Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Alessandra Gasparotto - O terror renegado (1970-1975), 2008

Alessandra Gasparotto - O terror renegado (1970-1975), 2008

Ratings: (0)|Views: 71 |Likes:
Published by Horacio Gutiérrez
Alessandra Gasparotto - O terror renegado (1970-1975), 2008 [Brasil]
Alessandra Gasparotto - O terror renegado (1970-1975), 2008 [Brasil]

More info:

Published by: Horacio Gutiérrez on Jun 10, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2013

pdf

text

original

 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULINSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANASPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
ALESSANDRA GASPAROTTO
“O TERROR RENEGADO” 
UMA REFLEXÃO SOBRE OS EPISÓDIOS DE RETRATAÇÃO PÚBLICAPROTAGONIZADOS POR INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÕES DE COMBATEÀ DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1970-1975)
 
Porto Alegre2008
 
 
ALESSANDRA GASPAROTTO
“O TERROR RENEGADO” 
UMA REFLEXÃO SOBRE OS EPISÓDIOS DE RETRATAÇÃO PÚBLICAPROTAGONIZADOS POR INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÕES DE COMBATEÀ DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1970-1975)
 
Dissertação apresentada ao Programa dePós-Graduação em História da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul, comorequisito parcial para obtenção do título deMestre em História.Orientador: Prof. Dr. Benito Bisso SchmidtPorto Alegre2008
 
AGRADECIMENTOS
Ao longo da pesquisa e da escrita de uma dissertação, são muitos os percalços e asdificuldades encontradas. Felizmente, é ainda maior o número de pessoas que trilham conoscoeste caminho, nos auxiliando e partilhando também de nossas descobertas e alegrias. Nessesentido, cabem aqui os merecidos agradecimentos.Devo o maior agradecimento ao professor Benito Schmidt, por ter acreditado nesteprojeto de pesquisa e ter me acolhido. Sou grata pela orientação cuidadosa e inteligente, pelasdiscussões e pelo respeito que sempre demonstrou por minhas escolhas (tanto teóricas comoprofissionais), mesmo quando essas significaram não dar prioridade apenas a este trabalho.Agradeço pela amizade, pelo bom humor e, principalmente, por ele ter sido um grandeprofessor – no sentido mais belo que esta palavra encerra.Agradeço imensamente àqueles que se dispuseram a conceder as entrevistas quecompõem esta dissertação. Suas histórias e memórias deram sentido à pesquisa aqui tratada.Espero, sinceramente, que este trabalho lhes faça justiça.Agradeço aos professores e funcionários do Programa de Pós-Graduação em Históriada Universidade Federal do Rio Grande do Sul, assim como do Departamento de História,pela contribuição na minha formação profissional e auxílio inestimável.De forma especial, sou grata aos professores Enrique Serra Padrós e Luis DarioRibeiro, pela sua dedicação ao magistério e pela postura de luta que sempre mantiveram emrelação à defesa da universidade pública e à transformação da sociedade.Às professoras que participaram de minha Banca de Qualificação, Carla Rodeghero eMaria Helena Weber, pelas contribuições que deram ao desenvolvimento desta pesquisa.Agradeço também ao professor Jeffrey Lesser, da Universidade de Emory (EUA), pelagenerosidade em compartilhar informações e fontes de pesquisa e pelo estímulo recebido.Agradeço aos funcionários dos arquivos, museus e centros de documentação nos quaisforam realizadas atividades de pesquisa ao longo do presente trabalho.Aos jornalistas Nilson Mariano e Fernando Molica, também pesquisadores do tema,agradeço pela gentileza e pelas preciosas informações que comigo compartilharam.A Taiara e Blankl, agradeço pela transcrição das entrevistas de história oral; à Vanessae Carolina devo o auxílio inestimável na pesquisa das fontes de jornais e revistas. Agradeço aMarcelo, Blankl, Carol e Daniela pela leitura de partes dessa dissertação e pelas sugestõesfeitas. A Carol, devo um agradecimento especial, pelo auxílio inestimável na fase final deescrita e pela sua generosidade em partilhar fontes, livros e idéias.

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
XINKIANG liked this
arlei34 liked this
luis liked this
luis liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->