Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PROPRIEDADES COLIGATIVAS

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Ratings: (0)|Views: 7,338|Likes:
Published by cjtmidia
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
PROPRIEDADES COLIGATIVAS

More info:

Published by: cjtmidia on May 10, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/18/2013

pdf

text

original

 
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
 
-1-
Pressão de vaporConceito
Pressão de vapor de um líquido é a pressão exercida pelos vapores liberados pelo líquido após atingidoo equilíbrio. Também é chamado pressão máxima de vapor.Observe a tabela abaixo de pressão de vapor de três líquidos.
Características de pressão de vapor
 Quanto mais volátil o líquido, maior suapressão de vapor. A uma mesma temperatura oéter apresenta pressão de vapor maior que aágua, pois o éter é mais volátil.Quanto maior a temperatura, maior é apressão de vapor. A pressão de vapor da água éde 4,6 mmHg a 0ºC e de 760 mmHg a 100ºC.
Pressão de vapor e mudança deestado
 Um líquido entra em ebulição (“ferve”) àtemperatura em que a sua pressão devapor iguala-se à pressão atmosféricalocal. Assim, a 100°C, as porções de vaporformadas no interior do líquido têmpressão de vapor igual a 1 atm, ou seja, apressão de vapor no interior do líquido seiguala à pressão externa, fazendo com queo vapor consiga atravessar o líquido echegar à superfície.
 
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
 
-2-A maioria dos sólidos funde-se comexpansão de volume. O gelo é uma daspoucas exceções, fundindo-se comcontração de volume. Tanto que se vocêesquecer uma garrafa cheia de água nocongelador, há o risco de ela se quebrar,o líquido congelado ocupa todo o espaçode seu interior e, quando descongela,aparece um espaço vazio na garrafa.O ponto de fusão (PF) quase não sofre com a variação da pressão, porque no equilíbrio sólido-líquidonão há participante gasoso. Para a maioria dos sólidos, o PF aumenta com o aumento da pressão,exceto o PF do gelo, que aumenta com a diminuição da pressão.O ponto de ebulção (PE) se modifica conforme a variação da pressão, porque no equilíbrio líquido-vapor há participante gasoso e, quanto maior a pressão, maior o PE.
Ponto triplo
 Ponto triplo de uma substância é ademonstração do equilíbrio entre ostrês estados físicossólido líquidovapor. Somente a uma determinadatemperatura e pressão, que variam deuma substância para outra, esseequilíbrio triplo é estabelecido.No caso da água, esse equilíbrio seestabelece a, e somente a, 0,01°C e4,58 mmHg.Não existe líquido a uma pressão inferior à do respectivo ponto triplo. Assim, não existe água líquida auma pressão menor que 4,58 mmHg.A uma pressão inferior à do ponto triplo, ocorre somente o equilíbriosólido vapor  (sublimação). A substância que sublima à pressão ambiente tem a pressão do ponto triplo acima dapressão ambiente (1 atm ao nível do mar). Exemplo: gelo seco ou CO
2 (s)
.
 
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
 
-3-
Tonoscopia
 
Conceito
 No estudo desta propriedade se sobressai ocientista francês François Marie Raoult (1830 -1901) que analisou a relação entre a pressãode vapor e a concentração de uma solução,chegando a Lei de Raoult conhecida nos diasde hoje.Tal enunciado diz que: "A pressão de vapor deuma solução (P
2
) é igual ao produto dapressão de vapor do solvente (P
0
) pela fraçãomolardo solvente (x
2
) na solução".Então: P
2
= P
0
. x
2
Lei de RaoultEsta propriedade coligativa corresponde à diminuição da pressão de vapor de um líquido provocadapela presença de um soluto não-volátil (sal, açúcar, etc).Tudo se passa como se as partículas dispersas do soluto "segurassem" as moléculas do líquido,impedindo-as de passarem para a fase de vapor.
Crioscopia
 
Conceito
 A crioscopia é também uma propriedade coligativa e indica o abaixamento do ponto de congelamentode um líquido, provocado pela presença de um soluto não volátil.A água dos oceanos, é uma solução que contém diversos solutos, dentre os quais o cloreto de sódio.Rios e lagos de água doce também possuem solutos, mas em bem menor concentração.A temperatura de início de congelamento das águas dos oceanos É MENOR que a temperatura de iníciode congelamento das águas de rios e lagos porque há mais soluto dissolvido nos oceanos que nos rios.

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jose Sanchez liked this
acgsoares14 liked this
Aura Gonçalves liked this
Gabriela Andrade liked this
Tainah Vieira liked this
Mateus Cabral liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->