Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Geografia 3º teste

Geografia 3º teste

Ratings: (0)|Views: 122 |Likes:
Published by Patricia Rodrigues

More info:

Published by: Patricia Rodrigues on Jun 22, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/23/2013

pdf

text

original

 
1
Geografia (3º teste)
1.
 
As fragilidades dos sistemas agrários.Nos meados do sec. XX, mais de 50% da população trabalhava no sector agrícola, pois a industrianão se desenvolvia. Mesmo que a predominância fosse a agricultura, era um sector tradicional esem modernização.Após essa época, passou-se para uma terciarização, a população activa no sector primário não ésinónimo de modernização da agricultura e consequente libertação de mão-de-obra; resulta doabandono dos campos devido a:
 
Falta de incentivo á mecanização;
 
A intensa corrente migratória;
 
O aparecimento de algumas actividades industriais e comerciais nas cidades quedesencadearam um forte êxodo rural.Apesar do decréscimo de mão de-obra empregue no sector, o total de activos é ainda muitoelevado quando comparado com a média comunitária, o que revela dificuldades em ultrapassarum certo atraso estrutural* desta actividade.
 
Um atraso estrutural é um atraso que já vem do passado e que dificilmente será resolvido a curto prazo.
 As deficiências estruturais
As regiões agrárias.2.
 
As principais características das diferentes regiões agrárias
 
Norte litoral (região de Entre Douro e Minho + Beira Litoral)Sistema intensivo (aproveita-se todo o espaço);Relevo acidentado;Precipitação elevada; Factores FísicosFertilidade dos solos é boa;Propriedade pequena;Policultura/policultura promíscua (quando algumas plantas se aproveitam de outraspara crescer);Criação de gado complementa a agricultura;Aproveitamento máximo das condições campo- prado.
 
Norte Interior (Trás-os-Montes + Beira Interior)Sistema extensivo; (existe pousio)Campos abertos;A parcela de pousio (destina-se á criação de gado);Vertentes soalheiras (produz vinha, em monocultura);Clima é mais quente e mais seco;O solo é menos fértil que nas regiões anteriores.
 
2
 
Ribatejo e OesteO sistema é extensivo mas tem-se alterado para intensivo;Os solos são muito ricos e férteis;A região com a agricultura mais moderna e competitiva;O relevo é plano e ajuda a que a propriedade seja grande;A agricultura a pensar no mercado;Forte na produção de:
 
Milho;
 
Arroz;
 
Hortícolas
 
AlentejoGrandes propriedades- Latifúndio;Relevo é plano;Clima é seco;Solos são pobres;Regime extensivo (o pousio faz sentido para preservar a pouca qualidade dos solos)A barragem do Alqueva tem alterado a agricultura alentejana, alterando-a para umsistema mais intensivo;As espécies mais cultivadas são de sequeiro, sendo que na actualidade existe grandeprodução de olival (regadio);Criação de animais
 –
porco preto;Grande exploração de sobreiros para a extracção de cortiça.
 
AlgarveContraste entre serra e litoral;Extensivo IntensivoO clima com temperaturas altas, ajuda á produção mais rápida, daí o aparecimento dosprimores;Destacam-se na produção de frutos secos e citrinos;
 
MadeiraClima ameno ao longo do ano;Verão é quente e seco e o inverno é suave;Contraste entre a vertente Norte e a vertente Sul;Campos de pequenas dimensões (microfundio)Campos são fechados e formas irregulares;Destaca-se na produção de espécies tropicais (banana, maracujá) e mediterrâneas(vinho, citrinos);
 
3
 
AçoresClima húmido (as chuvas acontecem durante todo o ano);Precipitação é elevada;Temperaturas são amenas (baixas ATA (amplitude térmica anual));Campos são pequenos e fechados;A agricultura é importante mas mais ainda, é a Pecuária;3.
 
Principais factores condicionantes da agriculturaA agricultura portuguesa é influenciada por factores naturais/físicos e por factores humanos.
 
Espaço ruralEspaço agrárioEspaço Agricola
Tras-os-Montes
Quinta
SANU+ SAU
Colheitas
SAU
Principais factores físicos
ClimaRecursoshidricosFertilidadedo soloRelevo
Fortes na criaçãoextensiva de gadobovino e na produçãode leite. (o gado circulaem total liberdadeDestaca-se naprodução de Ananás,vinho, batata-doce.

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
mariasous liked this
mariasous liked this
Gonçalo Viegas liked this
adna7 liked this
msilva_567785 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->