Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Coletânea Tóp. de Dir. Processual 2010.2

Coletânea Tóp. de Dir. Processual 2010.2

Ratings: (0)|Views: 726 |Likes:
Published by Livia Martins

More info:

Published by: Livia Martins on May 23, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/02/2013

pdf

text

original

 
SUMÁRIO
 AULA 1 A reforma do Código de Processo Civil. Análise da redação de alguns dos novos dispositivos que estão sendoelaborados pela Comissão especialmente designada para a criação do novo Código de Processo Civil. AULA 2Jurisdição. Conceito. Características. Princípios fundamentais. Jurisdição contenciosa e voluntária. Espéciesde tutela jurisdicional. Equivalentes jurisdicionais. Estudo de casos concretos. Questões de múltipla escolha(PAAC). AULA 3Competência: Conceito. Natureza jurídica. Competência da Justiça, Foro e Juízo. Critérios de fixação dacompetência. Incompetência absoluta e competência relativa. Causas de modificação da competência:conexão e continência. Conflito de competência. Estudo de casos concretos. Questões de múltipla escolha(PAAC). AULA 4Competência da Justiça Federal e Estadual, em 1ª e 2ª instância. Distinção entre Seção Judiciária e Comarca.Competência do Juizado Especial Estadual e Federal (Lei nº 9.099/98 e Lei nº 10.259/01). Estudo de casosconcretos. Questões de múltipla escolha (PAAC). AULA 5Competência do órgão jurisdicional de 1a instância. Petição inicial. Pedido. Objeto mediato e imediato.Espécies de cumulação de pedidos. Despacho liminar de conteúdo negativo. Indeferimento total ou parcial dapetição inicial. Natureza da decisão e meios de impugnação. Procedimento adotado quando o indeferimento écom fundamento no art. 295 do CPC. Pressupostos para o juiz resolver liminarmente o mérito (art.285-A) eprocedimento a ser adotado posteriormente. Despacho liminar de conteúdo positivo. Estudo de casosconcretos. Questões de múltipla escolha (PAAC). AULA 6Competência do órgão jurisdicional de 1a instância. Antecipação dos efeitos da tutela de mérito. Conceito.Distinção da tutela cautelar. Distinção do julgamento antecipado da lide. Alcance da norma prevista no art.273, parágrafo 7º, CPC. Requisitos. Antecipação dos efeitos da tutela contra a Fazenda Pública. Suspensãoda liminar (Lei nº 8.437/92) Estudo de casos concretos. Questões de múltipla escolha (PAAC). AULA 7Competência do órgão jurisdicional de 1a instância. Resposta do demandado. Teoria geral da exceção.Espécies de exceções/defesas: a) processuais/instrumentais (peremptória ou dilatória); b)meritórias/substanciais (direta ou indireta). Modalidade de resposta: Contestação, exceção e reconvenção.Competência para oferecimento e aprecião de cada uma. Teoria geral da prova. Estudo de casosconcretos. Questões de múltipla escolha (PAAC). AULA 8Competência do órgão jurisdicional de 1a instância. Sentença: conceito. Classificação: terminativa e definitiva;declaratória, constitutiva, condenatória, mandamental e executiva
lato sensu
. Estrutura: art. 458, CPC. Vícios:Sentença
extra, citra ou ultra petita
. Sentença determinativa. Publicação, intimação, correção e integração.Estudo de casos concretos. Questões de múltipla escolha (PAAC).
 
 AULA 9Competência do órgão jurisdicional de 1a instância. A coisa julgada. Conceito. Espécies: formal, material esoberanamente julgada. Efeitos da coisa julgada: vinculativo, sanatório e preclusivo (julgamento implícito).Coisa Julgada e Preclusão: semelhanças e distinções. Formas de argüição da coisa julgada. Limites objetivo esubjetivo da coisa julgada. A relativização da coisa julgada. Estudo de casos concretos. Questões de múltiplaescolha (PAAC). AULA 10Competência de Tribunais. A ação rescisória. Conceito. Natureza Jurídica. Pressupostos genéricos eespecíficos. Petição inicial. Depósito. Citação. Resposta. Instrução. Juízo rescindente e juízo rescisório.Estudo de casos concretos. Questões de múltipla escolha (PAAC). AULA 11Competência de Tribunais. Recursos. Conceito. Natureza jurídica. Princípios recursais. Juízo deadmissibilidade e juízo de mérito. Requisitos de admissibilidade. Efeitos. Estudo de casos concretos.Questões de múltipla escolha (PAAC). AULA 12Competência do órgão jurisdicional de 2a instância. Recursos em espécie. Recurso de apelação. Hipótesesde cabimento. Requisitos de admissibilidade. Súmula impeditiva de recurso (art. 518, §1º da Lei 11.276/2006).Questões novas do recurso (art. 517, CPC). Procedimento no primeiro e no segundo grau de jurisdição. Juízode mérito. Recurso de agravo, após a reforma trazida pela Lei 11.187/2005. Hipóteses de cabimento.Modalidades: retido, instrumento, inominado e regimental. Juízo de admissibilidade e de mérito em relação acada uma das suas modalidades. Estudo de casos concretos. Questões de múltipla escolha (PAAC). AULA 13Competência do órgão jurisdicional de instância especial e extraordinária. recursos em espécie. RecursoExtraordinário e Recurso Especial. Procedimento nos tribunais de origem e nos tribunais superiores.Competência para julgar a admissibilidade e o mérito dos recursos. Recurso da decisão de inadmissão.Repercussão geral (art. 543-A) e multiplicação de recursos idênticos (arts. 543-B e 543-C, CPC). Incidente deuniformização de jurisprudência previsto na Lei nº 10.259/01 (Juizado Especial Federal). AULA 14Competência do órgão jurisdicional para processamento de cumprimento de sentença ou execução de títuloexecutivo judicial. Art. 475-P e art. 575, ambos do CPC. Competência para processamento de incidentesinstaurados na etapa executiva. Estudo de casos concretos. Questões de múltipla escolha (PAAC). AULA 15Competência do órgão jurisdicional para processamento de execução lastreada em título executivoextrajudicial. Art. 576 do CPC. Competência para oferecimento e julgamento do pedido constante nosembargos do executado. Estudo de casos concretos. Questões de múltipla escolha (PAAC).
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARNEIRO, Athos Gusmão.
Jurisdição e competência
: exposição didática: área do Direito processual civil.13. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2004.THEODORO JÚNIOR, Humberto.
Curso de Direito processual civil 
. 41. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. v.1.WAMBIER, LUIS RODRIGUES, Curso Avançado de Processo Civil V.I, Ed. RT.São Paulo, 2008., 10º, revistae ampliada.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CAMARGO, Margarida Maria Lacombe.
Hermenêutica e argumentação
: uma contribuição ao estudo doDireito. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.CICHOCKI NETO, José.
Limitações ao acesso à justiça
. Curitiba: Juruá, 2004.FAORO, Raymundo.
Donos do poder 
: formação do patronato político brasileiro. 3. ed. rev. São Paulo: Globo,2004.SANTOS, Moacyr Amaral.
Primeiras linhas de Direito processual civil 
. 23 .ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva,2004. v.1.CODJERJ – Edição atualizada.Regimento Interno do TJRJRegimento Interno do STF e do STJ.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 thousand reads
1 hundred reads
Daniel Ferreira liked this
Jailza Costa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->