para o mundo. Perseguição não pode parar a graça de Deus de alcançar e salvar o perdido; nem pode extinguir o zelodos cristãos por aqueles que o Espírito Santo encheu e autorizou.B. O Espírito Santo dirigiu e guiou a igreja para cumprir a comiso dada por JesusCristo em Atos 1:8. Ele autorizou e conduziu os cristãos para além de Jerusalém,Judéia, Samaria e até os confins da terra.
Copyright © 1983; Revised Edition, Second Version, August 1997, Victory Family Centre
2

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->