Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho Cuidado de Enfermagem Quimioterapia

Trabalho Cuidado de Enfermagem Quimioterapia

Ratings: (0)|Views: 2,825|Likes:
Published by Inara Maria

More info:

Published by: Inara Maria on Jun 16, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/20/2013

pdf

text

original

 
4
1.
 
INTRODUÇÃO
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum ocrescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-separa outras regiões do corpo. O câncer é uma doença crônica com efeitos não somente físicos,mas também emocionais.A reabilitação do paciente com câncer é um processo contínuo, o tratamento dequimioterapia e radioterapia tem o intuito de melhorar ou pelo menos diminuir as limitações eos sintomas causados pela doença. A assistência de enfermagem ao paciente em tratamentoquimioterápico e radioterápico tem um papel muito importante na reabilitação, pois, buscanão somente orientar sobre os procedimentos, mas também dar suporte psicológico aopaciente e familiares e assim contribuindo para a qualidade de vida destes pacientes.A assistência de enfermagem deve ser prestada de forma holística, sendofundamental o acompanhamento da enfermeira durante todo o processo, buscando conheceras reais necessidades do paciente.
 
5
2. RELATO DE CASO AO PACIENTE SUBMETIDO AO TRATAMENTODE QUIMIOTERAPIA2.1 HISTÓRICO
M.A.S sexo feminino, casada de 65 anos, natural do Amazonas, residente a ruaEspírito Santo numero 10, bairro da Paz. Iniciou o tratamento contra o câncer de mama nafundação centro de controle de oncologia do estado do amazonas
 – 
FCECON. Relatou terpercebido ao auto-exame, nódulo no quadrante superior externo da mama direita, cuja biopsiarevelou carcinoma ductal infiltrante, o qual encontra estadiamento clinico T2NXM1.Apresentou alguns efeitos colaterais ao esquema quimioterápico prescrito
 – 
Fluorouracil,Adriamicina, Ciclofosfamida (FAC)
 – 
tendo completado três ciclo da quimioterapia queixousentir muito enjôo, ânsia de vômito, perda de apetite, revelou ter sono agitado, acorda 3 a 4vezes durante a noite sentindo desconforto intestinal e demora a retomar o sono, diz estartriste e temerosa frente ao diagnostico de câncer e as conseqüências para sua vida, tem medode morrer e deixar seu marido e filho. Ao exame físico paciente encontra orientada, situada notempo e espaço, verbalizando, consciente, face de ansiedade, eupneica, apirética, pele seca epálida, cabelos quebradiços e com queda, pupilas isocóricas e fotoreagentes, acuidadeauditiva normal, nariz e seios paranasais normais, cavidade e mucosa bucal alteradas,presença de pequenas aftas, língua saburrosa, com presença de halitose, pescoço commovimentos regulares, tórax simétrico, expansibilidade torácica normal, ritmo cardíacoregular, durante o exame físico apresentou dois episódios eméticos, hipertensa PA= 130x100mmHg, frequencia cardíaca:72bpm, FR: 20 ipm, temperatura axilar = 36,5º C, MMSS eMMII não apresenta edema e nenhum lesão aparente, perfusão tecidual normal.
Exame dasmamas:
inspeção: mamas volumosas e assimétricas, sendo a mama direita (MD) maior doque a mama esquerda (ME).
Palpação:
mama direita: nódulo aproximadamente 2 cm, noquadrante superior externo (QSE), móvel e endurecido. Axilas linfonodos palpáveis. Mamaesquerda: parênquima normal. Axila esquerda sem linfonodos palpáveis.
 
 
6
3. ACHADO CLÍNICO
 
Ansiedade
 
Astenia
 
Perda deapetite
 
Halitose
 
Insônia
 
Afta
 
Alopécia
 
Línguasaburrosa
 
Náuseas
 
Vômito
 
Pele seca epálida
 
Halitose
 
Medo
 
Hipertensão
ACHADOS CLÍNICOS
: Enjôo, episódio emético e ânsia de vômito
4. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
: Náuseas relacionadas à quimioterapiaevidenciada pelo relato de enjôo, ânsia de vômito e episodio emético. (Nanda 2009-2011)
4.1 PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM
1.
 
Administra medicação antiemédica antes da quimioterapia.2.
 
Avaliar a eficácia do antieméticos e comunicar ao médico.3.
 
Orientar o paciente pratica para diminuir as náuseas como: não ficar em jejum,evitar alimentos gordurosos e condimentados.4.
 
Orientar alimentação fracionada, pelo menos 5 refeições diárias.5.
 
Evitar cheiros fortes ou desagradáveis6.
 
Explicar a causa das náuseas e dos vômitos, esclarecer que são temporários.7.
 
Estimular a higiene oral frequente.8.
 
Explicar ao paciente para não se alimentar no intervalo de 1 hora antes oudepois da quimioterapia;9.
 
Tomar o medicamento prescrito para vômito, pelo menos meia hora, antes doquimioterápico.10.
 
Estimular o repouso.

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Kelly Mayara liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->