Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
10Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
álcoois e fenois

álcoois e fenois

Ratings: (0)|Views: 5,413|Likes:
Published by Querido Gomes

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: Querido Gomes on May 25, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/08/2013

pdf

text

original

 
2
UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETOFACULDADE DE CIÊNCIASDEI DE QUÍMICA
Trabalho laboratorial de QuímicaOrgânica II
PRÁTICA Nº1
NOME:
Martinho Calunga Morais 75328Mateus Maria Simão Gomes 75329
Luanda 2012
 
2
Resumo
Álcool é um composto orgânico caracterizado pelo grupo funcional hidroxila (-OH), em carbono saturado. E se este mesmo grupo estiver ligado a um anel benzénico édenominado fenol.O presente trabalho tem como objectivo estudar as propriedades Físicas e Químicasdos álcoois e fenóis. No decorrer das experiência realizadas na prática conclui-se que alguns álcoois sãosolúveis em água e outro não através da ligação entre as moléculas de álcool e água sãoresponsáveis pela solubilidade destes compostos. Quanto mais grupo alquilo o álcool tiver menos solúvel será.
Reacções dos álcoois e fenóis com o sódio metálico forma alcoxido. Neste testeobtivemos a seguinte ordem de reactividade fenol etanol.
˃
O teste de Lucas que baseia na reactividade na reactividade das três classes de álcoois, osálcoois é solúvel no reagente de Lucas.Os álcoois terciários, reagem rapidamente com, os reagentes de Lucas, o secundáriolevam tempo, os primários não reagem.Os álcoois e fenóis reagem com Dicromato de potássio em meio ácido formando aldeido, para álcoois primário, cetona para álcoois secundário. O terciário não reage, por não possuir hidrogénio (α). Quanto aos fenóis ao reagirem com Dicromato de potássio formando Quinona.(nas três reacções houve mudança de coloração).A fenolftaleina é um indicador de P
H
com fórmula C
20
H
14
O
4
que obtivemos por meio dofenol e anidrido ftálico .
Objectivo
 
Aprender a diferenciar álcoois a partir de suas propriedades químicas esicas, entendendo os resultados. Caracterizar e identificar os álcoois através do testede Lucas. Não só mas também a identificação do fenol.
 
2
INTRODUÇÃO
Álcoois é um grupo funcional orgânico caracterizado pela presença dogrupo hidroxila (OH) emcarbono saturado. Este grupo pode ser dividido emálcoois primários, secundários e tercrios,sendo que tais nomesderivam da ligação do grupo funcional com o carbono querealiza interações com um, dois ou três carbonos respectivamente. Dos álcoois o maisutilizado em nossa sociedade o Etanol, produzido principalmente a partir dafermentação de alimentos ricos em açúcares, ele tem grande aplicação: Por ser extremamente oxidante é excelente bactericida, além da utilização nafabricação de medicamentos, bebidas e como fonte de energia sustentável. Éinteressante ressaltar que o álcool como bebida é utilizado pelos seres humanos a milharesde anos, e sua produção provavelmente foi descoberta pela observação de queanimais, que após comerem certas frutas apodrecidas, ficavam embriagados.
 Se o grupo hidroxilo estiver ligado a um anel benzenico, o composto é denominado por fenol. Fenois e álcoois contêm ambos o grupo –OH e, consequententemente as duas famílias docomposto têm algumas semelhanças, se bem que limitadas.
Fundamento teórico

Activity (10)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Downloader180 liked this
Mirelly Silveira liked this
Amanda Vilaça liked this
Marcos Luis Rabo liked this
dmsampaio liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->