Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estudo Sobre Quadrados Magicos

Estudo Sobre Quadrados Magicos

Ratings: (0)|Views: 31|Likes:
Published by Daniel Saboia

More info:

Published by: Daniel Saboia on Jun 08, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/08/2012

pdf

text

original

 
1
Universidade Estadual Vale do Acaraú
QUADRADOSMÁGICOS
Daniel Caetano de Figueiredo
 
2
Este Artigo é uma adaptação da Monografia que apresentei comoTrabalho de Conclusão de Curso de Especialização em 1999.Fiz, algumas alterações e o reapresento, agora.
 
3
INTRODUÇÃO
Este trabalho é fruto, antes de tudo, da curiosidade do autor e de suaintenção em aprofundar os seus conhecimentos acerca do tema – quadradomágico – muito pouco explorado no ensino da Matemática.Ainda quando estudante do primeiro grau, travei pela primeira vezcontato com este interessante assunto, mas confesso que ainda não possuía ascondições intelectuais necessárias para estudá-lo de uma forma mais profunda.O tempo passava e, aqui ou acolá, conversando com colegas de profissão,alguém levantava assuntos relacionados com o tema em questão.Mas, afinal, quais são os objetivos do autor destas linhas em tãodesprezado tema, sobre o qual os livros didáticos jamais dedicam uma linhasequer, de uma forma geral?Na realidade a bibliografia sobre o assunto “quadrados mágicos” émuito escassa, daí a dificuldade para discorrer melhor sobre o assunto, apesarde o mesmo ser muito antigo e termos visto que grandes matemáticos seinteressaram pelo tema, a exemplo do matemático suíço Leonhard Euler(1707-1783).Creio que determinados assuntos sobre jogos , quadrados mágicos, porexemplo, poderiam e deveriam ser mais explorados pelos professores no dia adia da sala de aula. Citamos a antiga União das Repúblicas SocialistasSoviéticas, onde o xadrez é disciplina obrigatória. O xadrez, assim como osquadrados mágicos levam os alunos a refletirem, a raciocinarem e a fazer usoda lógica. É desnecessário falarmos acerca do entrosamento e da irmandadeexistente entre a lógica e matemática, pois ambas chegam a se confundiremmuitas vezes. Segundo o matemático Karl Poppev
as fronteiras entre a Matemática e a Lógica, nunca foram demarcadas. Não sabemos onde terminaa Matemática e começa a Lógica, e reciprocamente”
.O estudo dos quadrados mágicos, além disto, está longe de ser umassunto tedioso, antes, é um assunto de fácil abordagem e que desperta acuriosidade até mesmo daqueles que não são estudantes de matemática.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->