Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
1Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
(2) DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEMokokokokokok

(2) DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEMokokokokokok

Ratings: (0)|Views: 170|Likes:
Published by Lucinha Maldonado

More info:

Published by: Lucinha Maldonado on Jun 15, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

10/04/2013

pdf

text

original

 
1
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DALEITURA E ESCRITA
Jacqueline de Castro Murad LIMA
1
 
Resumo:
O presente artigo tem a finalidade de apresentar questões referentes ao tema Dificuldade deAprendizagem na Leitura e Escrita, conceituar Dificuldade de Aprendizagem, esclarecer a Dificuldadede Aprendizagem no processo de aquisição da Leitura e da Escrita, explicitar as causas dasDificuldades de Aprendizagem e principalmente esclarecer qual deve ser a postura docente diante dosalunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem e quais as intervenções adequadas a seremadotadas.
Palavras-chave:
 
Dificuldade de Aprendizagem; Causas das D.A.; Papel do docente diante das D.A.
Introdução
 Afinal, porque alguns alunos não aprendem? O que o professor deve fazer paraajudar estes alunos? Estas são questões bastante complexas que intrigam e inquietam grande parte dos docentes. As Dificuldades de Aprendizagem (D.A.), como o próprio nome diz,referem-se às dificuldades apresentadas por alguns alunos de assimilar conhecimentosacarretando deste modo, déficits de aprendizagem.É muito comum encontrarmos docentes inseguros e aflitos ao depararem-se comalunos portadores de D.A., sendo assim, este foi o principal motivo pelo qual optamos por  buscar ampliar conhecimentos na área, objetivando compreender melhor as Dificuldades deAprendizagem na Leitura e na Escrita, visando intervenções adequadas que propiciarão omelhor desenvolvimento dos alunos portadores de D.A.Para conceituar Leitura e Escrita, foram utilizados os estudiosos: FERREIRO (1992)e CAGLIARI (1995). Para conceituar Dificuldade de Aprendizagem; Dificuldade deAprendizagem no processo de aquisição da Leitura e Escrita e Etiologia das Dificuldades de
1
 
Aluna do terceiro ano do Curso Normal Superior do Centro de Ensino Superior de Tupi Paulista – CESTUPI.
 
2
Aprendizagem, foram consultados os autores SMITH (2001); COELHO (1991) e MORAIS(2002).Ainda como embasamento teórico para o Papel do professor diante das D.A. naLeitura e Escrita, contamos mais uma vez com os teóricos acima citados e com CURY (2003).
Definição de Leitura e Escrita
Definir leitura e escrita não consiste em tarefa fácil, pois ao contrário do que possa parecer, estas são áreas complexas e abrangentes. São vários os sentidos que podem ser atribuídos às idéias de leitura e escrita, podendo estes, serem restritos ou amplos. Em termosescolares, tanto a leitura quanto a escrita estão diretamente vinculadas a alfabetização,adquirindo deste modo caráter de aprendizagem formal. No sentido restrito, são encontradas definições simplistas tais como: Leitura – Ato de percorrer os olhos (visão) sobre algo que está escrito, decifrando e interpretando as palavras eo sentido do texto, ou aquisição da decodificação e interpretação dos símbolos alfabéticos edos textos. Escrita – Ato de representar através de sinais gráficos (letras) palavras e idéias, oudomínio da função simbólica convencional. No entanto, pesquisadores de renome tais como Emília Ferreiro, Ana Teberoski, LuizCarlos Cagliari, entre outros, já provaram através de pesquisas e estudos a complexidade queenvolve ambos os processos.
(...) eu digo
escrita
entendendo que não falo somente de produção demarcas gráficas por parte das crianças; também falo de interpretação dessasmarcas gráficas. (...) algo que também supõe conhecimento acerca desteobjeto tão complexo – a língua escrita –, que se apresenta em umamultiplicidade de usos sociais (FERREIRO, 1992, p. 79).
 
3
Para a autora, a escrita é um processo de construção e reconstrução de um saber construído, e neste processo a criança elabora hipóteses sobre a escrita, que vão sendo problematizadas, caminhando assim para a alfabetização formal.A leitura, tanto quanto a escrita, consiste em atividade bastante intricada. “Ler é umaatividade extremamente complexa e envolve problemas não só semânticos, culturais,ideológicos, filosóficos, mas até fonéticos” (CAGLIARI, 1995, p. 149).É de grande importância ressaltar que leitura e escrita são atividades fundamentais para o desenvolvimento e formação de qualquer indivíduo, pois dentro e fora da escola e por toda vida, o domínio ou não de ambas facilitará ou não o crescimento intelectual.
Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e dependedela para se manter e se desenvolver. A leitura é a realização do objetivo daescrita. Quem escreve, escreve para ser lido. O objetivo da escrita, (...) é aleitura (Ibidem).
Sendo assim, é notória a importância tanto da escrita quanto da leitura nodesenvolvimento intelectual do ser humano.
Conceito de Dificuldade de Aprendizagem
Apesar de serem encontradas terminologias diferenciadas dependendo do autor consultado, sendo comum depararmo-nos com termos tais como
 Distúrbios de Aprendizagem
;
 Problemas de Aprendizagem
;
 Deficiência na Aprendizagem
 
e Dificuldade de Aprendizagem
 adotaremos, no presente artigo, o termo Dificuldade de Aprendizagem entendendo abranger os demais.Segundo Smith (2001), Dificuldades de Aprendizagem (D.A.) são “problemasneurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações”.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->