Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Revista Psiquiatria Clinica 33 3

Revista Psiquiatria Clinica 33 3

Ratings: (0)|Views: 136 |Likes:
Published by Stephani

More info:

Published by: Stephani on Jun 24, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/02/2013

pdf

text

original

 
Fundadores
 A. C. Pacheco e Silva, Fernando de O. Bastos, J. Carvalhal Ribas, J. R. de Albuquerque Fortes
Editores de Área
Editores
 Wagner Farid Gattaz Valentim Gentil
Editor Assistente
Orestes Vicente Forlenza
 Artigos Originais
Geraldo Busatto
Revisões da Literatura
Francisco Lotufo Neto
Relatos de Casos
Frederico Navas Demétrio
 Atualização Rápida
Renério Fráguas Júnior
Novos Caminhos em Pesquisa
Márcio Antonini Bernik 
Estatística
Hélio Elkis
Comissão Editorial
 Jair de Jesus Mari(UNIFESP - EPM/SP - BR) Jerson Laks(FCM-UERJ - UFRJ - RJ - BR) João Quevedo(Univ. Extremo Sul Catarinenese - SC - BR)Laura H. S. Guerra de Andrade(FMUSP - SP - BR)Ligia Ito(FMUSP - SP - BR)Luis Augusto Rohde(Hosp. de Clínicas de Porto Alegre - RS - BR)Marco Aurélio Romano Silva(UFMG - MG - BR)Mauricio Silva de Lima(Univ. Federal de Pelotas - RS - BR)Miguel Roberto Jorge(UNIFESP - EPM/SP - BR) Almir Ribeiro Tavares Jr.(UFMG - MG - BR)Clarice Gorenstein(FMUSP - SP - BR)Eduardo Iacoponi(Lambeth Early Onset Services Londres - Inglaterra)Ester Nakamura Palacios(UFES - ES - BR)Fábio Gomes de Matos e Souza(UFCE - CE - BR)Flávio Kapczinski(Hosp. de Clínicas de Porto Alegre - RS - BR)Gunter Eckert(Univ. de Frankfurt - Frankfurt - Alemanha)Helena Maria Calil(UNIFESP-EPM/SP - BR)Irismar Reis de Oliveira(Universidade Federal da Bahia - BA - BR) Jair Constante Soares(Universidade do Texas - Texas - EUA)Mônica Yassuda(UNICAMP - SP - BR)Osvaldo Pereira de Almeida(Universidade Western - Perth - Austrália)Paulo Belmonte Abreu(UFRS - RS - BR)Paulo Canineu(PUC - SP - BR)Paulo Rossi Menezes(FMUSP - SP - BR)Paulo Mattos(UFRJ - RJ - BR)Renato Teodoro Ramos(FMUSP - SP - BR)Ricardo Nitrini(FMUSP - SP - BR)Ronaldo Ramos Laranjeira(UNIFESP - EPM/SP - BR)Stephan Heckers(Harvard - Boston - USA)
ISSN 0101-6083
VOLUME 33 • NÚMERO 3 • 2006
Cartas e Pontos de Vista
Carmita Helena Najjar Abdo
Comentário de Livros
Zacaria Borge Ali Ramadam
Psiquiatria, História e Artes
Paulo Clemente Sallet
Fontes de Indexação:
EMBASE - Excerpta Medica databaseLILACS - Literatura Latino-americana e do Caribe de Informação em Ciências da SaúdePERIODICA - Índice de Revistas Latino-americanas em CiênciasSciELO - Scientific Eletronic Library OnlineSIIC - Sociedad Iberamericana de Información CientíficaScopus - (www.scopus.com)
Psiquiatria 33 3.indd 11327/6/2006 17:58:13
 
Instruções para os autores
Rev. Psiq. Clín. 33 (3); 114, 2006 
Instruções para os autores
114
 A missão da Revista de Psiquiatria Clinica é fornecer aos profissionaisde saúde mental um programa de atualização e educação continuada nas áreas de interesse clínico. Serão também publicados trabalhos depesquisa básica onde os resultados tenham potencial implicação para a prática clínica.Os manuscritos devem ser enviados para o endereço gattaz@usp.br como anexos formatados em Word para Windows, acompanhados de uma carta do autor responsável ao editor, solicitando publicação na Revista de Psiquiatria Clínica. Por questões de custos, manuscritos impressosenviados pelo correio não serão devolvidos aos autores. Ao ser recebido,o artigo será registrado e o recebimento será imediatamente confirmadopor e-mail ao autor principal.
 Aspectos gerais
 Todos os artigos publicados são revisados no mínimo por dois pare-ceristas anônimos. A decisão sobre a aceitação do artigo para publicaçãoocorrerá geralmente dentro do prazo de até três meses a partir da data de seu recebimento. A submissão de um manuscrito implica: a) que o trabalho descritonão tenha sido publicado anteriormente em língua portuguesa (excetona forma de um resumo ou como parte de uma palestra publicada); b)que não esteja sendo analisado para ser publicado em outro periódico delíngua portuguesa; c) que sua publicação tenha sido aprovada por todos osco-autores, se houver algum, assim como pelas autoridades responsáveisna instituição onde o trabalho foi realizado; d) se e quando o manuscritofor aceito para publicação, os autores concordam com a transferência automática dos direitos autorais à Revista de Psiquiatria Clínica.O direito autoral corresponde aos direitos exclusivos e ilimitados dereproduzir e distribuir em qualquer forma de publicação (impressa, mídia eletrônica ou outra forma qualquer).
Formato
Os artigos devem ser digitados em espaço duplo, fonte Arial e tipo 12. Todas as páginas, inclusive a do título, devem ser numeradas.I. A primeira página deve conter: a) título do artigo; b) nome com-pleto dos autores sem abreviação e respectivas titulações aca-dêmicas; c) o nome e o endereço da instituição onde o trabalhofoi elaborado; e d) o endereço do autor para correspondência,incluindo e-mail.II. Cada trabalho deve incluir um resumo de não mais de 200 pa-lavras em português e um abstract em inglês. O abstract deveser seguido de título do trabalho e de keywords em inglês. Osconteúdos do resumo e do abstract devem ser idênticos.III. Palavras-chave. Seguindo o resumo, não mais de cinco palavrasdevem ser usadas. Elas devem representar o conteúdo e caracteri-zar a terminologia usada naquele campo de estudo em particular. Termos e frases do Index Medicus são recomendáveis.IV. Referências. A RPC adota as normas da ABNT. Todas as refe-rências citadas no texto, mas somente essas, devem ser listadasno final do trabalho em ordem alfabética, pelo sobrenome doprimeiro autor. Uma ordem cronológica deve ser usada para maisde um trabalho do mesmo autor ou grupo de autores. Títulos deperiódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus.É de total responsabilidade dos autores verificar se as referên-cias citadas no texto constam da lista de referências, com datasexatas e nomes de autores corretamente grafados. Para a lista de referências, os seguintes exemplos devem ser seguidos.Capítulo em livro:
G
 ATTAZ
, W.F.; K 
OHLMEYER 
, K.; G
 ASSER 
, T 
. - Computed TomographicScans in Schizophrenia, In: Häfner, H. & Gattaz, W.F. (eds.)
Search for the Causes of Schizophrenia
, vol. II. Springer Verlag,Berlin, Heidelberg, New York, pp. 242-256, 1990. Artigo em periódicos:
G
 ATTAZ
, W.F.; L 
EVY 
, R.; C
 AIRNS
, N.J.; M
 ARAS
, A 
. - Distúrbios doMetabolismo de Fosfolipídeos na Doença de Alzheimer.
 J Bras Psiquiatria
45: 345-349, 1996.No texto, as citações devem ser feitas pelo nome dos autores,seguidos do ano de publicação. Exemplos:a) Trabalhos com 1 autor: Cardoso (1994);b) Trabalhos com 2 autores: Cardoso e Malan (1994);c) Trabalhos com 3 ou mais autores: Cardoso
et al.
(1994).Se houver mais de uma referência pelo mesmo autor ou grupode autores no mesmo ano, então as letras “a, b, c” etc. devem ser acrescentadas ao ano no texto e na lista de referências. V. Tabelas. Devem ser submetidas em folhas separadas comas respectivas legendas. As tabelas devem ser numeradasconsecutivamente, na ordem em que foram citadas no texto eencabeçadas por um título e legenda apropriados. VI. Figuras. O número e o tamanho das ilustrações devem ser osmenores possíveis para esclarecimento do texto. Ilustrações co-loridas serão aceitas; todavia, os autores deverão cobrir os gastosadicionais. Todas as figuras, tais como fotografias, gráficos oudiagramas, devem ser numeradas consecutivamente, na ordem emque forem citadas no texto e submetidas em folhas separadas. As legendas das figuras devem vir em folhas separadas e devempermitir uma compreensão clara da figura, sem a necessidade dereferência ao texto. Cada figura deve ter um título curto, seguidode uma descrição concisa. Todas as abreviaturas e símbolosque aparecem nas figuras devem estar explicados nas legendas.Comentários como “para explicação (ou detalhes) vide texto”devem ser evitados. VII. Fotografias de pacientes. A Revista não encoraja a publicação defotografias de pacientes. Quando isto for imprescindível para oentendimento do texto, a fotografia deverá ter uma tarja que nãopermita a identificação do paciente e, mesmo assim, deverá vir acompanhada de uma autorização por escrito do paciente e/oude seus responsáveis legais. VIII. Separatas podem ser encomendadas quando o artigo for aceitopara publicação.
 Tipos de artigos
 Artigos originais
Os artigos originais devem apresentar os seguintes tópicos: resumo,palavras-chave, abstract (com título em inglês) e keywords, introdução,métodos, resultados e discussão. Devem conter até 5.000 palavras e nãoultrapassar a soma de seis tabelas e figuras. Recomendam-se até 40 refe-rências bibliográficas.
Revisões da literatura 
 As revisões devem apresentar: introdução, discussão, conclusão eoutras subdivisões, a critério dos autores. Devem conter até 6.000 palavrase não ultrapassar a soma de seis tabelas e figuras. Devem apresentar umresumo com as principais conclusões da literatura sobre o tema. Recomen-dam-se até 80 referências bibliográficas.
Casos clínicos
O objetivo da seção “Casos clínicos” é abordar novas questões clí-nicas ou teóricas relevantes para o diagnóstico ou o manejo clínico depatologias psiquiátricas. Os artigos submetidos à publicação nessa seçãodeverão obedecer às normas gerais para todos os artigos da Revista dePsiquiatria Clínica.Dessa forma, o relato deve conter as seguintes seções: título, resumo(em português e inglês), introdução, descrição do caso clínico, discussãoe referências. A introdução deverá especificar o problema apresentando uma breverevisão da literatura sobre os aspectos clínicos e terapêuticos ou o diag-nóstico diferencial em relação ao caso apresentado.O relato do caso deverá ser sucinto, evitando-se dados redundantes ounão-relevantes para o esclarecimento do problema. Por exemplo, examesde laboratório de rotina sem alterações deverão ser resumidos em poucaspalavras (“sem alterações laboratoriais e radiológicas relevantes”). A discussão deverá contrapor dados do caso apresentado (semelhan-ças e diferenças) com casos semelhantes da literatura.Recomendam-se até 15 referências bibliográficas.
Resolução no 1.595
do Conselho Federal de Medicina de 18/5/2000: é obrigatório que osautores de “artigos divulgando ou promovendo produtos farmacêu-ticos ou equipamentos para uso em Medicina declarem os agentesfinanceiros que patrocinaram suas pesquisas”.
Psiquiatria 33 3.indd 11427/6/2006 17:58:13
 
 
Index
Index
Rev. Psiq. Clín. 33 (3); 115, 2006 
115
Special Edition – Women’s Health – Part II - Guest Editors: Joel Rennó Jr. and César Eduardo FernandesReview Article
Premenstrual dysphoric disorder review – concept, history, epidemiology and etiology ...........................................................................................117
Gislene C. Valadares, Luciana Valadares Ferreira, Humberto Correa Filho, Marco Aurélio Romano-Silva
 The onco-psychiatry in breast cancer – considerations about the female matter ........................................................................................................124
 Fábio Scaramboni Cantinelli, Renata Sciorilli Camacho, Oren Smaletz, Bárbara Karina Gonsales, Érika Braguittoni, Joel Rennó Jr.
 The impact of eating disorders as a comorbidity on psychoactive drug-dependent women seeking care ................................................................134
Silvia Brasiliano, Patricia B. Hochgraf 
Hyperandrogenic chronic anovulation and psychologic disturbances ..........................................................................................................................145
 José Arnaldo de Souza Ferreira, César Eduardo Fernandes, Lucia Helena de Azevedo, Sérgio Peixoto
 Androgen insufficiency syndrome - diagnostic and therapeutic criteria .......................................................................................................................152
César Eduardo Fernandes, Joel Rennó Jr., Eliana Aguiar Petri Nahas, Nilson Roberto de Melo, José Arnaldo de Souza Ferreira, Rogério Bonassi Machado, Sérgio Peixoto
Diagnostic and therapeutic aspects of female sexual dysfunctions ................................................................................................................................162
Carmita Helena Najjar Abdo, Heloisa Junqueira Fleury 
Sexual side effects of psychotropic drugs .........................................................................................................................................................................168
Táki Athanássios Cordás, Marcionilo Laranjeiras
Schedule of Events
.................................................................................................................................................................................................174
Psiquiatria 33 3.indd 11527/6/2006 17:58:13

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->