Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho

Trabalho

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 442|Likes:
Published by anon-380200

More info:

Published by: anon-380200 on Jun 03, 2007
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/03/2011

pdf

text

original

 
ST164 – Elementos Básicos de ComputaçãoProfessor: Vladimir BarbosaCurso: Tecnologia em InformáticaPeríodo: NoturnoAluno: Christian HartungRA: 070461
Memória
Memórias são componentes, dispositivos ou mídias de armazenamento capazes de guardar dados temporariamente ou permanentemente.As memórias podem ser:
Primárias
: estão conectadas diretamente à CPU e devem estar presentes para que esta funcione corretamente.Podem ser divididas em três tipos:
 Registradores
: são internos à CPU e guardam informações para as operações aritméticas e lógicas sendorealizadas no momento. São a forma de armazenamento mais veloz.
Cache
: um tipo especial de memória usada para aumentar o desempenho das
CPUs
. Informação da memória principal é copiada para a memória cache, que é mais veloz (menos que os registradores), apesar de ser menor (maior que os registradores). Normalmente são usadas em níveis, sendo o primário menor e mais veloz (mais próximo à CPU) e o secundário, maior e menos veloz.
 Principal (ou primária)
: armazena os programas sendo executados no momento. É a memória RAM. Estáconectada à CPU por um barramento de memória e um barramento de dados, que conseguem transferir rapidamente as informações dela para os registradores.
Secundárias
: precisam que o computador utilize os recursos de entrada e saída para acessá-las, e são usadas paraarmazenar informações por um longo período de tempo, mas os sistemas operacionais também podem usá-lacomo memória virtual. Normalmente possuem maior capacidade que as memórias primárias, mas são mais lentas.Exemplos de memórias secundárias são CD, DVD, Dispositivos USB, HD, etc.
Terciárias
: são mídias removíveis que o computador insere e remove automaticamente (através de braçosrobóticos). Primeiramente o computador verifica no banco de dados onde está a informação desejada, solicita queo braço insira em um
drive
, lê a informação e o braço recoloca a mídia em seu lugar. Exemplos disso são fitasmagnéticas e bibliotecas de discos óticos (como um
 jukebox
).
Rede
: qualquer tipo de armazenamento onde os dados são transferidos por uma rede. Isso permite que ainformação seja centralizada e evita duplicidade dos dados.
RAM 
A Memória de Acesso Aleatório (
 Random Access Memory
) é usada como memória principal e permite que a informaçãoseja acessada em qualquer ordem e sem movimento físico. O termo “aleatório” vem do fato de qualquer dado ser retornado rapidamente e em velocidade constante, não importando a posição na memória.
 
A principal vantagem da RAM em relação à memória secundária é que o acesso aos dados é rápido e consistente, poisnão depende de onde está a informação e não é necessário nenhum tipo de movimento físico para que ela seja acessada.A desvantagem é o custo e o fato de os dados serem perdidos quando é cessada a alimentação elétrica. Mas atualmenteestão sendo desenvolvidas
 NVRAMs
(
 Non-Volatile RAM 
– RAM não volátil), ou seja, memórias que não perdem ainformação mesmo quando é cessada a alimentação elétrica.Dois tipos de memória que merecem ser citados são:
DDR SDRAM
: Memória de Acesso Aleatório de Taxa de Transferência Dobrada (
 Double-Data-RateSynchronous Dynamic Random Access Memory
) é um tipo de memória que utiliza tanto o ciclo de subida como ode descida do clock para transferir dados. Assim, é capaz de transferir duas vezes mais dados por ciclo de clock (que pode ser de 100 até 300 Mhz). Já foi lançado o padrão DDR2, que pode ter 
clock 
de 200 até 533 Mhz e aDDR3, que tem
clock 
de 400 até 800MHz, além de ter um consumo de energia 40% menor que sua antecessora.Para se obter a velocidade de transferência, utiliza-se a equação: (
clock 
* 2 * n) / 8, onde n é o número de bitstransferido por ciclo de
clock 
(tipicamente 64).
XDR DRAM
: Memória de Acesso Aleatório com Taxa de Transferência Extrema (
 Extreme Data-Rate Dynamic Random Access Memory
) é um tipo de memória desenvolvido pela Rambus como concorrente das memóriasDDR. Possuem
clock 
de 400, 600 e 800MHz, com 1GHz já planejado. Podem transferir dados a 6,4GB/s em400MHz. A
XDR2
já está em desenvolvimento e agendado para este ano (2007).
Disco Rígido
O Disco Rígido (
 Hard Disk 
) é uma mídia de armazenamento não-volátil. São usados para armazenar as informações nocomputador, já que a memória principal é apagada quando ele é desligado. Também são usados como memória virtual,i.e. o sistema operacional joga os dados da memória RAM para o HD para simular uma memória maior e vai trocando osdados conforme for necessário. Possuem uma capacidade de armazenamento maior que a memória principal, porém comuma velocidade menor.As interfaces para a conexão com o computador são:
ATA
:
 Advanced Technology Attachment 
é um padrão de interface para conectar dispositivos de armazenamentocriado em 1986. O padrão permite cabos com até 46 centímetros de comprimento. É uma interface paralela,normalmente usada internamente à CPU, onde dois dispositivos podem ser conectados por cabo, com velocidadesque veriam de 16MB/s até 133MB/s.
SATA
:
Serial ATA
é um padrão criado em 2003 desenvolvido para substituir o padrão ATA paralelo. Utiliza umcabo de até 1m com sete fios e que pode conectar apenas um dispositivo com velocidade de 1.5Gb/s e 3Gb/s e6Gb/s está em desenvolvimento (lembrando que estes valores estão em bits e devem ser divididos por 8 paraconversão para byte).
SCSI
:
Small Computer System Interface
é um conjunto de padrões para conectar e transferir dados entrecomputadores e periféricos criado em 1986. É mais usado para conectar 
 Hds
e
drives
de fita, mas pode ser usado para conectar scanners e
drives
óticos. É mais comumente usado em estações de trabalho e servidores e possuemvelocidades que variam de 5 até 640MB/s.
 
Discos Ópticos
São discos onde os dados são armazenados na forma de “vales” em uma superfície. Esses dados são acessados quando odisco é iluminado por um
laser 
. Os “vales” destorcem a luz refletida.
Compact Disc
O CD é um disco óptico usado para armazenar dados digitais, originalmente projetado para armazenar áudio digital,lançado em 1982 e desenvolvido pela Sony e Philips. Normalmente são discos de 120mm de diâmetro que podem armazenar até 80min de áudio.A tecnologia foi adaptada para armazenar dados (CD-ROM) e para poder ser gravado uma (CD-R) ou mais (CD-RW)vezes. São capazes de armazenar entre 650 e 703MB.
Digital Versatile Disc
Também conhecido como
 Digital Video Disc
, o DVD é um disco óptico que pode ser usado para armazenar dados efilmes. Assim como os Cds, possuem 120mm de diâmetro, porém são codificados de maneira diferente, permitindo umamaior densidade. São capazes de armazenar 4,7GB em camada simples e 9,4GB em camada dupla. Pode ser DVD+R,DVD-R, DVD+R/RW, DVD-R/RW ou DVD-RAM.
DataPlay
É um disco óptico desenvolvido e lançado pela DataPlay, Inc em 2002.É um disco de 32mm de diâmetro envolvido por uma capa de proteção. É capaz de armazenar 250MB/lado.

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->