Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
73Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
lista endocrino

lista endocrino

Ratings: (0)|Views: 27,441|Likes:
Questões abertas sobre sistema endócrino. Saiba mais em salabioquimica.blogspot.com
Questões abertas sobre sistema endócrino. Saiba mais em salabioquimica.blogspot.com

More info:

Published by: Fabio Dias Magalhães on Jun 04, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/10/2013

pdf

text

original

 
salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com
Lista de questões abertas de Sistema Endócrino
Comentários
O sistema Endócrino, assim como o sistema nervoso, tem função de coordenação dosoutros sistemas. Entretanto, existem diferenças entre essas duas formas de coordenação. Ossinais do sistema nervoso - impulso nervoso e neurotransmissão - são mais rápidos do que ohormônio, que é o sinal do sistema nervoso. Podemos entender porque: enquanto o neurôniofaz sinapse diretamente com o órgão alvo, o hormônio é lançado no sangue por uma glândulaendócrina e transportado até o órgão que será estimulado e , por isso, é um sinal de respostamais lenta comparado ao impulso nervoso.São temas que o vestibulando deve saber:
1)O controle da glicemia e calcemia;
2)A retroalimentação negativa (“feeedback” negativo);
3)O controle do metabolismo e da produção de calor;4)O controle hidrossalino ( e por isso pressório);5)O ciclo menstrual;6)A ação dos hormônios tróficos hipofisários;7)O controle do sistema imune.
 
Questões
1. (Fuvest 94) Os seguintes eventos ocorrem em células das Ilhotas de Langerhans do pâncreas:I. secreção de hormônio no sangue;II. produção de proteína pelos ribossomos;III. transporte de proteína ao aparelho de Golgi.a) Em que ordem esses eventos ocorrem?b) Que hormônios são produzidos nessas células?2. (Unicamp 98) Os fumantes causam maiores danos às suas vias respiratórias ao introduzir nelas partículas detabaco e substâncias como nicotina em concentrações maiores do que as existentes no ar. Estas substânciasinicialmente paralisam os cílios na traquéia e brônquios e posteriormente os destroem. Além disso, a nicotinaprovoca a liberação excessiva de adrenalina no sangue aumentando o risco de acidentes vasculares.a) A que tipo de tecido estão associados os cílios?b) Qual é a conseqüência da paralisação e destruição dos cílios das vias respiratórias?c) Explique como os efeitos fisiológicos da liberação da adrenalina podem aumentar os riscos de acidentesvasculares.d) Onde é produzida a adrenalina?
 
salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com
3. (Ufmg 94) Observe o esquema que representa a secção de uma região de testículo humano.Com base no esquema e em seus conhecimentos sobre o assunto, CITEa) o número total de cromossomos existentes nas células indicadas pelos números 1 e 4.b) uma função das células indicadas pelos números 5 e 6.c) o(s) número(s) correspondente(s) à(s) célula(s) que sofre(m) ação do hormônio folículo estimulante (FSH) eà(s) que sofre(m) ação do hormônio luteinizante (ICSH).d) o(s) número(s) correspondente(s) à(s) célula(s) que terá(ão) sua função primordial impedida pela vasectomia eas que serão afetadas pelo uso de pílula anticoncepcional masculina de efeito semelhante às já existentes paraas mulheres.4. (Uerj 2001) ALGUMAS ETAPAS METABÓLICAS ENCONTRADAS NO CITOPLASMA DAS CÉLULASHEPÁTICAS DE MAMÍFEROSCite as duas etapas, dentre as representadas, que são estimuladas pela ação da insulina.
 
salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com
5. (Fuvest 2002) Um pesquisador construiu um camundongo transgênico que possui uma cópia extra de um geneZ. Em um outro camundongo jovem, realizou uma cirurgia e removeu a hipófise. Em seguida, estudou ocrescimento desses camundongos, comparando com o crescimento de um camundongo, não-transgênico e comhipófise. Obteve as seguintes curvas de crescimento corporal:a) Explique a causa da diferença no crescimento dos camundongos 2 e 3.b) Com base em sua resposta ao item a, elabore uma hipótese para a causa da diferença no crescimento doscamundongos 1 e 2.6. (Unicamp 95) Segundo documento da Unicef, 250 mil crianças por ano perdem a visão por falta de umavitamina; muitas mulheres brasileiras grávidas abortam ou perdem seus filhos logo após o nascimento por apresentarem anemia causada por deficiência de ferro; e cerca de 50 milhões de crianças têm o metabolismocomprometido por falta de iodo. (adaptado de: "Correio Popular", 13/08/94)a) Qual é a vitamina cuja deficiência traz problemas de visão? Cite um alimento de origem animal rico nestavitamina.b) Porque a deficiência de ferro causa anemia?c) Qual é o órgão diretamente afetado pela falta de iodo? Que relação existe entre iodo e metabolismo?

Activity (73)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
ingrid1404 liked this
gustavodm8 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->