Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
24Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
o Menino Que Aprendeu a Ver

o Menino Que Aprendeu a Ver

Ratings: (0)|Views: 10,397|Likes:

More info:

Published by: Maria Aparecida Silva on May 26, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/30/2013

pdf

text

original

 
ASSESSORIA DE ALFABETIZAÇÃO- 2º Ano
 
1
 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃODIRETORIA DE ENSINO/GERÊNCIA DE APOIO TÉCNICO-PEDAGÓGICOASSESSORIA DE ALFABETIZAÇÃO
LONDRINA2008
 
ASSESSORIA DE ALFABETIZAÇÃO- 2º Ano
 
2
 O MENINO QUE APRENDEU A VER
A escolha deste texto, de gênero narrativo, justifica-se por ser umtexto de cunho ficcional e por ser um texto que as crianças dessa faixa etária maisouvem, lêem e escrevem. Ele apresenta um tema que faz parte daspreocupações da criança nessa fase escolar e garante uma discussão muito sériasobre a importância da escrita, na função social e, ainda descreve o processo deaquisição da leitura e da escrita, fazendo cada criança se identificar com apersonagem e se localizar no espaço da narrativa, permitindo uma leitura a quechamamos de psicanalítica. Vejamos a história:João vivia espantado...Que mundo mais engraçado!Quanta coisa que há no mundo:Há coisas que a gente entende...E coisas que a gente não entende!Na frente das lojas, por exemplo, em cima dos prédios, noscartazes...Algumas figuras João entendia: Flores, cigarros, meninas...Mas havia outros sinais que Joãozinho não sabia.O que seriam?Em cada rua, na esquina, uma placa pequenina.João quis saber:
 —
O que é aquela placa, mãe? Todas as esquinas têm. — É o nome da rua, filho.João olhava, olhava e via uma porção de desenhos que para eleeram assim:Um dia, a mãe do João disse pra ele:
 
ASSESSORIA DE ALFABETIZAÇÃO- 2º Ano
 
3
 
 — Meu filho, você precisa ir pro colégio, aprender a ler, aprendertodas as coisas... — Que coisas, mãe? — As letras, João, os números. Você vive perguntando coisas.Quando o ônibus chegou, Joãozinho reclamou: — Eu não estou vendo Rio Bonito nenhum...O que Joãozinho via, na frente do ônibus, era uma placa com unsdesenhos assim:A mãe do Joãozinho sorriu e os dois subiram no ônibus. Aprofessora era moça alta, de óculos redondos. Ela mostrava às crianças unscartazes coloridos, assim:E ela dizia: A- AVEE as crianças repetiam: A-AVE.E a professora escrevia no quadro-negro:
A A A
Quando João saiu da escola, que surpresa!Na rua, nas placas, nos cartazes, estava pintado o desenho daprofessora:Em todos os lugares para onde Joãozinho olhava, logo, logo eleencontrava:Joãozinho não compreendia.

Activity (24)

You've already reviewed this. Edit your review.
Jussara Soares added this note
Parabéns!
1 thousand reads
1 hundred reads
Helaine Calixto added this note
Que aula maravilhosa! Desta forma é possível contemplar as capacidades a serem desenvolvidas ao longo do processo de alfabetização!
Caroline Rosa liked this
Ariane Céo liked this
Ariane Céo liked this
Ueliton Santos liked this
escoteiranara liked this
Simon E. Manú liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->