Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
171Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Gabarito - Programas de Transporte Escolar - PTE

Gabarito - Programas de Transporte Escolar - PTE

Ratings:

3.0

(1)
|Views: 67,854|Likes:
Published by Marcos A.
Gabarito do Caderno de Questões do Programas de Transporte Escolar - PTE
Gabarito do Caderno de Questões do Programas de Transporte Escolar - PTE

More info:

Published by: Marcos A. on Jun 09, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See More
See less

12/03/2013

pdf

 
GABARITO – Programa de Transporte Escolar-PTE
1
UNIDADE 01
 _____________________________________________________________________________________
Atividade 1
1a. Complete as lacunas:
A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, conforme determina o art. 205da Constituição Federal. Sendo assim, o Estado, além de garantir o acesso à educação, deve oferecercondições necessárias para que os alunos cheguem à escola e nela permaneçam. Portanto, um dos obje-tivos do governo federal, por meio do FNDE, é garantir o direito constitucional à educação a todas ascrianças em idade escolar. Para tanto, são desenvolvidas ações específicas, como as que dizem respeitoao transporte do escolar. Nesse contexto, o dever do Estado (na figura do governo federal) com a edu-cação será efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando no ensino fundamental, atravésde programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saú-de, de acordo com o art. 208 da Constituição. Em contrapartida, os estados – incluindo o Distrito Federal – têm o dever de assumir o transporte escolar da rede estadual (e distrital), e os municípios devem as-sumir o transporte escolar da rede municipal. Cabe, então, aos gestores públicos dos estados, do Distri-to Federal e dos municípios a responsabilidade de tornar real o direito dos cidadãos de acesso à escola,por meio de uma política pública voltada para o transporte escolar.
 
GABARITO – Programa de Transporte Escolar-PTE
2
1b. Tendo como base a resposta da questão anterior, assinale com um X as razões pelas quais o go-verno federal contribui para garantir que os estados e municípios ofereçam transporte escolar para osalunos da zona rural:
a. ( ) Não há linha de ônibus.b. ( ) As crianças são pobres e as famílias não têm como pagar a passagem.c. ( ) Para propaganda política junto às famílias dos alunos.d. ( ) É um direito constitucional, reforçado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).e. ( ) É um direito do aluno ter passe livre.f. ( ) Por falta de transporte, muitas crianças da zona rural não teriam como ir à escola e nela permane-cer.g. ( ) Os pais não têm como levar os filhos à escola porque estão trabalhando no campo.h. ( ) É função do Estado que, por meio de suas políticas compensatórias, deve atender às necessidadesespecíficas desses estudantes.i. ( ) Nenhum aluno deve ser impedido de ir à escola por morar em local distante, na zona rural ou emlocal de difícil acesso.
1c. Complete as lacunas:
Um dos maiores desafios do FNDE é conhecer as reais condições e qualidade do serviço detransporte escolar oferecido nos estados e municípios brasileiros. Por isso, a autarquia vem investindoem pesquisas (estudos) para conhecer melhor essa realidade. Esses estudos são importantes porque osseus resultados podem apontar as falhas no sistema e, dessa maneira, contribuir para que sejam criadosprogramas específicos e feitos ajustes e aprimoramentos dos programas do transporte escolar existen-tes. Por exemplo, a pesquisa do FNDE/Ceftru indicou que os alunos reclamam que os veículos são des-confortáveis, não têm assentos para todos os ocupantes, carecem de equipamentos de segurança (co-mo, por exemplo, o cinto de segurança), ocorrem muitas faltas e atrasos, sem contar as condições dasvias de acesso, que são de terra batida e cheias de buracos. Nesse caso, o FNDE pode tornar mais rígidasas especificações e conformidade dos veículos para transporte do escolar (sejam ônibus, microônibus ouembarcações) e reforçar a fiscalização para que esses itens sejam cumpridos, com o apoio da comuni-dade, que fará a denúncia caso não haja o cumprimento desses itens. O FNDE poderá também condicio-nar o repasse de recursos à melhoria das vias de acesso, que deverão ser feitas pelos estados ou muni-cípios, para garantir a segurança do transporte dos estudantes nas vias terrestres e fluviais. .
 _____________________________________________________________________________________
Atividade 2
Escreva dentro dos parênteses o nome do programa ao qual o texto está relacionado: PNTE, Pnate ouCaminho da Escola:
a. (Caminho da Escola) Foi criado em março de 2007, com o objetivo de renovar, ampliar e padronizar afrota de transporte do escolar, enfocando os alunos matriculados na educação básica (incluindo a EJApresencial), preferencialmente residentes na zona rural, das redes estadual e municipal de ensino. Pormeio desse programa, os municípios, os estados e o Distrito Federal podem buscar financiamento juntoao BNDES, nos exercícios de 2007 a 2009, visando à aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarca-ções novas, destinadas ao transporte diário dos alunos.b. (PNTE) Existe desde 1994, mas em 2004 foi alterado e passou a beneficiar somente as organizaçõesnão-governamentais sem fins lucrativos que mantêm escolas especializadas de ensino fundamental, a-tendendo alunos com necessidades educacionais especiais, das áreas rurais e urbanas. Seus recursos e-
 
GABARITO – Programa de Transporte Escolar-PTE
3
ram repassados mediante convênio e tinham como objetivo contribuir financeiramente para a aquisiçãode veículos automotores zero quilômetro, destinados ao transporte diário de alunos.c. (Pnate) Foi criado pela Lei nº 10.880/2004, alterada pela Lei Nº 11.947, de 16/06/2009, e oferece as-sistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, com oobjetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares de alunos da EducaçãoBásica do ensino público regular, residentes em área rural, que utilizam transporte escolar e que cons-tam do censo escolar do ano anterior. Esse programa também atende aos alunos matriculados em cur-sos de educação de jovens e adultos (EJA) presencial, da Educação Básica pública.
 _____________________________________________________________________________________
Atividade 3
Pesquise a definição da palavra suplementar no dicionário, compare com o sentido que ela tem nonosso módulo de estudo e, em seguida, escreva com suas palavras o que você entendeu por suple-mentar, quando se faz referência aos recursos que o governo federal destina ao Pnate.
 3 No módulo, a palavra “suplementar” é usada com o sentido de “complementação, contribuição, apoi-o”. O que isso significa? Na verdade, a responsabilidade de oferecer transporte escolar para os alunosda área rural, matriculados na Educação Básica pública, é do município e dos estados. Cabe ao governofederal, por intermédio do MEC/FNDE, oferecer o apoio (assistência financeira) a essa política pública.
 _____________________________________________________________________________________
Atividade 4
Faça uma pesquisa nas secretarias de educação do seu município ou estado para saber se há uma le-gislação específica que trata do transporte escolar. Se ela existir, leia-a e faça anotações sobre seusaspectos mais relevantes, como, por exemplo, a questão relacionada à qualidade do transporte esco-lar a ser oferecido, o tipo de veículo a ser utilizado (ônibus, microônibus, vans, barcos etc.), as metas eos objetivos de atendimento. Não se prenda ao espaço disponível abaixo, que pode não ser suficiente;utilize uma folha à parte.
 A resposta dessa questão é o resultado da sua pesquisa. Quanto a ela, não se esqueça de identificar onúmero e o tipo de legislação (lei, portaria, resolução), o local e a data da sua aprovação e, principal-mente, leia-a com muita atenção para identificar os aspectos mais relevantes, conforme orientado na a-tividade. Para tanto, convém solicitar uma cópia do documento. Compare os dados levantados com asinformações da unidade de estudo. Contate seus colegas de curso e tutor e troque informações, con-frontando seus levantamentos com os deles e discutindo os pontos fortes e fracos da legislação. Esse éum excelente exercício para iniciar seu trabalho de acompanhamento e controle social sobre os pro-gramas de transporte do escolar em seu município, estado ou região.
 _____________________________________________________________________________________
Atividade 5
Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as questões a seguir:
a. ( V ) Existem especificações e exigências particulares quanto à qualidade do serviço de transporte es-colar.b. ( F ) O Código Nacional de Trânsito define que os proprietários dos veículos automotores destinados àcondução coletiva de escolares devem possuir uma autorização especial expedida somente pela Divisãode Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->