Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
15Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Atividade Rev. Industrial

Atividade Rev. Industrial

Ratings: (0)|Views: 1,202 |Likes:
Published by cristinakrul

More info:

Published by: cristinakrul on Jun 05, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
1
Atividade: Revolução IndustrialQuestões
1) Leia o texto a seguir:“Um operário desenrola o arame,um outro o endireita, um terceiro ocorta, um quarto faz as pontas, umquinto o afia nas pontas para acolocação da cabeça do alfinete;para fazer uma cabeça de alfineterequerem-se 3 ou 4 operaçõesdiferentes;montar a cabeça já é umaatividade diferente, e alvejar osalfinetes é outra; a própriaembalagem dos alfinetes tambémconstitui uma atividadeindependente. Assim, a importanteatividade de fabricar um alfineteestá dividida em aproximadamente18 operações distintas, as quais, emalgumas manufaturas sãoexecutadas por pessoas diferentes,ao passo que, em outras, o mesmooperário às vezes executa 2 ou 3delas. Vi uma pequena manufaturadesse tipo, com apenas 10empregados, e na qual algunsdesses executavam 2 ou 3operações diferentes. Mas, emboranão fossem muito hábeis, e portantonão estivessem particularmentetreinados para o uso das máquinas,conseguiam, quando seesforçavam, fabricar em torno de 12libras de alfinetes por dia. Ora,1libra contém mais do que 4 milalfinetes de tamanho médio.Por conseguinte, essas 10 pessoasconseguiam produzir entre elasmais do que 48 mil alfinetes por dia.Assim, já que cada pessoaconseguia fazer 1/10 de 48 milalfinetes por dia, pode-se considerarque cada uma produzia 4.800alfinetes diariamente. Se, porém,tivessem trabalhadoindependentemente um do outro, esem que nenhum deles tivesse sidotreinado para esse ramo deatividade, certamente cada umdeles não teria conseguido fabricar20 alfinetes por dia, e talvez nemmesmo 1, ou seja: com certeza nãoconseguiria produzir a 240ª parte, etalvez nem mesmo a 4800ª partedaquilo que hoje são capazes deproduzir,em virtude de umaadequada divisão do trabalho ecombinação de suas diferentesoperações.”
 
SMITH, Adam. A riqueza dasnações. p. 58-59. Disponível em:<http://pt.scribd.com/doc/19161659/ AdamsmithriquezadasNacoes>acesso em 21/maio/2012.Segundo o texto:a) Qual foi a importância da divisãodo trabalho para o processo deRevolução Industrial?b) Qual foi o significado da divisãodo trabalho para o trabalhador?2) Leia os itens abaixo, que contêminformações sobre os avançostecnológicos à época da RevoluçãoIndustrial.I. A primeira indústria a sermecanizada foi a têxtil de algodão,que promoveu o crescimento deindústrias complementares, como ade mineração, a metalúrgica e aquímica.II. O desenvolvimento da produçãoindustrial obrigava a ampliação daspossibilidades de transportes e decomunicação, mas isso nãoocorreu, atrasando o processo emmeio século.
 
2
III. O aperfeiçoamento da máquina avapor por James Watt, em 1769,trouxe maior capacidade e força àsfábricas.Quais dentre essas afirmações sãoverdadeiras?a) Apenas I.b) Apenas I e III.c) Apenas II.d) I, II e III.3) Em relação ao sistema detrabalho nas fábricas, não podemosafirmar que:a) As condições na fábrica eraminsalubres, pois o ambiente eraabafado, úmido, sujo e escuro.b) a jornada diária de trabalho,muitas vezes, começava pelamadrugada e terminava às dez danoite.c) os trabalhadores quecometessem erros podiam serpunidos com castigos físicos.d) os trabalhadores eram obrigadosa trabalhar sem qualquer forma deremuneração.e) mulheres e crianças eramempregadas com remuneraçãoinferior à dos homens.4) O surgimento das máquinas e dosistema fabril alterou a própriamaneira de as pessoas perceberemo tempo, pois:a) a classe trabalhadora nãoconseguiu se adaptar à disciplina dotempo medido pelo relógio.b) o ritmo das fábricas passou aexigir uma jornada de trabalhosemanal de sete dias.c) o relógio deixou de serinstrumento popularizado.d) o trabalho assalariado gerou anecessidade de controlar aprodutividade por meio do tempo.e) o tempo marcado pelos ritmos danatureza era a forma tradicional deperceber o tempo e a fábrica nãoconseguiu alterar isso.5) A Revolução Industrial pode serassociada a um intenso processo deurbanização, acompanhado degrande aumento demográfico.Estabeleça as relações entre estesdois conceitos: Revolução Industriale urbanização.
Respostas
1.a) A divisão do trabalho impôs umritmo acelerado à produção,proporcionando um aumento daprodutividade, ou seja, produzia-semais no mesmo período e com omesmo número de operários.b) A divisão das tarefas, ostrabalhadores foram perdendo oconhecimento e o controle doprocesso de produção.2. Alternativa b.
O desenvolvimento da produção industrial ampliou as possibilidades de transporte e de comunicação, enquanto gerou uma necessidade para a sua própria expansão.
3. Alternativa d.
Entre as características do sistema de trabalho nas fábricas não constava a falta de remuneração.

Activity (15)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Michele Santos liked this
lopeslivia liked this
Marilu Walder liked this
Sayonara Alencar liked this
Liriani Schmitz liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->