Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
27Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Citologia

Citologia

Ratings:

3.6

(5)
|Views: 23,346|Likes:
Published by Juliana Fonseca
citologia, medidas, Microscopia, Microscópio Optico, Corante vital, Microscópio eletronico, poder de resolução
citologia, medidas, Microscopia, Microscópio Optico, Corante vital, Microscópio eletronico, poder de resolução

More info:

Published by: Juliana Fonseca on Dec 22, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/02/2013

pdf

text

original

 
Juliana Corrêa Fonseca
Citologia
Itatiaia/2008
Ciep-488/Ezequiel FreireTrabalho de Biologia
 
Citologia
Etmologia: do grego kytos = célula e logos = estudo.Conceito: parte da Biologia que se ocupa do estudo da célula relativamente à suaestrutura, suas funções e sua importância.
Medidas
As células são medidas em:µm (micrometro) = 0,001 mm (1 milésimo de milímetr o)76501-OEM-0011903-00167nm (nanometro) = 0,000 001 mm (1 milionésimo de milímetro)Å (Ångström) = 0,000 000 1 mm (1 décimo milionésimo de milímetro)A grande maioria ou quase totalidade das células tem dimensões microscópicas,medidas em micrômetros. Existem, porém, células macroscópicas como a gema do ovo,a fibra do algodão e as células das algas Nitella sp. e Acetabularia sp., que são medidasem centímetros (cm).As menores células conhecidas pertencem às bactérias do gênero Mycoplasma (PPLO),que podem ser menores que alguns vírus e são medidas em nanômetros.
Microscopia
É o estudo das estruturas celulares, feito com o auxílio do microscópio.
Microscópio óptico
Funciona com luz e tem pequeno poder de resolução. É possível observar células vivasem atividade ele é utilizado para ampliar,com uma série de lentes, estruturas pequenasimpossíveis de visualizar a olho nu.é constituido por um componente mecânico quesuporta e permite controlar um componente óptico que amplia as imagens.
Porção mecânica
A porção mecânica é composta por:Pé ou base – serve de apoio dos restantes componentes do microscópio.Coluna ou Braço – fixo à base, serve de suporte a outros elementos.
 
Mesa ou Platina – onde se fixa a preparação a observar; tem uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.Tubo ou canhão – suporta a ocular na extremidade superior.Revólver ou Óptico– peça giratória portadora de objectivas de diferentes ampliações.Parafuso macrométrico – a sua rotação é responsável por movimentos verticais da platina, rápidos e de grande amplitude.Parafuso micrométrico – a sua rotação é responsável por movimentos verticais da platina, lentos e de pequena amplitude, permitem aperfeiçoar a focagem.Comando de Charriot - Movimenta a lâmina de um lado para o outro, permitindo umaanálise da lâmina como um todo.Objetivas - Sistemas ópticos contruídos com 4 a 6 ou mais lentes superpostas.Oculares - São compostas de duas lentes que aumentam a imagem formada pelaobjetiva e corrige possíveis aberrações ópticas.Condensador - Tem por objetivo prover o preparo com uma iluminação uniforme.Diafragma - Reduz ou aumenta a área iluminada ao nível da preparação.
Porção óptica
 Na parte óptica temos:Condensador– conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalhamregularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio.Diafragma – é constituído por palhetas que podem ser aproximadas ou afastadas docentro através de uma alavanca ou parafuso, permitindo regular a intensidade da luz queincide no campo de visão do microscópio.Objetivas – permitem ampliar a imagem do objecto 10x, 40x, 50x, 90x ou 100x.
As objectivas de 10x, 40x e 50x são designadas objectivas secas pois entre a preparação e a objectiva existe somente ar.
As objectivas de 90x e 100x são designadas objectivas de imersão, uma vez que, paraas utilizar, é necessário colocar uma gota de óleo de imersão entre elas e a preparação, oqual, por ter um índice de refracção semelhante ao do vidro, evita o desvio do feixeluminoso para fora da objectiva.Oculares – sistema de lentes que permite ampliarem a imagem real fornecida pelaobjectiva, formando uma imagem virtual que se situa a aproximadamente 25 cm dosolhos do observador. As oculares mais utilizadas são as de ampliação 10x, mas nosmicroscópios binoculares também existem oculares de 12,5, 8x e 6x.Fonte luminosa – a mais utilizada actualmente é a luz artificial, fornecida por umalâmpada de tugsténio ou de halogéneo, incluída no aparelho juntamente com uminterruptor com reóstato, que permite regular a intensidade da luz emitida.Microscópio eletrônico: usa feixes de elétrons e tem grande poder de resolução (mais de500 000 vezes). Só é possível observar células mortas, porém em todas as dimensões.

Activity (27)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Meus alunos iram gostar.
Excelente material, gostei muito e utilizarei como pesquisa pra os meus alunos e pedirei que os mesmos façam comentários sobres o assunto.
Enny Kelly Morais added this note|
muito boom.
Mikaelly Batista added this note|
BOM!
Enere Sampaio liked this
Amanda Rodrigues liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->