Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
24Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
o Menino Que Aprendeu a Ver

o Menino Que Aprendeu a Ver

Ratings: (0)|Views: 8,678 |Likes:

More info:

Published by: Maria Aparecida Silva on May 26, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/30/2013

pdf

text

original

 
ASSESSORIA DE ALFABETIZAÇÃO- 2º Ano
 
1
 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO/GERÊNCIA DE APOIO TÉCNICO-PEDAGÓGICOASSESSORIA DE ALFABETIZAÇÃO
LONDRINA2008
 
ASSESSORIA DE ALFABETIZAÇÃO- 2º Ano
 
2
 O MENINO QUE APRENDEU A VER
A escolha deste texto, de gênero narrativo, justifica-se por ser umtexto de cunho ficcional e por ser um texto que as crianças dessa faixa etária maisouvem, lêem e escrevem. Ele apresenta um tema que faz parte daspreocupações da criança nessa fase escolar e garante uma discussão muito sériasobre a importância da escrita, na função social e, ainda descreve o processo deaquisição da leitura e da escrita, fazendo cada criança se identificar com apersonagem e se localizar no espaço da narrativa, permitindo uma leitura a quechamamos de psicanalítica. Vejamos a história:João vivia espantado...Que mundo mais engraçado!Quanta coisa que há no mundo:Há coisas que a gente entende...E coisas que a gente não entende!Na frente das lojas, por exemplo, em cima dos prédios, noscartazes...Algumas figuras João entendia: Flores, cigarros, meninas...Mas havia outros sinais que Joãozinho não sabia.O que seriam?Em cada rua, na esquina, uma placa pequenina.João quis saber:
 —
O que é aquela placa, mãe? Todas as esquinas têm. — É o nome da rua, filho.João olhava, olhava e via uma porção de desenhos que para eleeram assim:Um dia, a mãe do João disse pra ele:
 
ASSESSORIA DE ALFABETIZAÇÃO- 2º Ano
 
3
 
 — Meu filho, você precisa ir pro colégio, aprender a ler, aprendertodas as coisas... — Que coisas, mãe? — As letras, João, os números. Você vive perguntando coisas.Quando o ônibus chegou, Joãozinho reclamou: — Eu não estou vendo Rio Bonito nenhum...O que Joãozinho via, na frente do ônibus, era uma placa com unsdesenhos assim:A mãe do Joãozinho sorriu e os dois subiram no ônibus. Aprofessora era moça alta, de óculos redondos. Ela mostrava às crianças unscartazes coloridos, assim:E ela dizia: A- AVEE as crianças repetiam: A-AVE.E a professora escrevia no quadro-negro:
A A A
Quando João saiu da escola, que surpresa!Na rua, nas placas, nos cartazes, estava pintado o desenho daprofessora:Em todos os lugares para onde Joãozinho olhava, logo, logo eleencontrava:Joãozinho não compreendia.

Activity (24)

You've already reviewed this. Edit your review.
Jussara Soares added this note
Parabéns!
1 hundred reads
1 thousand reads
Caroline Rosa liked this
Helaine Calixto added this note
Que aula maravilhosa! Desta forma é possível contemplar as capacidades a serem desenvolvidas ao longo do processo de alfabetização!
Ariane Céo liked this
Ariane Céo liked this
Ueliton Santos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->