Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Modal Ida Des Do Texto

Modal Ida Des Do Texto

Ratings: (0)|Views: 48 |Likes:
Published by Lucas Baston Borges

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: Lucas Baston Borges on May 10, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2012

pdf

text

original

 
Tipologia textual
Narração
Conceito: Narração é o relato de acontecimentos em determinada sequência.Uma narração estrutura-se da seguinte forma:
-
Situação: é a apresentação do assunto que determinou o relato.
-
Complicação: é o estabelecimento de um conflito gerado pela ação das personagens.
-
Solução: é a resolução (positiva ou negativa) do conflito.
 
A título de ilustração, observe o texto a seguir:
1.F. e P. nasceram do mesmo pai e da mesma mãe. 2. A fortuna, porém, nãoos assistiu com a mesma equidade: F. foi adotado e criado por família ilustre; P.deixou-se ficar com os pobres pais.3.F. tirou título de doutor; P. morreu aos 18 anos num tiroteio com a polícia.
Como se vê, o pequeno texto acima é uma narração já que:a)relata mudanças de estado que foram ocorrendo com duas pessoas (F. e P.);
 b)
há relação de anterioridade e posterioridade entre os episódios relatados
.
Veja outro exemplo de um texto narrativo:
 Eram sete horas da noite em São Paulo e a cidade toda se agitava naqueleclima de quase tumulto típico dessa hora. De repente, uma escuridão total caiu sobre todos como uma espessa lona opaca de um grande circo. Os veículosacenderam os faróis altos, insuficientes para substituir a iluminação anterior.
Esse texto é narrativo, pois:- relata fatos concretos, num espaço concreto e num tempo definido;- os fatos narrados não são simultâneos como na descrição: há mudança de um estado paraoutro, e, por isso, entre os enunciados existe uma relação de anterioridade e posterioridade.
Descrição
Conceito: Descrição é a representação das características de uma pessoa, de uma cena, de um objetoou de um processo. Pode ser comparada a um “retrato verbal”.A descrição pode ser técnica ou literária, de acordo com sua finalidade.Leia o texto que segue:
 Luzes de tons pálidos incidem sobre o cinza dos prédios. Nos bares, bocascansadas conversam, mastigam e bebem em volta das mesas. Nas ruas, pedestresapressados se atropelam. O trânsito caminha lento e nervoso. Eis São Paulo às seteda noite.
Como se pode notar, esse texto relata variados aspectos de um certo momento da cidade de SãoPaulo. É um texto descritivo. Note que:a) todos os enunciados relatam ocorrências simultâneas; b) por isso não existe um enunciado que possa ser considerado cronologicamente anterior aoutro;c) ainda que se fale de ações (conversam, atropelam, caminha), todas elas estão no presente, nãoindicando, portanto, nenhuma transformação de estado;d) podemos inverter a seqüência dos enunciados sem o perigo de alterar nada.
 
Veja outro exemplo de Descrição ( invertida):
 Eis São Paulo às sete da noite. O trânsito caminha lento e nervoso. Nas ruas, pedestres apressados se atropelam. Nos bares, bocas cansadas conversam,mastigam e bebem em volta das mesas. Luzes de tons pálidos incidem sobre o cinzados prédios.
Já vimos que se trata de uma descrição, pois:- são relatados vários aspectos concretos de um lugar concreto (São Paulo) num ponto estáticodo tempo (às sete da noite);
-
tudo é simultâneo e não há progressão temporal entre os enunciados, por isso pudemosinverter a ordem das características descritas e o texto continuou coerente.
Dissertação
Conceito: Dissertação é uma explanação lógica de idéias. É um texto que analisa e interpreta dados darealidade por meio de conceitos abstratos.Uma dissertação é composta de três partes:
-
Introdução
-
Desenvolvimento
-
ConclusãoLeia o texto que segue:
O brasileiro, nos últimos anos, tem revelado uma profunda descrença nainstituições políticas do país. Vários fatores têm ocorrido para isso. Entre eles, podem se citar a incapacidade do governo de controlar o processo inflacionário, aimpunidade dos que fazem mau uso do dinheiro público e o mau funcionamento doslegislativos.
Esse texto é dissertativo. Dissertação é o tipo de texto que analisa e interpreta dados darealidade por meio de conceitos abstratos, isto é, a referência ao mundo real se faz através deconceitos amplos, de modelos genéricos. Na descrição e na narração, predominam termos concretos,que se referem a pessoas ou coisas do mundo real ou presumivelmente real.Veja outro exemplo de texto dissertativo:
 As condições de bem-estar e de comodidade nos grandes centros urbanoscomo São Paulo são reconhecidamente precárias por causa, sobretudo, da densaconcentração de habitantes num espaço que não foi planejado para alojá-los. Comisso, praticamente todos os pólos da estrutura urbana ficam afetados: o trânsito élento; os transportes coletivos, insuficientes; os estabelecimentos de prestação de serviço, ineficazes.
Como se pode notar, esse texto é nitidamente dissertativo, pois:
-
interpreta e analisa, através de conceitos abstratos, os dados concretos da realidade.
O Relato
O ato de relatar caracteriza-se pela apresentação ou enumeração de informações básicas sobreum acontecimento. Ao narrar, alguém preocupa-se com o fato e suas consequências. No Relato édiferente: a preocupação é apenas o registro desses fatos.Uma ata de reunião é apenas o registro dos fatos, ou seja, ela é um relato.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->